Ler/Dort Nas dorsalgias Consultoria: Amaro Lopes Araujo Ailton Santos de oliveira Cassiano Roberto Edenadir Valério Raiana Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
Advertisements

Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
Evelin Amorim Sabina Santos
DOR LOMBAR AGUDA.
COLUNA VERTEBRAL 1- Coluna cervical 2- Coluna toráxica
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA FISIOTERAPIA / TRAUMATOLOGIA
TRABALHO DE MÓDULO PATOLOGIAS:
Artropatias Inflamatórias
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
Prevenção da osteoporose
A posição correta na cadeira
POSTURA CORPORAL.
Disciplina de anatomia
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Coluna vertebral.
INTRODUÇÃO A IMAGINOLOGIA SISTEMA ÓSSEO – COLUNA VERTEBRAL
Caso Clínico Ortopedia
Sitema esquelético.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Deformidades Escoliose Pectus Carinatum (protusão)
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
cervicalgia e cervicobraquialgia Nayara Pereira
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Sistema Ósseo.
Distúrbios Musculoesqueléticos
Alexandre José Exposto
OSSOS E MÚSCULOS.
Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás em fase de desenvolvimento.
 Fisioterapeuta Taciana Tonial  CREFITO F  CREA-PR VI SIPAT  27/08/2013.
SISTEMA ESQUELÉTICO Prof° Leandro Penitente. DIVISÃO DO CORPO HUMANO.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características.
Exercícios Resistidos (musculação)
MOCHILAS ESCOLARES COMO PRESERVAR SUA COLUNA E TER BOA POSTURA!
Universidade do Sul de Santa Catarina Disciplina: Propedêutica em Fisioterapia Professora: Anelise Alunas: Ana Paula Fernandes Martins Laís Benke Mariana.
E o que são as c cc cartilagens? Vamos então fazer uma pequena viagem pelos ossos do nosso corpo… tecido mais maleável que o tecido ósseo. …não havia ossos.
Apresentação da Disciplina Aula 1
Sistema Esquelético.
Seminário Lombalgia Rosália Rosa RA.:C Vanusa Reis RA: A2815D0  
PROFESSORA : ANA CAROLINA
Sistema esquelético e muscular
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Distúrbios da Medula Espinhal Profa Laura
SUGESTÃO CHICAGO JACINTA BERNARDO SASSETI.
SISTEMA LOCOMOTOR Página 87.
Avaliação Músculo-Esquelética
Sistema esquelético.
GRACE BRUNA SERGIO DIOSER
Sistema Nervoso.
O Corpo Humano Os Ossos.
Sistema Esquelético Também chamado de “Sistema Ósseo”
POSTURA Profa. Elaine Dias Especialista em Fisioterapia Desportiva
Projeto de Extensão Universitário Primeiros Socorros FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSES.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
Andréia Santos Formação: Graduada em Gestão de Segurança Privada – UNIP Pós-Graduada em Marketing-IDAAM
? Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Doenças do foro neurológico
Sitema esquelético.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso Introdução
Ossos.
O Corpo Humano Os Ossos.
TRABALHO DE CIÊNCIAS SISTEMA LOCOMOTOR.  O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre.
“O Trabalho industrializado, mecanizado e a automação, aliados a uma busca constante pela produtividade e alta qualidade, vêm impondo condições extremamente.
FRATURAS E LUXAÇÕES Alunos: Deborah E. Furtado Hugo Vianna Professora: Carolina Sampaio.
ERGONOMIA 1 Ergonomia. 2 Origem da Ergonomia ERGONOMIA (FATORES HUMANOS) A figura abaixo mostra a origem da ergonomia, a partir do inter- relacionamento.
Transcrição da apresentação:

Ler/Dort Nas dorsalgias Consultoria: Amaro Lopes Araujo Ailton Santos de oliveira Cassiano Roberto Edenadir Valério Raiana Silva

Introdução: A maioria das dores nas costas são causadas por intermédio da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) também são frequentes. Os dois casos estão relacionados e consistem em doenças causadas por movimentos repetitivos e contínuos, que geram desgaste e lesões nos nervos, tendões e músculos.rLesão por Esforço Repetitivo Cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho notificadas nos últimos 10 anos no país são representados pelas LER/DORT, o que evidencia a gravidade e a abrangência do problema..

