Diagrama de BODE Módulo em decibéis (dB) Fase em graus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise da Resposta em Frequência
Advertisements

Sistemas Realimentados
Controle de Processos por Computador
Amostragem/Reconstrução
Análise de Resposta em Freqüência Introdução. 8. 2
Análise do Lugar das Raízes Introdução. 6. 2
Análise de Resposta em Freqüência Diagramas Polares. 8. 5
Introdução aos Sistemas de Controle
Transformada de Laplace. Teoremas da Transformada de Laplace
Todos os direitos reservados
Vetores Representação e características Operações I Decomposição
Sistemas Realimentados
Aula 4 Sistemas Realimentados Resposta em Frequência Diagrama de Nyquist e Carta de Nichols 1.
1.1. COMPENSAÇÃO SÉRIE SISTEMAS II PROJETO DE SISTEMAS DE CONTROLE:
1. RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA
1.a. ESTABILIDADE SISTEMAS I
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
Resposta de freqüência de um compensador por avanço de fase
Expressão algébrica a partir da representação gráfica da função
Análise do Lugar das Raízes
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Validade de aproximação de Segunda Ordem
Metodologia de projeto por atraso de fase
Projeto de Resposta Transitória através do ajuste do Ganho de malha aberta Para utilizar os índices de desempenho de segunda ordem temos que levar em consideração:
Relação entre Resposta Transitória de Malha Fechada e Resposta em Frequência de Malha Fechada.
Exercício: Qual o tipo do sistema abaixo
Critério de Nyquist Se um contorno que envolve toda o semi-plano direito for mapeado através de G(s)H(s), então o número de pólos a malha fechada Z, no.
Geometria da compensação por avanço de fase
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
Funções e suas propriedades
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Projeto de Sistemas de Controle no Espaço de Estados
1.
Controle Linear II.
2.º Ciclo 6.º ano de escolaridade
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Aula 10 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Diagrama Polar 请看下页.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa Resolução do 2º teste Ano lectivo 2000/2001.
Aula 7 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do 2º teste Ano lectivo 1999/2000.
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 2 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Projecto de Controladores
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 2ª Época Ano lectivo.
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Diagramas de Nyquist e Nichols
Lugar Geométrico das Raízes
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teórica 11: Resposta de Freqüência.
Margem de Fase e Margem de Ganho
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Conteudo: Sistemas com resposta inversa
Aula Teorica 9 RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA Diagrama Polar Criterio de Estabilidade de Nyquist.
DIAGRAMAS DE BODE NYQUIST E NICHOLS
Diagramas de Nyquist e Nichols
Compensador em atraso FONTE: control. utoronto
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 1ª época Ano lectivo.
Critério de Estabilidade de Nyquist FONTE: ame. arizona
Sistema de controle com compensação em retroação
Aula Teórica 1: Resposta de Frequência
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
Controle de Sistemas Dinâmicos
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Transcrição da apresentação:

Diagrama de BODE Módulo em decibéis (dB) Fase em graus

fig_10_09 fig_10_09

fig_10_10 fig_10_10

fig_10_11 fig_10_11

fig_10_12 fig_10_12

fig_10_13 fig_10_13

fig_10_14 fig_10_14

fig_10_15 fig_10_15

fig_10_16 fig_10_16

fig_10_17 fig_10_17

fig_10_10 fig_10_10

fig_10_18 fig_10_18

fig_10_19 fig_10_19

Critério de Estabilidade de NYQUIST Relaciona a estabilidade de um sistema de malha fechada com a resposta em frequência de malha aberta e à posição dos pólos e zeros de malha aberta; O critério é basicamente para análise de estabilidade mas seus conceitos podem ser estendidos para análise da resposta transitória e erros de estado estacionário; O critério é baseado nos seguintes conceitos: Relação entre os pólos de 1+G(s)H(s) e os pólos de G(s)H(s); Relação entre os zeros de 1+G(s)H(s) e os pólos da função de transferência de malha fechada T(S); O conceito de mapeamento de pontos em uma função F(s); O conceito de mapeamento de contornos em uma função F(s).

Critério de Estabilidade de NYQUIST Baseia-se no mapeamento de contornos no plano complexo de F(s) onde conhecemos seus pólos e zeros;

Critério de Estabilidade de NYQUIST O mapeamento de um contorno no sentido horário que envolve um zero de F(s) resulta em um contorno que circunda a origem do plano complexo também no sentido horário;

Critério de Estabilidade de NYQUIST O mapeamento de um contorno no sentido horário que envolve um pólo de F(s) resulta em um contorno que circunda a origem do plano complexo no sentido anti-horário;

Obs.:No caso da figura “e” o sentido do mapeamento pode ser horário ou anti-horário dependendo se o polo esta a direita ou a esquerda do zero respectivamente

Representação de mapeamento por vetor

Critério de Estabilidade de NYQUIST Desta forma se F(s) possui “P” Pólos e “Z” Zeros envolvidos por um determinado contorno no sentido horário, o mapeamento deste contorno através de F(s) irá produzir um contorno que envolverá a origem “N” vezes no sentido anti-horário, com N=P-Z. Um resultado para “N” positivo significa que “P” é maior do “Z” e o contorno resultante esta no sentido anti-horário. Ou seja, convencionamos contornos positivos aqueles no sentido anti-horário.

Critério de Estabilidade de NYQUIST Um sistema típico de controle com realimentação negativa unitária é dado por: Onde F.T.M.A= e F.T.M.F=

Critério de Estabilidade de NYQUIST Para estabilidade quero saber se existem ou não pólos de Malha Fechada do lado direito do plano “s”. Se considero um contorno que engloba todo o lado direito do plano “s” e mapear este contorno através de 1+G(s)H(s) eu poderia através do conceito desenvolvido anteriormente saber se existem ou não pólos instáveis.

Critério de Estabilidade de NYQUIST No entanto para fazermos o mapeamento precisamos conhecer os pólos de 1+G(s)H(s), que em geral são conhecidos pois são os pólos de malha aberta. Também para fazer o mapeamento precisamos conhecer os zeros de 1+G(s)H(s), que são os pólos de malha fechada. No entanto se eu conhecer estes zeros meu problema da estabilidade já esta resolvido e não preciso aplicar critério nenhum.

Critério de Estabilidade de NYQUIST Desta forma a idéia é utilizar não o mapeamento de 1+G(s)H(s), mas sim de G(s)H(s) para a qual em geral eu conheço os pólos e zeros. Mas agora, para efeito de saber o número de pólos dentro do contorno escolhido que engloba todo o lado direito do plano “s”, não posso mais considerar envolvimentos da origem, mas sim o ponto -1, pois, na teoria do mapeamento de contornos somar uma constante a qualquer F(s) desloca o contorno mapeado para direita desta mesma constante.

Critério de Estabilidade de NYQUIST Desta forma, mapeando através de G(s)H(s), o contorno que engloba todo o semi-plano direito o número “Z” de pólos de malha fechada dentro deste contorno será igual o número de pólos de malha aberta do lado direito do plano “s” igual a “P” menos o número de voltas dadas no sentido anti-horário em torno do ponto -1. Z=P-N

Contorno envolvendo o semiplano da direita para determinar estabilidade plano s

Critério de Nyquist Se um contorno que envolve toda o semi-plano direito for mapeado através de G(s)H(s), então o número de pólos a malha fechada Z, no semi-plano direito é igual ao número de pólos de malha aberta P, que estão no semi-plano direito menos o número de rotações no sentido anti-horário N, em torno do ponto -1, isto é, Z=P-N. O mapeamento gerado é conhecido como diagrama de Nyquist, ou gráfico de Nyquist de G(s)H(s); N é positivo quando esta no sentido anti-horário em torno do ponto -1

Exemplos de mapeamento: a Exemplos de mapeamento: a. o contorno não envolve os pólos a malha fechada; b. o contorno envolve os pólos a malha fechada

Exemplo