Metodologia da Pesquisa em Linguística

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Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa em Linguística Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Linguística Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto 2011.2

O Conhecimento Conceito de Conhecimento: é uma relação que se estabelece a partir da atividade consciente de um sujeito em relação a um objeto, de modo a constituir, naquele, uma representação ou imagem deste.

O objeto do conhecimento Conceito: é aquilo que se dá a conhecer pelo sujeito, que se manifesta para a consciência e para a razão conhecedora do sujeito Fatos Fenômenos Real/realidade

O sujeito do conhecimento Conceito: é o ser que conhece e age sobre o objeto buscando conhecê-lo. Racional (dotado de razão) Cultural, social, histórico Perceptual (dotado de percepção) Linguístico (dotado de linguagem)

Representação ou Imagem do conhecimento Conceito: é a maneira como a qual a razão ou o entendimento do sujeito organiza e armazena na memória as informações captadas do objeto. Mental Formal (abstrata) Aproximativa

Epistemologia (Teoria do Conhecimento) Conceito: ramo da Filosofia que se dedica a investigar a questão do conhecimento, sua natureza, validade, extensão e modos de obtenção. É estritamente ligada à Ontologia (Teoria do Ser), a qual se dedica a investigar a natureza ou essência do ser. Questão Central para a Epistemologia: Como é possível (se é que é) se alcançar o conhecimento verdadeiro ?

Epistemologia e Verdade Concepções de Verdade: Se a imagem/representação do objeto condiz com a natureza do objeto – verdade como aletheia; Se o que declaramos sobre o objeto (ou sobre as representações desse objeto) condiz com a natureza do objeto (ou com o conteúdo das representações desse objeto) – verdade como veritas Se o que representamos/declaramos sobre o objeto é de algum modo confiável ou seguro – verdade como emunah

Epistemologia e o objeto do conhecimento Questões Principais sobre o Objeto: Fatos e fenômenos preexistem ao sujeito ou são por ele construídos/constituídos ? Há um real/realidade organizado de tal forma que pode ser conhecido pelo sujeito ? São as propriedades do objeto que determinam as suas representações ?

Epistemologia e o sujeito do conhecimento Questões Principais sobre o Sujeito: A razão é condição necessária e suficiente para o conhecimento verdadeiro ? São as propriedades da razão que determinam as representações dos objetos ? Há ou não limites para o que se pode conhecer ? Sendo o sujeito histórico, cultural e social/ideológico, em que medida o conhecimento é afetado por esses fatores ?

Epistemologia e a Representação do Conhecimento Questões Principais sobre as Representações: As representações são ou não entidades distintas dos objetos por elas representados ? Qual a natureza (ontologia) das representações ? Em que medida as representações se constituem em entidades confiáveis em termos de conhecimento

Correlacionando Sujeito, Objeto e Representação Diz-se que o sujeito conhece quando é afetado de algum modo pelo objeto, ou seja, tem seu comportamento alterado de certa forma pelo objeto. Este, todavia, continua a transcender o sujeito, que passa a se referir a ele por intermédio das representações.

As origens do Conhecimento 1 - O conhecimento provém do objeto = empirismo Ênfase no papel da experiência, dos sentidos e da percepção Método Indutivo (indução) Conhecimento Sensível Matéria do Conhecimento 2 – O conhecimento provém do sujeito = racionalismo Ênfase no papel da razão Método Dedutivo Conhecimento Intelectual Forma do Conhecimento

Tipos de Conhecimento (I) Teorético Empírico Prático Técnico Sensação, Percepção, Imaginação, Memória, Raciocínio e Intuição

Tipos de Conhecimento (II) Popular, Comum ou do Senso Comum Religioso e Mistíco/Mítico Filosófico Artístico (fruição estética ou inspiração estética) Intuitivo Científico

Distinguindo e Avaliando os Tipos de Conhecimento Os diferentes tipos de conhecimento não se distinguem pelo maior ou menor desejo de alcançar a verdade, nem pela sua maior ou menor adequação a essa verdade, pois essa se mantém de algum modo inacessível. Também não de distinguem nem pelo sujeito nem pelo objeto do conhecimento, mas sim pelos seguintes fatores: Forma – maneira como o problema (fato, fenômeno, realidade) que se propõem a conhecer é abordado Método – modo pelo qual o problema é tratado e encaminhado, bem como os instrumentos envolvidos Tipo de Expectativa que se propõem a satisfazer Tipo de Discurso de que se utilizam Tipo de Representação (não mental) que geram

Avaliando os Tipos de Conhecimento Uma Questão Importante !! Se o conhecimento científico está sujeito, assim como os demais tipos de conhecimento, às limitações biológicas, socioculturais e linguísticas dos seres humanos, e não se diferencia daquelas formas de conhecimento pela busca ou descoberta da verdade, como podemos determinar a validade do conhecimento científico ? Em outras palavras, qual o fundamento das ciências que nos permite considerá-las uma forma segura de conhecimento ? arquitetura da razão humana (Kant) Possíveis Soluções: estrutura lógica do mundo (Aristóteles/Russell) investigações sobre a mente (Ciência Cognitiva)

Metodologia da Pesquisa em Linguística Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Linguística Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 2 Professor José Ferrari Neto 2011.2

