da Sociedade Amazonense.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Avaliação do Plano Plurianual
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
FACULDADE METROPOLITANA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Sistemas de Gestão Integrada
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Parceria entre Hospitais Filantrópicos: Desafios e Possibilidades
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Planejamento do gerenciamento de riscos
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP
Visão Geral das Normas ISO
2006 PREMIO QUALIDADE AMAZONAS MODELO PARA RELATÓRIO
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
2006 PREMIO QUALIDADE AMAZONAS MODELO PARA RELATÓRIO
PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS CICLO Regulamentos: O Comitê técnico que trabalha na elaboração/alinhamento do regulamento do Prêmio é composto: Coordenadora.
Modelo de Excelência da Gestão
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Empresa certificada ISO 9001:2000
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Instrutor: Objetivos:.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
II Orientação Técnica PCAGP.
Fórum de Secretários Executivos
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
PRÊMIO SEBRAE MULHER EMPREENDEDORA.
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
da Sociedade Amazonense.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Relatório da Ação Governamental RAG
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Gestão da Qualidade Rumo à Excelência
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
PROGRAMA DE EXELENCIA DE 250 PONTOS
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
PREMIO NACIONAL DA QUALIDADE (PNQ)
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Excelência na Gestão Pública
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
P ROGRAMA 250 PONTOS Andréia Oliveira Almeida Carvalho RA: A0443F-0 Erica de Lima PortelaRA: A Louise Tavares Matrícula RA: A Raquel Picorone.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Parceiros Locais: Parceiros Nacionais: Banca de Juízes MPE Brasil – Ciclo 2011.
Administrador Público – CRA/DF
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
CMMI Capability Maturity Model Integration
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

da Sociedade Amazonense. INSTITUIÇÕES REALIZADORAS Fortalecendo a Gestão Organizacional para a Melhoria da Qualidade de Vida da Sociedade Amazonense.

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS Como uma das ações do Programa, o Prêmio Qualidade Amazonas foi instituído em 1994, com a finalidade de reconhecer e dar visibilidade aos esforços das organizações do Estado do Amazonas na busca pela Cultura da Excelência. Até o ano de 1999 o Prêmio só possuía a Modalidade Processo. A partir de 2000 foi inserida no Prêmio a Modalidade Gestão, utilizando critérios próprios baseados no PNQ e PQGF.

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO: PROCESSO: GESTÃO: Compromisso com a Excelência Rumo com a Excelência Instrumento de Avaliação da Gestão Pública FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO: Modalidade Processo Modalidade Gestão FORMAS RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO:

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2007 MODALIDADE PROCESSO (vide regulamento – pág. 19) Utiliza como padrão de referência o método PDCA e as Ferramentas da Qualidade. A C P D

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS MODALIDADE PROCESSO: CATEGORIAS: Média e Grande Indústria – setor industrial, que possuam entre 51 e 500 colaboradores na força de trabalho no ato da inscrição. Micro e Pequena Indústria – setor industrial, que possuam 50 ou menos colaboradores na força de trabalho no ato da inscrição. Serviços/Comércio – prestadoras de serviço ou de comércio atacadista ou varejista.

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS MODALIDADE PROCESSO: CATEGORIAS: Governamental – setor público do poder Executivo, Legislativo ou Judiciário – Federal estadual ou Municipal. Com Fins Não Lucrativos – formais, privadas, porém com fins públicos, não lucrativos, auto-governadas e com parte de seus membros como voluntários Educação – privadas ou públicas do setor de ensino, fundamental, médio ou superior. Saúde – privadas ou públicas do setor de saúde.

DIRETRIZES E ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROCESSO: PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS MODALIDADE PROCESSO DIRETRIZES E ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROCESSO: Forma do Relatório: No Relatório do Processo deixa de ser obrigatório o uso do Modelo Padrão do Prêmio, ficando a candidata livre quanto a forma de apresentação.

IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Na IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO deve conter: Razão Social Nome de Fantasia Nome do Dirigente Maior Nome do Grupo de Trabalho Nome dos Componentes do Grupo, completo, por extenso, seguido do seu cargo e setor; Nome do coordenador do Grupo, completo e por extenso, seguido do seu cargo e setor e Tema do Trabalho

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS DENINIÇÃO DO NEGÓCIO Relação dos principais produtos e / ou serviços da organização, apresentando: os principais clientes e usuários; os principais fornecedores; e os principais concorrentes PORTE Caracterização das instalações (área construída em m²) e das pessoas que compõem a sua força de trabalho (nº de pessoas, escolaridade, sexo e forma de vínculo)

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS HISTORICO DA QUALIDADE Descrição da evolução da Qualidade na organização, enfocando metodologias e sistemas implantados ou em implantação, destacando ainda a quantidade existentes de grupos de trabalho (CCQ/Time da Qualidade) e dos projetos já implementados por esses grupos. ORGANOGRAMA Apresentação organizacional, destacando, na mesma os responsáveis pela área da Qualidade e Gestão dos Grupos de Trabalho.

IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO PERÍODO DE REALIZAÇÃO

ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS E ITENS DE AVALIAÇÃO: PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS MODALIDADE PROCESSO: ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS E ITENS DE AVALIAÇÃO: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Critério 1 – Caracterização da Situação Anterior; Critério 2 – Observação; Critério 3 – Análise; Critério 4 – Plano de Ação; Critério 5 – Verificação dos Resultados Obtidos; Critério 6 – Padronização; Critério 7 – Resultados Alcançados; e Critério 8 – Conclusão.

1. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR ESCLAREÇA QUE SITUAÇÃO ESTAVA OCORRENDO ANTES DO INÍCIO DA ATUAÇÃO E REALIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE CONSIDERANDO: Definição do Problema: Descreva o problema ou melhoria a ser resolvido/implementada,demonstrando o antes da resolução / implementação do problema ou melhoria Grau de Importância do Problema ou da Oportunidade de Melhoria: indique o porquê da eliminação do problema ou da proposição de melhoria. Quantificações Comparativas das Perdas e Ganhos: apresente as quantificação comparativa de perdas e ganhos observadas na resolução do problema ou na proposição de melhoria. Definição de Metas: Indique qual a meta deverá ser alcançada, caso o grupo tenha estabelecido metas específicas indique aqui. No caso de uma OM indique a nova meta a ser atingida e descreva a oportunidade de melhoria.

2. OBSERVAÇÃO ESCLAREÇA COMO FOI LOCALIZADO OU FOCADO O PROBLEMA OU A OPORTUNIDADE DE MELHORIA CONSIDERANDO: Identificação de onde ocorria problema/melhoria: Se foi feito o levantamento de dados (histórico) da situação ao longo do tempo; Se a equipe fez observações no local onde estava ocorrendo o problema ou onde se localizou a oportunidade de melhoria; Como se obteve a certeza da localização do problema ou da oportunidade de melhoria; Que atitudes imediatas foram tomadas como ações de bloqueio ao problema ou iniciar o processo de melhoria. Utilização das Ferramentas da Qualidade: Se foram utilizadas ferramentas da qualidade e, caso afirmativo, cite-as e anexe os registros ao relatório.

3. ANÁLISE DO PROCESSO ESCLAREÇA COMO FOI REALIZADO A ANÁLISE DO PROCESSO OU DA OPORTUNIDADE DE MELHORIA CONSIDERANDO: Identificação da causa fundamental/potencial do problema/melhoria: como o grupo de trabalho analisou o processo onde o problema estava ocorrendo e se obteve a certeza dos possíveis fatores que estavam causando o problema, ou seja, como se chegou a(s) causa(s) raiz do problema. No caso de melhoria como o grupo de trabalho chegou à conclusão do tipo de ação de melhoria a ser implementada. Comprovação da causa fundamental/potencial do problema/melhoria: como se obteve a certeza que a melhoria não afetaria negativamente outras características do processo, produto ou serviço. Agilidade na tomada de ações de bloqueio/início do processo: descreva como e quando o grupo de trabalho chegou a conclusão do tipo de ação a ser tomada. Se foram utilizadas ferramentas da qualidade e, caso afirmativo, cite-as e anexe os registros ao Relatório.

