A Pesquisa Educacional na Perspectiva Multicultural: reflexões e práticas. Ana Ivenicki Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Abordagens metodológicas em pesquisas de Administração Gilberto de Andrade Martins, 1997.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Educação Superior em Ibero-américa
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade.
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
III CONGRESSO NACIONAL DE DIVERSIDADES E QUESTÕES ETNICORRACIAIS
GT – Redes Internacionais de Conhecimento
Conselho Municipal de Educação de Porciúncula
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
Elaboração de um projeto de pesquisa
O ensino de História: teoria e prática
Abordagens Mistas e Triangulação
A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017.
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
Antônio Augusto Moura da Silva
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
Grupos que pesquisam EAD no Brasil na área de Artes
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Discente: Orientador(a): .....
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Acesso Aberto ao Conhecimento Científico
em Educação em Direitos Humanos
A formação do professor na UFMS
METODOLOGIA TRABALHO CIENTÍFICO
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Nome do trabalho científico, do projeto, ou da iniciativa
ENSINO RELIGIOSO: Desafios e Perspectivas. Por quê? Como? O quê? Para quê? Outra vez? ENSINO RELIGIOSO?
Logo da Unidade Acadêmica
Logo da Unidade Acadêmica
Nome do trabalho científico, do projeto, ou da iniciativa
Teorias do currículo.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Semana de iniciação científica da UFMG
CIÊNCIA POLÍTICA AULA 10.
PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL.
EDUCAÇÃO ESPECIAL PCNP – Gediane Tenório.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
3º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES Título do Artigo
ADICIONAR TÍTULO EIXO: COLOQUE A ÁREA TEMÁTICA DO SEU TRABALHO
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania Mestranda: Karla.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

A Pesquisa Educacional na Perspectiva Multicultural: reflexões e práticas. Ana Ivenicki Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora do CNPq Conversa com o Autor, Revista Ensaio, CESGRANRIO, 19/05/2016 I

Objetivos Discutir o conceito de multiculturalismo e suas abordagens; Analisar os sentidos da pesquisa educacional multicultural e suas dimensões Argumentar pela perspectiva multicultural em estudos de temáticas curriculares e de avaliação de políticas/plano nacional de educação aivenicki

Multiculturalismo e suas Abordagens O respeito à diversidade e o desafio a preconceitos A construção da identidade em seus níveis; a problematização do binômio normalidade/diferença Perspectivas folclórica, crítica, pós-colonial, decolonial A tradução nas respostas concretas nas diferentes áreas curriculares e na pesquisa aivenicki

Argumento central: potenciais da pesquisa multicultural vista como multidimensional O pesquisador como sujeito multicultural As temáticas multiculturais explícitas e/ou implícitas As metodologias como paradigmas multiculturais em ação Os potenciais da pesquisa multicultural em estudos de temáticas curriculares e de avaliação de políticas/plano nacional de educação aivenicki

O pesquisador como sujeito multicultural A articulação da pesquisa à identidade multicultural do pesquisador A tradução da identidade no paradigma que informa a pesquisa Paradigmas tradicionais e os paradigmas híbridos/mestiços/emergentes: o paradigma multicultural aivenicki )

As temáticas multiculturais explícitas e/ou implícitas Temáticas multiculturais implícitas/potenciais multiculturais Temáticas convencionais e o olhar multicultural de análise aivenicki

As metodologias como paradigmas multiculturais em ação Metodologias como paradigmas do pesquisador multicultural em ação A pesquisa multicultural rompendo preconceitos e mitos As fontes plurais; a criação de dados como fenômenos multiculturais Critérios de rigor na pesquisa multicultural: comuns, metodológicos, paradigmáticos- subjetividade, objetividade, universalismo, relativismo, universalismo a-posteriori aivenicki

. pesquisas de estudo de caso do tipo etnográfico Os potenciais da pesquisa multicultural em estudos de temáticas curriculares e de avaliação de políticas/plano nacional de educação Currículo: . pesquisas de estudo de caso do tipo etnográfico

CONCLUSÕES Obrigada! aivenicki@gmail.com Pesquisa: atitude crítica Pesquisador como sujeito multicultural, metodologias quantitativas e qualitativas, paradigmas plurais; rompimento de fronteiras, mas critérios de rigor necessários Formação de profissionais em todas as áreas como sujeitos que primam pelo rigor acadêmico e que contribuem para a valorização da diversidade e o desafio a preconceitos Obrigada! aivenicki@gmail.com