A importância dos eventos para o setor de hospitalidade

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Transcrição da apresentação:

A importância dos eventos para o setor de hospitalidade O que é? “Acontecimento previamente planejado, a ocorrer num mesmo tempo e lugar, como forma de minimizar os esforços de comunicação, objetivando o engajamento de pessoas a uma idéia ou ação” GIACOMO apud MEIRELLES, 1999 “Acontecimento não rotineiro; fato que desperta a atenção” TENAN, 2002 “Todo fenômeno capaz de alterar determinada dinâmica da economia” ANDRADE, 2002

Relação Eventos X Turismo A realização de eventos freqüentemente enriquece a vida cultural da cidade, tanto por receber as maiores autoridades em determinada área do conhecimento, como por incrementar a produção e a valorização dos artistas locais. O turismo de eventos ajuda a equilibrar oferta e demanda, pois a realização dos eventos concentra-se na baixa estação como alternativa para diminuir a sazonalidade que a atividade turística possui. O turista de eventos permanece mais tempo na cidade e gasta mais que o turista de lazer. A permanência média do turista de eventos é de 4 a 5 dias, e a do turista de lazer é de 3 dias. O gasto médio do turista de eventos no Brasil é de US$ 240,00, 3 vezes mais que o turista de lazer. A antecedência com que se decide a realização dos eventos e sua divulgação permite aos fornecedores dos serviços turísticos a previsão dessa demanda, podendo preparar-se melhor para recebê-la.

Múltiplos papéis dos eventos Produto Turístico; Incremento a receita hoteleira; Público diferenciado da área de alimentos e bebidas; Foco das empresas de buffets; Lazer de determinada comunidade; Enriquecimento cultural de uma localidade; Estratégia de marketing empresarial e comunicacional.