4. PLANO DE AÇÃO DESCREVA AS CARACTERÍSTICAS DO PLANO DE AÇÃO, CONSIDERANDO: Elaboração: como foi o processo para a elaboração do plano de ação para eliminar o problema ou implementar a melhoria, citando: Quem participou da elaboração Se ele foi completo, estabelecendo ações, prazos e responsabilidades Se foram consideradas ações voltadas para o treinamento e informação das pessoas envolvidas Se foram consideradas ações para evitar o retrocesso à situação anterior Execução das ações planejadas: Se o plano de ações sofreu alterações ao longo da execução e porquê Se ele foi cumprido integralmente ou parcialmente e porque Se foram gerados e mantidos registros e evidências documentadas das ações realizadas (se possível adicione no relatório evidências objetivas)

5. VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS DESCREVA OS RESULTADOS ALCANÇADOS: Comparação do antes e depois: compare os resultados antes e depois do início do projeto, indicando o que mudou. Mensuração e analise dos resultados: como foram medidas as melhorias obtidas. Análise dos efeitos secundários: se houve alguma melhoria ou resultado negativo não esperado (não previsto pela equipe durante o planejamento) na sua área ou em outras indique-a como “efeito secundário”, em caso de resultado negativo o que foi feito para eliminá-lo. Alcance das metas: demonstre se as metas foram alcançadas parcialmente, totalmente ou superadas.

6. AÇÃO E/OU PADRONIZAÇÃO DESCREVA AS AÇÕES CORRETIVAS OU DE MELHORIA E O PROCESSOS DE PADRONIZAÇÃO ADOTADOS: Formalização e documentação: Se a equipe iniciou alguma ação complementar para tratar eventuais problemas remanescentes ou outra oportunidade de melhoria identificada; o que foi feito para que a nova situação fosse mantida e a situação anterior não voltasse a ocorrer; Como a nova situação foi formalizada e documentada; se foram revisados ou elaborados novos padrões de trabalho (procedimentos, folhas de instrução de trabalho, normas, regulamentos, especificações etc.) Treinamento e informação: como os colaboradores e demais pessoas impactadas foram informadas e treinadas; Compartilhamento de novas práticas: como as melhorias obtidas foram compartilhadas com as demais áreas e colaboradores não pertencentes à equipe de trabalho, outras áreas da organização etc; Situação atual: como está atualmente a nova situação e como está sendo feita a sua monitoração.

7. RESULTADOS DESCREVA AQUI OS RESULTADOS ECONOMICO-FINANCEIROS E OS RELATIVOS ÀS PESSOAS: Resultado Econômico-Financeiros: indique quais os resultados econômico-financeiros alcançados; qual foi a abrangência dos resultados obtidos (só na área, em toda a organização, na comunidade etc.); quais foram os impactos dos resultados obtidos (informe valores financeiros, índices de qualidade, atendimento, fortalecimento da imagem da organização e de seus produtos, melhoria no ambiente de trabalho e na segurança, cuidado com o meio-ambiente, prática dos valores organizacionais etc.). Resultados relativos às pessoas: informe o ganho do grupo de trabalho e se houve disseminação e aprendizado na área e nos demais setores da organização:

8. CONCLUSÃO DESCREVA OUTRAS INFORMAÇÕES REFERENTES AO PROJETO: Análise final do trabalho: como a equipe realizou a análise e a reflexão final do trabalho executado; o que a equipe destaca como pontos fortes do trabalho realizado; o que a equipe destaca como pontos de melhoria para os próximos trabalhos a serem executados. Tratamento de problemas remanescentes: Destacar quando houver a existência de problemas remanescentes da aplicação do projeto e como foram tratados (quando existentes). Aprendizado e desenvolvimento de competências: o que a equipe aprendeu com a realização do projeto quais foram as principais competências adquiridas e desenvolvidas; como o projeto foi visto pela organização; e se a equipe iniciou algum outro projeto utilizando os conhecimentos adquiridos.

