TIC 10º ano de escolaridade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Tecnologias da Informação e Comunicação
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Rational Unified Process
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Didáctica da Matemática
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
FUNÇÕES E PERFIS DOS ENGENHEIROS INFORMÁTICOS António Pedro Oliveira 16 de Dezembro de 2003.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Interdisciplinaridade
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
UNIVERSIDADE DE LISBOA
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Desenvolvimento Curricular
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Departamento do Ensino Secundário
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
José Duarte, ESE de Setúbal3.Julho.2006Seminário Ser Competente em TIC Da disciplina de TIC às TIC nas disciplinas.
Ser competente em TIC? João Filipe Matos Centro CRIE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Programa de Educação em Empreendedorismo.
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Tecnologias da Informação e Comunicação 9.º C Escola Secundária/3 da Sé - Lamego.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Escola Secundária de Monserrate
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

TIC 10º ano de escolaridade Grupo de Trabalho António Arroio / Centro de Competência CRIE

Propósitos do Grupo Pressupostos Princípios TIC como disciplina no 9º e 10º ano Programa de TIC homologado, mas com abertura para ser repensado Iniciativas da escola para implementação da disciplina TIC Princípios Perspectiva crítica sobre as TIC10 Dinamização e problematização do trabalho na implementação das TIC como disciplina visão dinâmica do currículo de TIC10 Responsabilização dos participantes

Questões (ver plataforma) Momento de reflexão Questões (ver plataforma)

A disciplina TIC – aspectos gerais Promover a utilização generalizada, autónoma e reflectida das TIC Promover as capacidades e aptidões para pesquisar, gerir, tratar, gerar e difundir informação Disciplina essencialmente prática e experimental orientada para a formação de utilizadores competentes O ensino das TIC deve ser feito em articulação e interacção com as demais disciplinas Diagnóstico inicial dos conhecimentos dos alunos… … para adaptação dos ritmos e desenvolvimento posterior Actualização frequente do hardware e software Software mais adequado e a versão mais recente em Português (p.3-4)

A disciplina TIC – aspectos gerais Unidades essenciais e unidades alternativas 9º ano: 1 bloco de 90’ 10º ano: 2 blocos de 90’ (p.3-4)

A disciplina TIC – finalidades aprendizagem ao longo da vida autonomia, criatividade, responsabilidade e capacidade de trabalho em equipa interesse e capacidade de pesquisa, tratamento, produção e comunicação de informação desenvolvimento de competências no uso das TIC análise crítica da função e poder das TIC capacidade de uso adequado das TIC práticas inerentes às normas de segurança da informação práticas relacionadas com a ergonomia e saúde escolar (p.5)

A disciplina TIC – metodologias Carácter predominantemente prático e experimental Privilegiar a participação dos alunos em projectos, na resolução de problemas e de exercícios de simulação de outros domínios Realização de projectos (de investigação colaborativa na turma, entre turmas, entre escolas e entre países) que permitam encarar as TIC não como um fim mas como uma ferramenta poderosa para comunicação, tratamento d dados e resolução de problemas Articulação eficaz com o conselho de turma Uso da metodologia de trabalho de projecto Apresentação de conceitos (c/ data-show) Iniciação à utilização de aplicações (1ª fase por execução de tarefas, 2ª fase por descoberta) Consolidação da utilização de aplicações (metodologia de resolução de problemas) Aprofundamento da utilização de aplicações (metodologia de trabalho de projecto)

A disciplina TIC – metodologias (cont.) Privilegiar as aulas práticas com uso do computador Estimular o trabalho de grupo Propor actividades de pesquisa Trabalhos práticos ao serviço da comunidade Actividades de investigação tecnológica Procura. Manuseamento e uso de outro software do mesmo tipo do tratado nas aulas (p.6-8)

TIC disciplina – Competências essenciais – 10ºano Realizar projectos interdisciplinares utilizando a metodologia de trabalho de projecto Utilizar a folha de cálculo nos mais variados contextos Utilizar as potencialidades das bases de dados relacionais nas suas múltiplas funções Criar e publicar páginas web usando editores e programas de animação gráfica Criar e manter um web site pessoal Instalar e configurar as aplicações informáticas mais comuns Cooperar em grupo na realização de tarefas e na pesquisa de soluções para situações problema. (p.9-10)

TIC disciplina – unidades essenciais – 10ºano 4. Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto - conceitos básicos - preparação e planeamento de projectos 5. Folha de Cálculo - criação de uma FC - elaboração de uma FC - geração de gráficos e listas 6. Introdução aos sistemas de gestão de BD - introdução às BD - SGBD - programa de gestão de BD - criação e gestão de BD (p..12)

TIC disciplina – unidades essenciais – 10ºano (cont.) 7. Criação de páginas Web - Conceitos básicos - técnicas: opção 1: FrontPage opção 2: Flash opção 3: dreamweaver - Publicação 8. Trabalho de Projecto - concretização, apresentação e discussão do(s) trabalho(s) de projecto (p.12)

TIC disciplina – unidades alternativas – 10ºano SO Linux Aquisição e tratamento de imagem estática (mapa de Bits) Aquisição e tratamento de imagem vectorial (p.12)

TIC disciplina – Recursos Laboratório de Informática com hardware ajustado às exigências do software ais recente Máximo de 2 alunos por computador Meios de projecção (p.13)

TIC disciplina – avaliação Articulada com o carácter eminentemente prático da disciplina Privilegiar o carácter formativo e orientador da aprendizagem Avaliação diagnóstica no início do ano lectivo para identificação de grupos diferenciados Fundamentalmente contínua Momentos de avaliação sumativa; provas de carácter prático ou teórico-prático Concepção, implementação e apresentação de projectos interdisciplinares Privilegiar a observação directa do trabalho desenvolvido pelos alunos Desempenho Evolução Interesse e participação Capacidade \de exploração, investigação e mobilização de saberes Qualidade do trabalho, gestão, organização, auto-avaliação (p.13)

Planeando o trabalho Uso da plataforma O quê? Como? ...

TIC disciplina – Competências essenciais – 9ºano Rentabilizar as TIC na construção do conhecimento Mobilizar conhecimentos técnicos para decidir sobre aquisição e remodelação de material informático Utilizar as funções básicas do SO Evidenciar proficiência no uso e configuração de SO de ambiente gráfico Configurar e personalizar o ambiente de trabalho Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação cooperativa da internet, e-mail e instant messaging Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica na internet Utilizar um processador de texto e uma aplicativo de apresentações Cooperar em grupo na realização das tarefas Aplicar as competências em TIC em contextos diversos (p.9)

TIC disciplina – unidades essenciais – 9ºano 1.1 Conceitos introdutórios (base, áreas de aplicação, estrutura básica do computador, noções básicas de funcionamento) 1.2 SO em ambiente gráfico (ambiente gráfico, configurações, acessórios) 1.3 Internet (navegação usando um browser, uso do e-mail) 2. Processamento de texto - conceitos básicos - criação de documentos - edução e formatação de documentos - funções avançadas 3. Criação de apresentações - criação de apresentações - apresentação de diapositivos (p.11)

TIC disciplina – unidades alternativas – 9ºano Sistema operativo Linux Folha de cálculo Criação de páginas Web – 1) FrontPage, 2) Flash, 3) Web Dreamweaver (p.11)