AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Plano de Trabalho Docente
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
DCE SOCIOLOGIA 2008.
Gestão do Conhecimento
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Interdisciplinaridade
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
Faculdade de Educação de Costa Rica
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
Fundamentos históricos da Educação
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013
Sistemas Operacionais
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PLANO DE ENSINO – 1° SEMESTRE/2013
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
As Concepções Pedagógicas.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Competências Profissionais
Plano de curso História da Educação Brasileira
Faculdade Piaget - Brasil
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Transcrição da apresentação:

AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina

Apresentação do Professor Formação acadêmica. Atuação profissional. Expectativas para o novo trabalho que se inicia, na Faculdade Internacional Signorelli

Apresentação da Disciplina Disciplina- Fundamentos Políticos e Econômicos da Educação. Horário: 5ª e 6ª feiras, das 20:30 às 21:50. Ementa: Desenvolvimento econômico e globalização.A nova ordem mundial e a educação.Relação entre economia e educação.Financiamento da educação. Análise de políticas públicas: realidades sócio-econômicas em que se têm articulado e levadas a efeito.Políticas de garantia de acesso e permanência na escola básica; suficiência e eqüidade na oferta de oportunidades educacionais.

Objetivos trabalhar os conhecimentos teórico-práticos relativos aos fundamentos políticos e econômicos do fenômeno educativo. situar as transformações ocorridas no mundo do trabalho e suas implicações para a educação analisar as bases teóricas referentes à validade do trabalho como categoria central nas relações da sociedade industrial. analisar o fenômeno da modernidade estabelecendo sua relação com a educação. analisar o processo de globalização e explicar a organização da educação na sociedade capitalista contemporânea

Programa 1- Conceituações introdutórias 1.1. Relações entre Estado, Política, Economia e Educação 1.2. Relações entre educação e desenvolvimento econômico-social. 2- Modernidade e Educação. 2.1.Características da Modernidade 2.2.A educação no contexto da sociedade moderna. 3- A Crítica da economia política 3.1- .Karl Marx e a teoria do valor-trabalho. 3.2-Gestão científica do trabalho humano - A cooperação simples, manufatura e grande indústria - O taylorismo: a gerência científica . - O fordismo - A teoria do capital humano e a economia da educação - Teorias do desenvolvimento e educação

Programa 4- Desenvolvimento econômico e globalização 4.1.Reestruturação capitalista e a nova ordem mundial ; reestruturação da produção e divisão do trabalho 4.2. Globalização e neoliberalismo: as teorias da globalização. 5- Educação e trabalho no contexto da sociedade contemporânea. 5.1. Atuais desafios: a formação dos trabalhadores e dos professores

Programa 6. Educação, consumo e investimento 6.1. Financiamento e custos da educação 6.2. Políticas de garantia de acesso e permanência na escola básica 6.3. Suficiência e equidade na oferta de oportunidades educacionais.

Bibliografia Básica PIRES, Valdemir.Economia da educação: para além do capital humano. São Paulo:Cortez Editora,2005. SILVA,Luiz Heron da (Org). A escola cidadã no contexto da globalização.5.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

Bibliografia Complementar ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.OLIVEIRA, Francisco de. Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001. FRIGOTTO, Gaudencio(Org.);CIAVATTA, Maria(Org.). Teoria e educacao no labirinto do capital. 2. ed. Petropolis: Vozes, 2001. SANTOS, M. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 SADER, Emir(Org.);GENTILI, Pablo(Org.). Pos-neoliberalismo II : que Estado para que democracia?. 4. Ed. Petropolis: Vozes, 2004. (Colecao a outra margem).

Visão Geral da Disciplina Busca esclarecer conceitos fundamentais nas relações de poder que se estabelecem na sociedade, a partir da análise das ações políticas e econômicas mundiais e suas influências no cenário nacional, estabelecendo a estreita ligação com a Educação.

As aulas se apoiarão no seguinte tripé Metodologia As aulas se apoiarão no seguinte tripé Cenário Global (Análise) Cenário Escolar (análise do impacto das mudanças no cotidiano escolar) Cenário Nacional: ( mudanças propostas: análise e relações)

Avaliação Datas Avaliação Individual (A1 e A2): 7,0 pts A1- 29 de abril; A2- 10 de junho; A3- 08 de julho Critérios Avaliação Individual (A1 e A2): 7,0 pts Trabalhos (em grupo ou individual): 3,0pts Avaliação Final (A3): 10,0 pts.

Estrutura das Avaliações Individuais- A1 e A2 Cultura Geral Múltipla Escolha 2 0,5 cada = 1,0 Formação Geral / Profissional Discursiva 1 1,0 Conteúdo Específico da Disciplina 3 1,0 cada = 3,0 1,0 cada = 2,0 SUBTOTAL XXXX 9 7,0 OUTRAS ATIVIDADES 3,0 TOTAL 10,0

Avaliação Final - A3 Cultura Geral Múltipla Escolha 2 0,5 cada = 1,0 Formação Geral / Profissional Discursiva 1 2,0 Conteúdo Específico da Disciplina 3 1,0 cada = 3,0 2,0 cada = 4,0 SUBTOTAL XXXX 9 10,0 OUTRAS ATIVIDADES TOTAL

Orientações Importantes Veja o assunto da próxima aula. Procure ler os artigos/textos indicados. Essas duas atitudes trarão o dinamismo esperado nas aulas, favorecerão a troca, o diálogo e a interação entre todos que estão envolvidos neste processo de construção do conhecimento. Sua presença é muito importante. Mas, se por algum motivo tiver que se ausentar, não deixe de justificar sua ausência.

Próxima Aula Conceituações Introdutórias Estado, Política, Economia e Educação Relações que se estabelecem entre tais cenários.