Piaget: linguagem e as operações intelectuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

Teoria dos Campos Conceituais
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA.
Epistemologia genética – Jean Piaget
PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Gisele Alt de Oliveira Liseane Silveira Camargo
A Função Simbólica Seminário Aprendizagem Humana:processo de construção. Profº. Dr. Fernando Becker Alunas: Flávia Rizzon e Rosangela Duarte.
APRENDER A APRENDER Juan Delval
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
PENSAMENTO E LINGUAGEM
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
A Pré-História da Linguagem Escrita
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget Entrevista Clínica
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
Teoria Psicogenética de Piaget
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Educação.
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Classificação das estruturas cognitivas
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O trabalho de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Provas Operatórias Piagetianas
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Formação da função simbólica
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
O aparecimento da consciência humana
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
SEMINÁRIO AVANÇADO: LIMITES E POSSIBILIDADES LÓGICOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE A PROJEÇÃO DAS SOMBRAS Cap. 13 – Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente.
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Teoria do desenvolvimento cognitivo
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Função Simbólica e Aprendizagem
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
1. Pressupostos da teoria walloniana
Transcrição da apresentação:

Piaget: linguagem e as operações intelectuais Inicialmente Piaget acreditava numa relação estreita entre linguagem e pensamento, e portanto só estudava o pensamento verbal; Posteriormente ao estudo dos vários estágios de desenvolvimento, acredita que existe uma lógica da coordenação das ações mais profunda do que a lógica ligada à linguagem; A linguagem é condição necessária na consecução das estruturas lógicas, mas não é condição suficiente na sua formação e no que respeita às estruturas lógico-matemáticas elementares; Este fato constitui uma insuficiência da linguagem compensado pela participação das ações e da inteligência sensório-motora.

É na linguagem que estão inscritas as primeiras estruturas operatórias; Em primeiro lugar, nas operações concretas que se relacionam com os objetos (classes, números); Em segundo lugar, o sentido atribuído aos diferentes substantivos; As operações formais com a possibilidade de raciocinar a partir de simples hipóteses, são asseguradas pelo manejo da linguagem.

Pressupostos: A linguagem pode ser condição necessária à consecução das operações lógico-matemáticas sem com isso ser condição suficiente à sua formação; 1. Será que as raízes destas operações são anteriores à linguagem ou devem procurar-se nas condutas verbais? No nível sensório-motor verifica-se já a elaboração de um sistema de esquemas que prefiguram certos aspectos das estruturas de classes e relações; O esquema torna-se uma espécie de conceito prático, e na presença de um objeto novo para ele procura assimilá-lo generalizando-o;

A generalização dos esquemas é como que uma classificação em «compreensão» (qualidades comuns à generalização) e em «extensão» (situações à qual se aplica) mas sem que o indivíduo seja capaz de representar; A coordenação dos esquemas conduz a inferências práticas e principalmente a prefigurações das futuras noções de conservação e de reversibilidade operatória; Um exemplo destas prefigurações é o esquema de objeto permanente que constitui uma espécie de invariante do grupo.

Desta forma, anteriormente às operações formuladas pela linguagem existe uma espécie de lógica de coordenação das ações que manifestam relações de ordem e ligações de da parte ao todo (encaixe); Considerando que as operações resultam da interiorização das ações e das suas coordenações, permanecem independentes da linguagem; Antes da constituição das operações hipotético-dedutivas estreitamente solidárias com a palavra, observa-se o período das operações concretas ligadas à manipulação dos objetos.

2.  A formação do pensamento está ligada à aquisição da linguagem ou à função simbólica geral? A formação do pensamento enquanto representação conceitual é seguramente correlativa da aquisição da linguagem pela criança; No entanto, o primeiro processo não é um resultado causal simples do segundo, pois ambos são solidários de um outro mais geral, a constituição da função simbólica. A linguagem surge no mesmo nível de desenvolvimento que o jogo simbólico, a imitação diferida e a imagem mental enquanto imitação interiorizada.

A transição entre as condutas sensório-motoras e as condutas simbólicas é assegurada pela imitação, cujos prolongamentos diferidos e a sua interiorização asseguram a diferenciação dos significantes e significados; É neste contexto de imitação que se adquire a linguagem, e este fato imitativo constitui um auxiliar essencial uma vez que se a aprendizagem da linguagem dependesse apenas de condicionamentos deveria ser muito mais precoce; É legitimo considerar a linguagem como desempenhando um papel central na formação do pensamento na medida em que constitui uma das manifestações da função simbólica, cujo desenvolvimento é dominado pela inteligência no seu funcionamento total.

3. Para se constituir no espírito da criança as estruturas operatórias é suficiente a transmissão verbal? A linguagem é condição necessária (mas não suficiente) à constituição das operações porque: * Apesar das classificações inscritas na linguagem, só no nível das operações concretas (7-8 anos) é que domina o manejo das definições inclusivas e das classificações em geral; * As expressões verbais que implicam uma conotação na inclusão duma subclasse numa classe (“algumas das minhas flores são amarelas”), só são dominadas graças ao jogo das operações aditivas e multiplicativas de classe, no nível em que a própria inclusão é assegurada; * A prática da numeração falada não basta para assegurar a conservação dos conjuntos numéricos, etc. A linguagem favorece a interiorização das ações e operações mas não cria nem transmite as estruturas já feitas por via exclusivamente linguística.

Através da análise prosseguida das relações entre o nível linguístico e o nível operatório a propósito de perturbações do desenvolvimento nestes domínios, autores evidenciam que um forte atraso linguístico não é acompanhado de nenhuma perturbação das operações intelectuais, e vice-versa. A análise das operações intelectuais nos surdos mostrou que estes possuem função simbólica sem conseguirem só por si chegar à linguagem articulada e que não são menos aptos em dominar as operações essenciais (ex.: seriação, classificação, perspectiva).