O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO

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Transcrição da apresentação:

O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO Profa. Andréia Vicente

Os Impactos da Tecnologia A tecnologia, principalmente a tecnologia de informação, mudou radicalmente o comportamento organizacional nos últimos anos. E ao que parece, todas as tecnologias existentes e as que ainda irão surgir, irão mudar o cenário empresarial em uma velocidade ainda maior nos próximos anos. A tecnologia passa a ser então uma grande ferramenta de competitividade, mas o fundamental de qualquer tecnologia não é a tecnologia em si, mas quem manuseia e como manuseia essa tecnologia. Daí a importância da capacitação dos funcionários para o uso da tecnologia, da compreensão de como aprendem, percebem e lidam com a tecnologia e da diminuição da resistência no seu uso. .

Algumas principais revoluções A internet que vem implantando uma nova forma de relacionamentos. Diante dos recursos que a rede mundial vêm implementando, não é mais possível aceitar que a internet é um “mundo paralelo”. Ela é apenas um novo espaço (chamado de cibercultura) onde as pessoas estão atuando como se estivessem atuando no mundo físico. Hoje usamos a internet para nos comunicar, realizar negócios, fazer processos seletivos de empresas, tirar dúvidas, estudar e muito mais.

Novas formas e canais de distribuição e de comunicação estão mudando a forma das empresas realizarem negócios. Empresas que usam sistemas integrados de entrega de mercadorias fazem com que os clientes recebam rapidamente os bens que querem consumir. Novos canais de comunicação como telefones móveis e computadores de mão estreitam o contato entre empresas, entre consumidores, entre governos e entre esses e outros grupos.

A otimização da produção diminui custos e aumenta a competitividade A otimização da produção diminui custos e aumenta a competitividade. Muitas organizações são fornecedoras de várias outras organizações para otimizar o processo de produção. Por exemplo, poucas empresas hoje fabricam componentes eletrônicos para computadores, para aparelhos eletrônicos em geral e até mesmo para automóveis. Essas poucas empresas produzem em larga escala, diminuindo seus custos e preços e oferecendo seus sub-produtos para inúmeras empresas que vão oferecer os equipamentos montados por preços muito mais competitivos e com uma qualidade padronizada.

O Brasil é um dos líderes mundiais em consumo de Internet e o comércio eletrônico estava no auge em 2010, atingindo a marca de 20 milhões de pessoas que efetuaram pelo menos uma compra pela Internet já no primeiro semestre do ano, gerando um aumento de quase 45% no faturamento, se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do portal e-Bit Informações.

De fato, ao falarmos em marketing digital, sabe-se que investir é o diferencial do negócio. Apesar de a modalidade compras coletivas oferecer opções de publicidade com baixo custo às empresas, sem investimento estratégico em marketing de Internet os negócios tendem a não prosperar. As corporações que escolhem veicular seus produtos e serviços em sites de compras coletivas na verdade estão optando por dedicar seus esforços publicitários ao público-alvo do mercado digital. Neste cenário figuram não somente os concorrentes – centenas de websites genéricos que pipocam todos os dias – como também os concorrentes indiretos: outros sites que atingem o público em questão por meio de apelos diferentes, como é o caso do serviço de microblog Twitter, que hoje é palco de publicidade paga atrelada a grandes nomes da televisão, funcionando no sistema boca a boca virtual, por meio da troca de links entre perfis corporativos e usuários.

Neste cenário figuram não somente os concorrentes – centenas de websites genéricos que pipocam todos os dias – como também os concorrentes indiretos: outros sites que atingem o público em questão por meio de apelos diferentes, como é o caso do serviço de microblog Twitter, que hoje é palco de publicidade paga atrelada a grandes nomes da televisão, funcionando no sistema boca a boca virtual, por meio da troca de links entre perfis corporativos e usuários.