LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB

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Transcrição da apresentação:

LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB Fundamentos do Projeto Pedagógico

1.PARCERIAS (SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA) Coordenação acadêmica da UnB Participação dos Gestores Municipais de Educação Execução dos professores autores, professores supervisores, tutores e alunos Referência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e nos Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância - SEED/MEC

2. CARACTERIZAÇÃO Formação de professores: Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio formar de modo consistente e contextualizado o educador nos conteúdos de sua área de atuação Proposta metodológica  formação técnico- científica & formação ético-humanística Enfoque pluralista no tratamento dos temas e dos conteúdos Avaliação como informação  tomada de consciência de problemas e dificuldades Uso educacional dos meios de comunicação

3.DIMENSÕES CURRICULARES epistemológica: escolha e recortes teórico-metodológicos das áreas e disciplinas que integram o currículo das séries iniciais profissionalizante: suportes teórico- práticos do fazer do professor de língua materna em todas as suas relações sociopolíticas e culturais e nas perspectivas da moral e da ética

4. Núcleos de estudo Núcleo comum básico (estágio e prática docente; formação técnico-pedagógica) Conteúdos de natureza científico-cultural (Linguística e Língua Portuguesa; Literatura) Atividades diversificadas

5.Objetivos desenvolver a compreensão do educador como sujeito capaz de propor e efetivar as transformações político-pedagógicas que se impõem à escola desenvolver a compreensão da escola como espaço social, sensível à história e à cultura locais viabilizar a apropriação pelos educadores das tecnologias de comunicação e informação e seus códigos estimular a construção de redes de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento

6. Metodologia Integração dos saberes hoje reconhecidos como essenciais: 1. na instrumentalização permanente dos recursos humanos 2. no desenvolvimento do pensamento autônomo e da criatividade 3. em temas e conteúdos que reflitam os contextos vividos pelo público-alvo, nos diferentes espaços de trabalho

7. Estrutura curricular HISTORICIDADE: desenvolvimento e construção processual do conhecimento em um determinado contexto CONSTRUÇÃO: conhecimento como processo que se estabelece no conjunto de relações homem/homem, homem/natureza e homem/cultura DIVERSIDADE: diferentes abordagens determinam diferentes posicionamentos na ação profissional

8. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR temas de pesquisa, por semestre, com o objetivo de aprofundar conteúdo na relação entre teoria e prática forma modular, em conjunto de 24 créditos organizados interdisciplinarmente estudo a distância realizado pelo estudante por meio de leituras individuais e coletivas, na interação com o sistema de acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle. momentos presenciais para avaliações, estágios obrigatórios, atividades de laboratórios de ensino, defesa de trabalhos de conclusão de curso

9. Níveis de acompanhamento pelo elaborador da disciplina - a distância pelo professor-supervisor dos tutores – a distância pelos tutores a distância – especificidade das disciplinas pelo tutor presencial – no desenvolvimento do trabalho pedagógico pelo coordenador geral do curso

10. CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM aprendizagem  resolução de dificuldade/ problema postura participativa e reflexiva interação dos variados objetos do conhecimento (e possibilidades de novos), com mediação pedagógica apoiada em recursos tecnológicos Autonomia e autoria como metas a serem alcançadas (pesquisa em livros, periódicos, Google acadêmico, www. periodicos.capes.br)

11. PROCESSO DE AVALIAÇÃO atendimento aos referenciais de ensino a distância e da Universidade de Brasília (menções) sistema informatizado de acompanhamento e avaliação das atividades monitoramento sistemático e permanente

12. FUNÇÕES DA TUTORIA (A DISTÂNCIA) aprofundamento teórico-prático dos conteúdos trabalhados nas diferentes áreas participação nas discussões relativas ao uso do material didático orientação (individual ou em grupo) ao aluno em seu processo de estudo e de auto-avaliação encaminhamento de soluções para problemas detectados no processo de ensino-aprendizagem do aluno

13. FUNÇÕES DA TUTORIA (PRESENCIAL) estímulo ao aluno em momentos de dificuldades participação ativa no processo de avaliação de aprendizagem articulação com os demais tutores e coordenadores no processo de desenvolvimento do curso avaliação e aprimoramento no sistema de tutoria participação do processo de avaliação do curso