Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG

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Transcrição da apresentação:

Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG REABILITAÇÃO COGNITIVA NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM Dr. Fabio Borges Pessoa Pediatria Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG

DSM – IV (Manual Diagnóstico Estatístico de Doenças Mentais)  Transtornos de aprendizagem são diagnosticados por meio de testes padronizados envolvendo matemática, leitura ou expressão escrita, demonstrando valores substancialmente abaixo do esperado para a idade, escolarização e nível de inteligência.

CID – 10 (Classificação Internacional de Doenças)  Transtornos nos quais as modalidades habituais de aprendizado estão alteradas desde as primeiras etapas do desenvolvimento.  O comprometimento não é somente a conseqüência da falta de oportunidade de aprendizagem ou de um retardo mental, e ele não é devido a um traumatismo ou doença cerebrais.

National Joint Committee of Learning Disabilities  Dificuldades intrínsecas do indivíduo;  Disfunção do Sistema Nervoso Central;  Persiste por toda a vida;  Envolve as dificuldades significativas na compreensão oral, conversação, leitura, escrita, raciocínio ou matemática;  Nível de inteligência mediano ou acima da média

National Joint Committee of Learning Disabilities  Não incluem problemas de aprendizagem que são principalmente resultado de: • deficiências visuais, auditivas ou motoras; • retardo mental; • perturbação emocional; • desvantagens ambientais, culturais ou econômicas.

Dificuldades para Aprendizagem “Termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo” (Newra Rotta e cols, 2006)

Dificuldades para Aprendizagem Fatores relacionados com a ESCOLA Fatores relacionados com a FAMÍLIA Fatores relacionados com a CRIANÇA

Transtornos de Aprendizagem Prevalência: 2 a 10% (3 – 5% Brasil – Ciasca, 2003) Meninos 6:1 (Ciasca , 2003) Etiologia: MULTIFATORIAL (imaturidade, lesões específicas do cérebro, fatores hereditários e ou disfunções químicas).

Transtornos de Aprendizagem Anamnese 1. Queixa Principal 2 .História da Doença Atual 3.História Familiar 4.Hábitos do dia-a-dia 5.Antecedentes maternos 6.Antecedentes Gestacionais 7. Parto e período neonatal 8. Desenvolvimento neuropsicomotor

Transtornos de Aprendizagem I. Exame Físico II. Exame Neurológico III. Exame das Funções Corticais Superiores IV. Exames Complementares

Transtornos de Aprendizagem Transtorno da Leitura Transtorno da Matemática Transtorno da Expressão Escrita

Learning Disabilities Research & Practice, Feb 2010 A Longitudinal Study of Risk-Taking Behavior in Adolescents with Learning Disabilities (McNamara, John K.; Willoughby, Teena) Relação entre adolescentes e comportamento de risco (álcool, tabagismo, uso de drogas, delinqüência e os atos de agressão) e transtornos de aprendizagem.  307 adolescentes com e sem transtornos de aprendizagem

Journal of Child Psychology and Psychiatry, Mar 2010 Comorbidity of Learning Disorders: Prevalence and Familial Transmission (Landerl, Karin; Moll, Kristina)  2586 crianças do ensino fundamental  293 crianças com pelo menos um transtorno de aprendizagem  Déficits em aritmética, leitura e escrita: 4 a 5x mais frequentes em crianças que já apresentavam um transtorno, em relação à população total.  TA > Meninas – TL > Meninos  TA – TL: como comorbidade, mais comum em meninas