O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
INTRODUÇÃO Disponíveis ao processo ensino-aprendizagem, existem atualmente muitos instrumentos que podem tornar o trabalho do professor mais fácil, mais eficiente e mais produtivo em relação aos objetivos que se espera alcançar.
E AGORA, O QUE FAÇO COM O COMPUTADOR? O computador enquanto máquina universal. Se apresenta com finalidades variadas. Atualmente, as funções principais atribuídas aos computadores não se limitam à simples execução de cálculos, mas abrangem funções heterogêneas.
MICRO-COMPUTADORES EM SALA DE AULA Quando se discute a introdução de computadores na educação emergem, freqüentemente, perguntas sobre qual seria a utilidade de tais instrumentos nas atividades escolares.
UM COMPUTADOR DE VULTO HUMANO O debate sobre o emprego de instrumentos informáticos nas diversas áreas disciplinares vem ao encontro de problemáticas mais amplas, ligadas a questões epistemológicas que norteiam a informática aplicada, seu papel social e sua articulação didática.
EXIGÊNCIAS DE UMA NOVA PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA Verificar onde é possível utilizar o computador e como usá-lo, elaborar programas buscando soluções, criar jogos didáticos, divertir-se em atividades criativas, explorar a composição da máquina, ou, utilizar o computador para fins diversos, que certamente não são indicadores de falta de criatividade.