Prof. Jorge Mendes de Sousa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto - Plano de Negócios
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégia Empresarial Capítulo 8 Diversificação
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Aula 9 Política de Preço.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Elaborando Um Plano de Negócios
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Etapas do Planejamento Estratégico
Medição da actividade económica Prof. Jorge Mendes de Sousa
Implantação de Marketing
Sumário executivo Apresentação da Empresa
Módulo de Gestão Aplicada à TIC
Universidade Federal Fluminense
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Planos de Negócios para a procura de financiador
PLANO DE NEGÓCIO.
Sumário executivo A empresa Plano de Marketing Plano Financeiro
Ciclos económicos e crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Prof. Jorge Mendes de Sousa
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Prof. Jorge Mendes de Sousa
Concorrência Imperfeita Prof. Jorge Mendes de Sousa
Consumo e investimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Prof. Jorge Mendes de Sousa
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Como estabelecer e organizar
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
PLANO DE NEGÓCIO – Tua Business – Promotores: Maria X – Manuel Y –
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Produção e organização Prof. Jorge Mendes de Sousa
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Plano de Marketing.
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
SUMÁRIO EXECUTIVO Enunciado do projeto Competência dos responsáveis
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
O plano de Negócio.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
Apresentação a Potenciais Investidores
Vítor Gonçalves Tm – Tm –
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Planejamento de Marketing
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Sumário Executivo.
Plano de negócio.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
MARKETING EM HOTELARIA
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Nome do Projeto Logótipo do Projeto. I. Sumário Executivo  O que pretende atingir como empresa;  Quem são os promotores do projeto;  Como é que o produto/serviço.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Prof. Jorge Mendes de Sousa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Plano de Negócios Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa jsousa@deea.isel.ipl.pt ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Apresentação do Negócio Plano de Marketing Plano Organizacional Plano de Negócios Conteúdo Sumário Executivo Apresentação do Negócio Plano de Marketing Plano Organizacional Plano Financeiro ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Sumário Executivo Indica de forma resumida os dados essenciais do projecto de negócio. Em particular descreve o tipo de negócio, as oportunidades que se pretendem explorar e qual a rentabilidade esperada do projecto. Apresenta o perfil dos promotores e as suas competências. Deve ficar claro porque razão um investidor deve financiar o projecto. ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Apresentação do Negócio Apresentação estruturada do projecto de negócio. Missão, visão, princípios e valores – devem ser sucintos e motivadores. ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Análise da concorrência Análise SWOT Posicionamento estratégico Plano de Marketing Análise de mercado Análise macro e caracterização genérica do mercado específico onde se insere a empresa Público alvo Caracterização qualitativa e quantitativa do público alvo do produto/serviço que a empresa se propõe desenvolver Análise da concorrência Caracterização das empresas concorrentes no produto/serviço Análise SWOT Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças do negócio Posicionamento estratégico Posicionamento em preço, qualidade, diferenciação Marketing mix Política de produto, política de preço, política de comunicação ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Plano de Marketing Análise SWOT ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Plano Organizacional No Plano Organizacional é descrita a forma como os promotores do projecto pretendem organizar a estrutura do negócio, por forma a dar a resposta mais efectiva aos desafios do mercado. Deve indicar-se se a opção é por uma estrutura mais vertical ou mais horizontal, quais as áreas de competências a incluir, como se articulam os recursos humanos com os objectivos do negócio. ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Previsão de vendas e custos Plano Financeiro Pressupostos Taxa de inflação, período médio de pagamento, período médio de recebimento, conjecturas sobre taxas de crescimento de cada rúbrica Previsão de vendas e custos Quantificação financeira dos proveitos relativos às vendas efectuadas e dos custos de produção Demonstração de resultados, cash-flow (5 anos) Com base nas vendas e custos, bem como nos pressupostos, elaboram-se vários mapas financeiros, entre os quais a demonstração de resultados e o cash-flow Análise da rentabilidade do projecto A partir do orçamento de tesouraria calculam-se os principais indicadores de rentabilidade económica do projecto: VAL, TIR e payback ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Plano Financeiro Demonstração de resultados ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Plano Financeiro Cash-flow ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Plano Financeiro Indicadores de rentabilidade ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios

Prof. Jorge Mendes de Sousa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Plano de Negócios Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa jsousa@deea.isel.ipl.pt ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios