Portfólio de Estágio Supervisionado

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Transcrição da apresentação:

Portfólio de Estágio Supervisionado Aluno(a) Matrícula

1 - Justificativa

2 - Plano do Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia 2.1 – Distribuição dos Estágios nos períodos de Pedagogia Período Eixo Temático do Curso Carga Horária Temática a ser desenvolvida 1º Sociedade, Educação e Cidadania 20 horas - Visitas realizadas em escolas e espaços sócio educativo. 2º 40 horas - Observações das condições estruturais e organizacionais e do modelo de gestão das escolas, públicas ou privadas. - Observações de atividades pedagógicas em espaço sócio educativo. 3º Escola: Projeto e Prática Pedagógica 60 horas - Observar aspectos do currículo formal expresso no Projeto Pedagógico e sua implementação na escola. -Realização de atividades em espaço sócio educativo. 4 º Ação Docente e Sala de Aula - Observar e analisar o processo de tomada de decisão e as formas de participação na gestão escolar. - Realização de atividades em espaço sócio educativo.

5º Ação docente em Sala de Aula 60 horas - Analisar o trabalho interdisciplinar no cotidiano escolar do Ensino Fundamental e da Educação Infantil; - Descrever os Projetos interdisciplinares encontrados na unidade escolar. - Realização de atividades em espaço sócio educativo. 6º - Participar da elaboração, execução e avaliação de projetos educativos (projetos de atividade) interdisciplinares, especificamente voltados para um determinado grupo de alunos ( da Educação Básica). 7º Ação Docente em Sala de Aula 40 horas - Análise da atividade de estágio e sua contribuição para a formação do educador - O Estágio e a integração da teoria com a prática na formação do Pedagogo - O estágio e a prática de pesquisa em educação.

8º Praxis Educacional, Produção do Conhecimento e Identidade do profissional da educação 20 horas Elaboração do Relatório Final do Estágio, com base nos Relatórios anteriores, fazendo uma análise crítica; Avaliar o Estágio, realizado durante o curso, através de um Portifólio. -Realização de atividades em espaço educativo.

3 – O Estágio Supervisionado de acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia Segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia: ... O programa de estágio (...) privilegia a docência, num processo de compartilhamento dos estagiários com professores experientes, em escolas parceiras, unidades campos de estágio. O estágio curricular supervisionado pressupõe a articulação entre a instituição formadora e a escola parceira e o acompanhamento sistemático do professor supervisor de estágio e do profissional do campo, tomado como referência o plano de estágio do aluno, elaborado conjuntamente.

Efetivados desta maneira, a prática pedagógica e o estágio supervisionado, propiciando que o futuro educador experimente atitudes, modelos didáticos, modos de organização escolar, possibilitarão a construção das competências desejáveis, mediante: atuação em situações contextualizadas; estudos exploratórios e de casos; participação no trabalho coletivo da escola; implementação de projetos na instituição escolar; elaboração de material didático e uso de novas tecnologias de ensino participação em atividades de integração escola-comunidade etc.

A articulação entre a prática pedagógica e o estágio supervisionado, efetivada em um processo de intervenção na realidade, possibilitará o engajamento do aluno no campo profissional, favorecendo e, ao mesmo tempo, resultando a integração ensino-pesquisa-extensão.

4 – Registro das atividades realizadas nos estágios supervisionados (Estágios de I ao VI) 4.1 – Apresentação e descrição das atividades realizadas em espaços escolares A – Caracterização das escolas. B – Explicar o relacionamento da escola com a comunidade. C – Descrição do processo de gestão da(s) escola(s). D – Descrição do espaço escolar. E – Informações sobre: - O Projeto Pedagógico (PPP) e o Planejamento Curricular; - O Regimento Escolar e outros documentos produzidos pela gestão da Escola. F – Observações sobre o trabalho interdisciplinar no cotidiano escolar G – Informações sobre projetos interdisciplinares e o processo de avaliação

5 – Apresentação e descrição das atividades realizadas nos estágios 5.1 – Apresentação e descrição das atividades de estágio realizadas em espaços escolares

5.2 – Apresentação e descrição das atividades de estágio realizadas em espaços não escolares

6 – Apresentação da análise teórica/crítica de cada estágio, estabelecendo um diálogo com as teorias trabalhadas no curso de Pedagogia com a prática vivenciada em cada estágio (Estágio VIII)

7 – Conclusões

Anexos