AGRADECIMENTOS Escreva um texto com os reconhecimentos e agradecimentos às pessoas, instituições, outras organizações etc., que de alguma forma, contribuíram para a realização do trabalho e a participação da equipe no PREMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007. (Não obrigatório)

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA MODALIDADE PROCESSO: CRITÉRIOS PONTUAÇÃO 1. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR 14 2. OBSERVAÇÃO 13 3. ANÁLISE 4. PLANO DE AÇÃO 5. VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS 6. PADRONIZAÇÃO 10 7. RESULTADOS ALCANÇADOS 12 8. CONCLUSÃO 7 PONTUAÇÃO DO CONTEÚDO 95 PONTUAÇÃO DIRETRIZES E ORDEM DE APRESENTAÇÃO 5 PONTUAÇÃO TOTAL 100

FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE PROCESSO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE PROCESSO FAIXA PONTUAÇÃO CLASSIFICAÇÃO RECONHECIMENTO 4 91 - 100 OURO Medalha de Ouro para as organizações - certificado e Medalha de Ouro para Grupo de Trabalho 3 81 - 90 PRATA Medalha de Prata para as organizações - certificado e Medalha de Prata para Grupo de Trabalho 2 71 – 80 PARTICIPANTE Placa de Menção Honrosa 1 0 – 70

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: Participa a organização candidata como um todo, apresentando seu modelo de Gestão, através do uso de Critérios de Referência Nacional para organizações Privadas e Públicas. Organizações Privadas e Com Fins não Lucrativos – participam do Prêmio utilizando os Modelos “Compromisso com a Excelência” (no estágio inicial) e “Rumo a Excelência” (no estágio intermediário). Instituições Governamentais – participam do Prêmio utilizando o Instrumento de Avaliação da Gestão Pública.

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2007 MODALIDADE GESTÃO GESPÚBLICA (vide regulamento – pág. 85) Utiliza o Modelo de Excelência desenvolvido pela Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA.

“INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA” PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: “INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA” CATEGORIAS: Administração Direta – organizações do setor público do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário Federal Estadual e Municipal; Administração Indireta – organizações do setor público, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e de Economia Mista; Educação – organizações do setor público de ensino fundamental, médio ou superior; Saúde – organizações do setor público da área de saúde - Hospitais, Serviços de Pronto Atendimento, Pronto Socorro e Postos de Saúde.

Modelo de Excelência em Gestão Pública PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 7 Resultados 4. Informação e conhecimento 1 Liderança 2 Estratégias e Planos 3 Cidadãos e Sociedade 6 Processos 5 Pessoas Modelo de Excelência em Gestão Pública

“INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA” PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: “INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA” CRITÉRIOS PONTUAÇÃO LIDERANÇA 45 1.1. Sistema de Liderança 15 1.2. Cultura da Excelência 1.3. Análise Crítica do Desempenho Global 2. ESTRATÉGIAS E PLANOS 2.1. Formulação das Estratégias 2.2. Desdobramento e Operacionalização das Estratégias 2.3. Formulação do Sistema de Medição de Desempenho 3. CIDADÃOS E SOCIEDADE 3.1. Imagem e Conhecimento Mútuo 3.2. Relacionamento com os Cidadãos Usuários 3.3. Interação com a Sociedade

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 CRITÉRIOS PONTUAÇÃO 4. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 45 4.1. Gestão das Informações da Organização 15 4.2. Gestão das Informações Comparativas 4.3. Gestão do Conhecimento 5. PESSOAS 5.1. Sistema de Trabalho 5.2. Educação e Capacitação 5.3. Qualidade de Vida 6. PROCESSOS 6.1. Gestão doa Processos Finalísticos 6.2. Gestão de Processos de Apoio 10 6.3. Gestão de Processos de Suprimento 6.4. Gestão Orçamentária e Financeira