Doenças laborais mais frequentes apontadas pelo Ler/Dort! na região das costas Entre as muitas doenças laborais A “dor nas costas” é a segunda causa mais frequente de faltas no trabalho e visitas aos consultórios. No Brasil é considerada a doença crônica mais comum, atingindo cerca de 36% da população, segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública;2010

Trajetória da curvatura

1. Problemas de coluna A má postura afeta toda a coluna, desde a parte cervical (região do pescoço), torácica (costas) até a região lombar (parte próxima dos quadris). A tensão e o estresse na musculatura podem causar graves dores e desconfortos. Existem três tipos de desvios posturais na coluna:  Cifose: aumento da curvatura da coluna torácica.  Lordose: acentuação da curvatura da coluna lombar.  Escoliose: presença de uma ou mais curvaturas na coluna em sentido lateral.

2. Cervicalgias Cervicalgia é uma dor localizada nas vértebras cervicais. Ela pode ser crônica(quando dura várias semanas) ou aguda (quando só dura alguns dias). A forma da cervicalgia aguda mais comum é a torcicolo. A coluna cervical é composta de sete vértebras, ligadas por músculos e ligamentos, que formam uma ponte óssea entre a cabeça e o tronco. Ela controla os movimentos da cabeça em relação ao tronco e assegura a sua sustentação. É a porção da coluna vertebral mais frágil. A cervicalgia é um problema frequente que afeta mais as mulheres do que os homens.

3. Lombalgias A lombalgia pode ser definida como uma dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos".lombalgia

4. Dorsalgias A dor nas costas, também conhecida como dorsalgia, é, hoje, um dos principais motivos de afastamento do trabalho. Sua causa pode ser desde um estresse até uma hérnia de disco. A dorsalgia é a síndrome clínica caracterizada por dor na região torácica posterior. A dor nessa região pode estar relacionada às estruturas ósseas A coluna vertebral é formada por 32 vértebras divididas por 7 vértebras cervicais (pescoço), 12 torácicas (meios das costas, região dorsal), 5 lombares (costas baixa), 5 sacrais e 3 coccix. 5 sacrais 3 coccix

Sintomas da dorsalgia I Dor nas costas pode vir de repente e durar menos de seis semanas (aguda), o que pode ser causado por uma queda ou trabalho pesado. Dor nas costas que dura mais de três meses (crônica) é menos comum que a dor aguda. Dor nas costas geralmente se desenvolve sem uma causa específica que seu médico pode identificar com um teste ou estudo de imagem e pode vir com os seguintes sintomas.

Sintomas da dorsalgia II  Estirpe muscular ou ligamentar. O trabalho pesado repetido ou um movimento súbito e desajeitado podem esticar os músculos das costas e os ligamentos da coluna vertebral.  Discos abaulamento ou ruptura. Discos agem como almofadas entre os ossos (vértebras) da coluna.  Artrite. A osteoartrite pode afetar a parte inferior das costas. Em alguns casos, a artrite na coluna pode levar a um estreitamento do espaço ao redor da medula espinhal, uma condição chamada estenose espinhal. Artritemedula espinhal  Irregularidades esqueléticas. Dor nas costas pode ocorrer se sua espinha se curva de forma anormal.  Osteoporose As vértebras da coluna podem desenvolver fraturas por compressão se os ossos se tornarem porosos e quebradiços. Osteoporose

Principais fatores ergonômicos ou de riscos que contribui para a dorsalgia  Movimentos repetitivos;  Posturas inadequadas;  Pressão psicológica;  Jornadas de trabalho prolongadas;  Iluminação inadequada.

Prevenção: Como contribuição, além da palestra apresentamos algumas medidas de Prevenção. Para prevenir as lesões por esforço repetitivo e os distúrbios osteomusculares principalmente nas costas. É preciso começar com algumas dicas:

Postura correta no ambiente de trabalho para evitar doenças laborais No escritório ou na loja comercial

Levantando peso

Atendendo o celular

Postura em pé Uma postura corporal ruim pode afetar funções como digestão, respiração, evacuação, músculos, articulações e ligamentos. Logo, a saúde geral pode ser comprometida por uma má postura corporal. Uma boa postura decorre da manutenção de três curvaturas normais da espinha. As curvas do pescoço (cervical), torácica (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas) devem ser alinhadas e equilibradas.

Postura ao sentar-se

Postura ao andar e ao dormir

Atividade laborais para empresas Ginástica laboral preparatória Nessa etapa, alongam-se os músculos, aquecendo-os para as atividades pertinentes ao trabalho. Ginástica compensatória Ginástica de relaxamento

Obrigado!