O que é Aprendizagem?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Matemática para todos Educação Básica
Estruturalismo e Funcionalismo
PSICOLOGIA.
Características Biográficas:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Trabalho Escolar de Filosofia
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Competência Interpessoal
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
1.Consciência (Chalmers,1997)
Psicologia da Aprendizagem
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Teorias de Aprendizagem
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Teorias da Aprendizagem
O aluno elaborando conceitos
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Ginástica Geral.
O trabalho de Jean Piaget
Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Terapia cognitivo comportamental
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
CONDICIONAMENTO Antonio Lemos.
e o comportamento verbal
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Comportamento do consumidor
AS EMOÇÕES.
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Veridiana Alves. CONDICIONAMENTOCOGNITIVISTAS  Aprendemos hábitos  Aprendemos a associação entre um estímulo e uma reposta  Aprendemos praticando 
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Processamento de Informação
OS BEHAVIORISMOS.
Professor Dr. Renato Vaz
Psicologia, Infância e Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Aprendizagem da matemática
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

O que é Aprendizagem?

O que é a aprendizagem e quais são suas características? um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta, como se verifica na teoria na teoria conexionista da aprendizagem; O ajustamento ou adaptação do indivíduo ao ambiente, conforme a teoria funcionalista; Um processo de reforço do comportamento, segundo a teoria baseada em um sistema dedutivo-hipotético, formulada por Hull;

O que é a aprendizagem e quais são suas características? Um condicionamento de reações, realizado por diversas formas, tal como se verifica, por exemplo, no condicionamento contíguo de Guthrie ou no condicionamento operante de Skinner; Um processo perceptivo, em que se dá uma mudança na estrutura cognitiva, de acordo com as proposições das teorias gestaltistas.

As vias de aprendizagem e seus modelos Se confundem com os modelos de aprendizagem ou seja, com tipos de aprendizagem; Meios pelos quais a aprendizagem acontece. Fenômeno da aprendizagem é um só, condicionado por três elementos básicos: cognição, psicomotricidade e afetividade; Cada modalidade de aprendizagem é caracterizada pelo predomínio de um desses três aspectos;

As vias de aprendizagem e seus modelos O elemento básico de toda e qualquer aprendizagem é a memória; Vias de aprendizagem Aprendizagem por experiência de vida ou vivencial; Aprendizagem por tradição; Aprendizagem por imitação; Aprendizagem por reflexão pessoal; Aprendizagem por diálogo; Aprendizagem por pesquisa científica; Aprendizagem por intuição; Aprendizagem por hábito; Aprendizagem por condicionamento

APRENDIZAGEM COGNITIVA A aprendizagem cognitiva é aquela em cujo processamento predominam os elementos de natureza intelectual tais como percepção, raciocínio, memória, etc, e constituem uma aprendizagem do tipo ideativo onde se pode-se distinguir conhecimento de informação; A aprendizadem ideativa não pode prescindir das funções cognitivas: - percepção refere-se a forma como o indivíduo interpreta os estímulos do meio ambiente utilizando sua experiência e vivência anteriores e necessidades presentes, diretamente através dos órgãos dos sentidos;

APRENDIZAGEM COGNITIVA Atenção entre os muitos estímulos do meio ambiente, o indivíduo seleciona e percebe somente alguns aspectos ambientais. - 2 tipos de atenção : voluntária e involuntária. Na atenção involuntária ou espontânea a pessoa parece ter menos atuação sobre a escolha de sua atenção Na atenção voluntária o indivíduo escolhe o foco da sua atenção que exige um esforço mental para determinado fim. É uma atividade psíquica que permite as representações dos conceitos dos objetos da atenção para que permaneçam por maior ou menor tempo no campo da consciência.

APRENDIZAGEM COGNITIVA Formação de conceitos – aquisição de conhecimentos organizados sob a forma de conceitos ou ideias gerais: 1ª etapa- percepção do objeto; mais tarde na ausência do objeto sua imagem é evocada; Memória- constitui um dos fatores que colabora para o exercício das funções do raciocínio e da generalização Na aprendizagem ideativa, isto é de conceitos e princípios, podem assinalar os processos de insigth e do ensaio-erro

Aprendizagem psicomotora Execução de movimentos ou tarefas motoras com base cognitiva e afetiva é representada pela aquisição de habilidades e destrezas para realizar determinadas tarefas; Habilidade representa a potencialidade; A destreza a efetivação desta potencialidade; Através das habilidades de destrezas o indivíduo adquire o automatismo que são padrões fixos de condutas selecionadas;

Aprendizagem psicomotora Os padrões podem se classificar em 2: primários e secundários; Padrões primários movimentos globais do corpo; Padrões secundários envolve o controle do músculos menores; Fatores que contribuem para que essa aprendizagem ocorra: A- compreensão da situação B- a coordenação de movimentos C-automatização da aprendizagem

Aprendizagem afetiva Aprendizagem de valores que estruturam a maneira de ver e de sentir. Valores que marcam a individualidade comportamental e todos os setores da vida. Aspecto afetivo - emocional participa mais afetivamente no processo de aprendizagem, como que estado de aceitação, não aceitação ou de expectativa a algo. Muitas experiências que ocorrem em momentos difíceis e conturbados de nossa vida acabam influenciando nossa aprendizagem.

Aprendizagem afetiva São dois processos básicos: 1- processo de condicionamento de reação- uma resposta afetiva agradável por determinada situação, ou à situação semelhante; 2- processo de imitação – quando alguém imita, age propositadamente para atingir um objetivo ou para evitar consequências desagráveis.