AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Advertisements

Então vamos para a prova final!
Os teóricos da Sociologia e suas obras
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Atividade 3 - A teoria de Max Weber A Sociologia é uma disciplina interpretativa e não apenas descritiva. Para ele, não basta descrever as atitudes e relações.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
A Ciência dos Fatos Sociais
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Teoria Geral da Administração
Ética, Moral e Direitos Humanos
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Economia e Gestão da Saúde
Douglas Gallo Professor Mestre, IFSP, Brasil
Fundamentos das Ciências Sociais
Método Científico – Parte I
Estrutura e Dinâmica Social
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
ÉMILE DURKHEIM.
Ciências Humanas e suas Tecnologias OS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Acesso à Justiça.
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Socialização e herança cultural
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A estruturação da personalidade
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Século XIX.
Karl Marx e a História da Exploração
Pierre Bourdieu ( ).
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Profa. Dra. Marta Scarpato
Marx e a educação. Karl Marx ( ) ► Nasceu em Trier, Alemanha. ► Família de classe média. ► Formado em jornalismo.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
A COMUNICAÇÃO.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
MAX WEBER
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Prof. Marcelo Salles da Silva
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
A crítica (britânica) de David Lockwood ao estrutural-funcionalismo
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Introdução à Estética.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Nobert Elias e Pierre Bourdieu
Clássicos da sociologia: Max weber
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
ÉMILE DURKHEIM A CONCEPÇÃO FUNCIONALISTA DE SOCIEDADE.
Transcrição da apresentação:

AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu

KARL MARX – Análise dos indivíduos no contexto social. Entre os homens e os animais não existe apenas diferença biológica – cultura – construção da sua própria história. Ideia de indivíduo isolado – sociedade capitalista. As relações sociais não acontecem apenas entre indivíduos, mas também entre classes e essas condições são definidas pelo Estado, por meio de leis, tribunais ou polícia.

O foco da teoria de Marx está nas classes sociais – a luta de classes é o motor da história. O homem constrói sua história condicionado pelo meio em que vive e na busca de satisfazer as suas necessidades materiais e imateriais. Não é idêntica a uma ação homogênea, isto é, não é orientada pela ação dos demais, mas pela necessidade; Não é idêntica a uma ação influenciada, isto é quando agimos porque os outros também agem assim.

ÉMILE DURKHEIM A sociedade prevalece sobre o indivíduo. Consciência coletiva – conjunto de regras, normas, leis que regem o agir das pessoas. As instituições sociais congregam os elementos essenciais da sociedade, dando- lhe sustentação e permanência. A educação é veículo de transmissão e herança dos valores.

Anomia: ausência ou insuficiência de normatização das relações sociais. Patologia social: quando aquilo que não é normal acontecer na sociedade passa a acontecer frequentemente a ponto de se considerar normal. Coerção social: é a força que a sociedade exerce sobre o indivíduo.

MAX WEBER Sua preocupação central era compreender o indivíduo e suas ações. Conceito básico é a ação social, compreendida como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros.

Os indivíduos agem socialmente em quatro grandes maneiras. - Ação tradicional: por costume ou tradição da família ou grupo social. - Ação afetiva: tem por fundamentos os sentimentos de qualquer ordem. - Ação racional com relação a valores: fundada em convicções sem levar em conta as consequências previsíveis. - Ação racional com relação a fins: fundamenta-se numa avaliação da relação entre meios e fins.

Essas ações são tipos ideais, pois servem para o sociólogo analisar a realidade. Para Durkheim, as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados, e, com base no que traz dentro de si, o indivíduo escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam ou seja, agem com sentido e numa perspectiva de reciprocidade.

NORBERT ELIAS – É nas relações sociais e por meio delas, que o indivíduo pode possuir características humanas como falar, pensar e amar, conforme ele escreveu em sua obra “A sociedade dos indivíduos”. Para superar a dicotomia entre indivíduo e sociedade, ele criou o conceito de configuração entendida como um padrão de comportamento, ou seja, como num jogo, tudo deve ser entendido com o contexto, pois se não perde-se a dinâmica da realidade e o poder do entendimento.

Há uma relação de interdependência entre as pessoas, em que ele utiliza a expressão sociedade dos indivíduos,realçando a unidade e não a divisão. O conceito de habitus: é visto como uma segunda natureza, como um saber social incorporado durante nossa vida em sociedade

PIERRE BOURDIEU Preocupação em ligar o indivíduo à sociedade. O habitus se apresenta como social e individual ao mesmo tempo, e refere-se tanto ao grupo quanto a uma classe e, obrigatoriamente, também ao indivíduo.

Seu conceito de habitus articula práticas cotidianas com condições de classe de determinada sociedade, fundindo condições objetivas com subjetivas. O habitus é estruturado por meio das instituições de socialização dos agentes e é aí que a ênfase na análise do habitus deve ser colocada, pois são essas primeiras categorias e valores que orientam a prática futura dos indivíduos.

Segundo Bourdieu, o habitus pode ser primário, originado na família, mais duradouro e secundário que se forma em contado com outros grupos ou pessoas. Assim, o indivíduo vai construindo seu habitus individual conforme agrega experiências continuamente.