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 CRITÉRIOS PONTUAÇÃO 7. RESULTADOS 230 8.1. Resultados Relativos aos Cidadãos e Usuários 50 8.2. Resultados Relativos à Interação com a Sociedade 25 8.3. Resultados Orçamentários e Financeiros 30 8.4. Resultados Relativos às Pessoas 8.5. Resultados Relativos a Suprimentos 20 8.6. Resultados Relativos a Serviços e Produtos 45 8.6. Resultados dos Processos de Apoio e Organizacionais TOTAL 500

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 O Perfil é uma descrição geral do sistema organizacional que será avaliada. Seu objetivo principal é proporcionar a todos os avaliadores uma visão sistêmica da organização. IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Órgão Superior Nome da Organização Esfera ou Nível de Governo Natureza Jurídica Endereço Completo

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 CARACTERIZAÇÃO Usuários Atendidos Quantidade Prevista Quantidade Atendida Localidades Atendidas Missão e Visão Principais Processos (Macroprocessos) e seus respectivos serviços ou produtos Processos Finalísticos Serviços ou Produtos Finalísticos

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 CARACTERIZAÇÃO Processos de Apoio Serviços ou Produtos de Apoio SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Serviço Quantidade Custo Anual PROGRAMAS DE GOVERNO – PPA Programas do PPA que a organização participa Identificar os Programas do PPA de 2000 a 2003 (Avança Brasil) Identificar os Programas do PPA de 2004 a 2007 (Plano Brasil de Todos)

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 USUÁRIOS E INTERAÇÃO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES Principais segmentos de usuários Principais organizações que possuam interação rotineira FORÇA DE TRABALHO Composição - Quantidade Composição Alta Administração Servidores de Carreira Servidores do Plano de Cargos e Carreiras Requisitados pelos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário Federal de por Estados e Municípios Contratados pela CLT Aposentados Sem vínculos – (bolsista, autônomos e estagiários) Total da força de trabalho

PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 QUALIFICAÇÃO Quantidade qualificados Portadores necessidades especiais Capacitação da força de trabalho GESTÃO ORÇAMENTÁRIA ORGANOGRAMA

1. LIDERANÇA PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 O critério Liderança aborda como está estruturado o sistema de liderança da organização, como atua para definir e disseminar entre os colaboradores os valores, as políticas e as estratégias e como analisa criticamente o desempenho global da organização.

2. ESTRATÉGIAS E PLANOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 O critério Estratégias e Planos aborda como a organização formula, desdobra em planos de ação e operacionaliza as estratégias, como são utilizadas as informações e como é definido e implementado o sistema de medição do desempenho global da organização.

3. CIDADÃOS E SOCIEDADE PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 O critério Cidadão e Sociedade examina como a organização identifica os usuários de seus serviços/produtos e conhece suas necessidades, examina também como a organização trabalha sua imagem e como trata de suas responsabilidades perante a sociedade e comunidade.

4. INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 4. INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO O critério Informação e Conhecimento aborda como a organização gerencia as informações pertinentes e os indicadores de desempenho. Aborda também como são avaliadas e aperfeiçoadas a gestão da informação.

5. PESSOAS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 O critério Pessoas aborda como a organização trata e estimula as pessoas da força de trabalho e o ambiente organizacional.

6. PROCESSOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 O critério Processos aborda os principais aspectos do funcionamento da organização, tais como a estruturação dos processos, definição de serviços com foco nas necessidades dos usuários e implementação e operacionalização de seus processos finalísticos, de apoio, orçamentários – financeiros e os relativos a fornecedores visando o melhor desempenho da organização.

7. RESULTADOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 O critério Resultados aborda a evolução do desempenho da organização referentes a: satisfação do usuário; melhoria de produtos/serviços e dos processos organizacionais; a satisfação, bem-estar, educação e capacitação das pessoas da força de trabalho; a gestão dos fornecedores; cumprimento das metas e aplicação dos recursos financeiros.

FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE GESTÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE GESTÃO FAIXA PONTUAÇÃO CLASSIFICAÇÃO RECONHECIMENTO 5 451 – 500 OURO Troféu Ouro 4 351 – 450 PRATA Troféu Prata 3 215 – 350 BRONZE Troféu Bronze 2 151 – 250 DESTAQUE Troféu Destaque 1 0 – 150 PARTICIPANTE Placa de Menção Honrosa

FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS MODALIDADES PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS MODALIDADES PROCESSO E GESTÃO ORGANIZAÇÕES CLASSIFICADAS: que estiverem enquadradas na faixa 2 (dois) de pontuação em ambas as modalidades. ORGANIZAÇÕES FINALISTAS: serão consideradas finalistas e participarão da VIII Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade, as organizações (pós-visita) que permanecerem na faixa 2 (dois) de pontuação em ambas as modalidades. MODALIDADE PROCESSO: MODALIDADE GESTÃO: Faixa 2 ( 71 a 80 pontos) faixa 2 (151 a 250 pontos)

FORMAS DE RECONHECIMENTO PARA AS MODALIDADES PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 FORMAS DE RECONHECIMENTO PARA AS MODALIDADES PROCESSO E GESTÃO Serão reconhecidas com Placas de Menção Honrosa as organizações participantes do Prêmio Qualidade Amazonas que não estiverem enquadradas na faixa de premiação.

PROCESSO E ETAPAS DE AVALIAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 PROCESSO E ETAPAS DE AVALIAÇÃO O Processo de Avaliação do Prêmio Qualidade Amazonas é desenvolvido em (10) dez etapas: 1ª ETAPA - ANÁLISE INDIVIDUAL PELOS EXAMINADORES; 2ª ETAPA - ANÁLISE DE CONSENSO PELA EQUIPE DE EXAMINADORES; 3ª ETAPA - CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES; 4ª ETAPA - VISITA ÀS ORGANIZAÇÕES CLASSIFICADAS; 5ª ETAPA - ANÁLISE DE CONSENSO PÓS-VISITA; 6ª ETAPA - AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PELOS JUÍZES DAS ORGANIZAÇÕES FINALISTAS; 7ª ETAPA - AVALIAÇÃO DE CONSENSO PELA COMISSÃO JULGADORA; 8ª ETAPA - COMUNICAÇÃO DO RESULTADO; 9ª ETAPA - RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO DAS PARTICIPANTES; 10ª ETAPA - ELABORAÇÃO E ENTREGA DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO ÀS PARTICIPANTES.

CALENDÁRIO DE EVENTOS 2007 DIAMOND 31 OUTUBRO 7 AUDITORIO SUFRAMA PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – QUALISHOW 7 AUDITORIO SUFRAMA 26/27 SET MOSTRA DE GESTÃO E MELHORIAS PARA QUALIDADE 6 NAS ORGANIZAÇÕES 20 JULHO A 04 SET VISITAS TÉCNICAS ÀS CLASSIFICADAS 5 SALA TREINAMENTO MAIO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA BANCA EXAMINADORA 4 SECRETARIA PQA 19 ABR 15 JUNHO INSCRIÇÕES 2 AUDITÓRIO 19 DE ABRIL LANÇAMENTO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 1 LOCAL DATA CRONOGRAMA 2007 SALA TREINA- MENTO 23 e 24 de MAIO TREINAMENTO DO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO 3

SEDE DO PQA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS -FIEAM Av. Joaquim Nabuco Nº. 1919, 1o. Andar Centro – Manaus - Am E-mail: pqa@pqa.org.br e pqa@fieam.org.br Site PQA: http://www.pqa.org.br Telefones: (92) 3622-6104 e (92) 8802-0592 Maria Salete Braga da Costa Amoedo – Gerente – Executiva E-mail: salete@fieam.org.br Erlen Lúcia Oliveira Montefusco – Coordenadora E-mail: erlen@fieam.org.br Antonia Cícera Coelho – Assistente Administrativa E-mail: antonia@pqa.org.br

PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS “Somos o que repetidamente fazemos. A Excelência não é um jeito; é um hábito”. Aristóteles