Características dos Diferentes tipos de Conhecimento (Trujillo, 1974, apud Lakatos e Marconi, 1999) Senso Comum Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Religioso Valorativo Inspiracional Sistemático Não Verificável Infalível Exato Filosófico Valorativo Racional Sistemático Não Verificável Infalível Exato Científico Real (Factual) Contingente Sistemático Verificável Falível Exato

Ciência e Conhecimento Científico Conceito de Ciência (I): Entende-se por ciência tanto o conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento de um objeto limitado, bem como o conjunto de conhecimentos advindos dessa atitude e atividade, os quais devem ser capazes de serem submetidos à verificação

Ciência e Conhecimento Científico Conceito de Ciência (II): Também pode-se entender-se por ciência um determinado ramo do saber humano, um campo de conhecimento, o qual se define por possuir um objeto de estudo próprio, formalmente delimitado, um conjunto de métodos de estudo e investigação, os quais tornam possível a abordagem desse objeto, e um corpo de teorias, o qual permite a formulação e a testagem de hipóteses sobre o objeto.

Ciência e Conhecimento Científico Classificação da Ciência: Formais Ciências Naturais Factuais Sociais

Ciência e Conhecimento Científico Construção do Conhecimento Científico Observação seleção e recorte do fato ou fenômeno Coleta de dados descrição Descrição sistematização Teorização Preliminar definições hipóteses modelo teórico Prova Formais explicação experimentais (empíricas) racionais Teorização Secundária Formulação de princípios, teorias e leis

Avaliando o Conhecimento Científico Outras Questões Importantes !! Existe observação pré-teórica ? O quanto a observação é afetada pela atividade do sujeito ? Os objetos são dados ou construídos ? As provas “provam” ou “convencem” ? Que ramos da Linguística, de fato, se inserem no que caracteriza o fazer científico ?

Metodologia da Pesquisa em Linguística Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Linguística Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 3 Professor José Ferrari Neto 2011.2

A Questão dos Métodos em Ciência O Método Indutivo Infere-se princípios, teorias e leis (ou seja, proposições gerais) a partir da observação de dados particulares É generalizador, no sentido de que leva a conclusões cujo conteúdo é maior do que o previsto nas premissas Se as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira Descobre relações constantes entre objetos, de forma a estabelecer vínculos universais e necessários entre esses objetos

A Questão dos Métodos em Ciência Fases do Método Indutivo Observação do(s) fenômeno(s) Coleta de dados Estabelecimento de uma relação entre eles Assegurar-se de que os objetos em análise sejam “aproximáveis” Generalização da relação Tratamento objetivo, matemático e estatístico

A Questão dos Métodos em Ciência As Leis da Indução Nas mesmas circunstâncias, as mesmas causas produzem os mesmos efeitos O que é verdade para muitas partes suficientemente enumeradas de um objeto, é verdade para todo esse objeto Questões para a Indução Qual a justificativa para a confiabilidade/veracidade das inferências indutivas ? – PROBLEMA DA INDUÇÃO Qual a justificativas para a crença de que o futuro será igual ao passado ?

A Questão dos Métodos em Ciência Formas de Indução Completa ou Formal Incompleta ou Científica Casos particulares devem ser provados e experimentados em quantidade suficiente: “quanto maior e mais representativa a amostra, maior a força indutiva do argumento” Deve-se evitar amostras tendenciosas e/ou insuficientes

A Questão dos Métodos em Ciência O Método Dedutivo A partir de princípios, teorias e leis (ou seja, proposições gerais) extraem-se explicações particulares Permite a evidenciação de proposições gerais com base em alguns dados particulares Se as premissas são verdadeiras, a conclusão é necessariamente verdadeira Revela relações constantes entre objetos, de alguma forma já contidas no conteúdo das premissas Tem por objetivo evidenciar o conteúdo das premissas, mais que estender o alcance delas

A Questão dos Métodos em Ciência Problemas de Dedução Redundância (retorno às premissas) Extensão (atinge maior precisão às custas de um menor alcance) Validade das Premissas (tomadas como verdadeiras a priori) Quantidade de dados

A Questão dos Métodos em Ciência O Método Hipotético-Dedutivo Para Karl Popper, a ciência não opera inferindo leis gerais a partir de casos particulares, nem deduzindo casos particulares de proposições gerais. O que dá a ciência grande poder e flexibilidade é o fato de ela testar hipóteses falseáveis contra um quadro de referências teóricas definidas previamente, dentro do que se convencionou chamar de método hipotético-dedutivo Popper só reconhece um sistema como científico se ele for passível de comprovação pela experiência. Adotou como critério de demarcação, não a verificabilidade, mas a falseabilidade de um modelo .Em outras palavras, Popper diz que não exige que um modelo científico seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas, em sentido positivo; exige, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo através de testes e provas experimentais, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um modelo científico.

A Questão dos Métodos em Ciência Fases do Método Hipotético-Dedutivo

A Evolução da Ciência O conhecimento científico cresce em linha reta, de forma cumulativa, sempre em direção do “conhecimento total” ? Respostas: Karl Popper: NÃO, o conhecimento é válido apenas na medida em que nos satisfaz (atente às nossas expectativas práticas) Thomas Kuhn: NÃO, o conhecimento avança por meio de rupturas (mudanças de paradigma) e não existe acumulação entre as diferentes etapas Gaston Bachelard: NÃO, o conhecimento avança por meio de rupturas epistemológicas socialmente motivadas