Prof. Jorge Mendes de Sousa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Plano de Negócios Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa jsousa@deea.isel.ipl.pt ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Apresentação do Negócio Plano de Marketing Plano Organizacional Plano de Negócios Conteúdo Sumário Executivo Apresentação do Negócio Plano de Marketing Plano Organizacional Plano Financeiro ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Sumário Executivo Indica de forma resumida os dados essenciais do projecto de negócio. Em particular descreve o tipo de negócio, as oportunidades que se pretendem explorar e qual a rentabilidade esperada do projecto. Apresenta o perfil dos promotores e as suas competências. Deve ficar claro porque razão um investidor deve financiar o projecto. ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Apresentação do Negócio Apresentação estruturada do projecto de negócio. Missão, visão, princípios e valores – devem ser sucintos e motivadores. ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Análise da concorrência Análise SWOT Posicionamento estratégico Plano de Marketing Análise de mercado Análise macro e caracterização genérica do mercado específico onde se insere a empresa Público alvo Caracterização qualitativa e quantitativa do público alvo do produto/serviço que a empresa se propõe desenvolver Análise da concorrência Caracterização das empresas concorrentes no produto/serviço Análise SWOT Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças do negócio Posicionamento estratégico Posicionamento em preço, qualidade, diferenciação Marketing mix Política de produto, política de preço, política de comunicação ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Plano de Marketing Análise SWOT ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Plano Organizacional No Plano Organizacional é descrita a forma como os promotores do projecto pretendem organizar a estrutura do negócio, por forma a dar a resposta mais efectiva aos desafios do mercado. Deve indicar-se se a opção é por uma estrutura mais vertical ou mais horizontal, quais as áreas de competências a incluir, como se articulam os recursos humanos com os objectivos do negócio. ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Previsão de vendas e custos Plano Financeiro Pressupostos Taxa de inflação, período médio de pagamento, período médio de recebimento, conjecturas sobre taxas de crescimento de cada rúbrica Previsão de vendas e custos Quantificação financeira dos proveitos relativos às vendas efectuadas e dos custos de produção Demonstração de resultados, cash-flow (5 anos) Com base nas vendas e custos, bem como nos pressupostos, elaboram-se vários mapas financeiros, entre os quais a demonstração de resultados e o cash-flow Análise da rentabilidade do projecto A partir do orçamento de tesouraria calculam-se os principais indicadores de rentabilidade económica do projecto: VAL, TIR e payback ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Plano Financeiro Demonstração de resultados ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Plano Financeiro Cash-flow ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Plano Financeiro Indicadores de rentabilidade ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios
Prof. Jorge Mendes de Sousa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Plano de Negócios Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa jsousa@deea.isel.ipl.pt ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios