Divisão (semana 8).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Junior Barreto TEORIA DOS DETERMINANTES
Advertisements

FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.
Introdução As frequentes operações aritméticas são modelos matemáticos usados para vários tipos de contagens e situações de medida com que nos deparamos.
MATERIAIS PARA A ARITMÉTICA
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
experiências INESQUECÍVEIS!
Polinômios Prof. Marlon.
Oficina de Frações.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Dezenas e unidades Números até 50.
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade.
Webquest: História Professora: Fernanda
Construindo números Decimais com o material dourado
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Entendo os números inteiros
Operações matemáticas
Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011
Prof.: Sergio Wagner.
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Divisão (semana 6).
Operações com frações (semana 9).
Tema: Característica e Mantissa
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
O homem que só sabia multiplicar e dividir por dois.
Matemática Básica – Aula 1
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
JOGO DO NUNCA DEZ Utilizando Material dourado, fichas para contagem e tabela com o Quadro Valor de Lugar. Professora Maria Lúcia Pickering 2º ano - Itajaí.
Números Decimais É um tipo de número em que separamos a parte inteira da parte fracionária pela vírgula! Estão demitidos! É melhor a gente aprender ou.
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Variáveis e Operadores
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Exercícios (Algoritmo Narrativo, Fluxograma e Pseudocódigo) RESOLVIDO
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Divisibilidade Divisores e Múltiplos Profº: Keyson Gondim.
Sistema de numeração decimal
Ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações
com numeradores iguais
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Prática de Ensino em Matemática I Aula 08
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
Divisão com decimais Profª. Lilian Larroca. Imagine que a professora vai premiar os dez alunos que mais conseguiram arrecadações para a campanha de ajuda.
RELÓGIO e FRAÇÕES Criação: Sheila Stela kurschner.
* construindo o êxito em matemática *
Conversões entre Bases
Sistema de numeração decimal – composição da centena
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
Materiais manipuláveis: Ábaco
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO – ESE DE CASTELO BRANCO PARA PROFESSORES.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Operações envolvendo números complexos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
MATEMÁTICA Ensino Fundamental , 6º ano
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Escola Ademar Marques Curvo
Transcrição da apresentação:

Divisão (semana 8)

Vamos a uma breve discussão acerca do algoritmo tradicional da divisão, que você já conhece. Vejamos um exemplo da dificuldade deste algoritmo através de uma divisão simples que você com certeza já sabe resolver, digamos 615 ÷5. Tal divisão nos foi ensinada da seguinte forma:

15 ÷ 3 = 5, 3 x 5 = 15 para 15 não falta nada (ou zero) 6 ÷ 5 = 1, 1 x 5 = 5 para 6 sobra 1 abaixa o 1 formando o 11 11 ÷ 5 = 2, 2 x 5 = 10 para 11 sobra 1 abaixa o 5 formando o 15 15 ÷ 3 = 5, 3 x 5 = 15 para 15 não falta nada (ou zero) resultado final:123

Este processo operatório mostra-se bastante difícil para os alunos, mas enfim, é aprendido após muitas repetições. Porém, existe uma indagação a ser feita: será que as crianças compreendem realmente, o que se passa neste processo operatório?

A compreensão dos alunos, acerca desta operação pode tornar-se visível a nós, professores, a medida que questionamos os alunos a respeito do valor posicional dos algarismos do dividendo, no caso do nosso exemplo, o número 615.

ALGORITMO AMERICANO/INGLÊS OU DAS SUBTRAÇÕES SUCESSIVAS Esse algoritmo consiste em utilizar um dos conceitos básicos da divisão: o de quantas vezes cabe. Exemplo: 451 por 75.

451 Continuando Quantas vezes retiramos o 75? - 75 151 6 376 - 75 - 75 Então: 76 301 - 75 - 75 451 ÷ 75 = 6 1 226 resto = 1 - 75 151

1721 dividido por 75. 1721 retiramos o 75 dez vezes -750 971 -750 221 retiramos o 75 duas vezes -150 71

Só após ter trabalhado bastante o algoritmo das divisões sucessivas é que deve-se introduzir o algoritmo tradicional da divisão. E para se obter êxito no aprendizado deste, faz-se necessário sua introdução utilizando material dourado representado no QVL, atividade que as crianças devem trabalhar bastante a fim de melhorar a compreensão e adquirir maior segurança no desenvolvimento de todas os passos do algoritmo.

42 ÷ 2 • Escreva, no QVL, o algoritmo para dividir 42 por 2 e comente que, no exemplo, o quatro vale “40 unidades” ou “8 dezenas”; e o 2 representa “2 unidades”.

Estimule o pensamento dos alunos realizando as perguntas: “Quantos barrinhas há na coluna das dezenas?” (quatro) “Quantos cubinhos há na coluna das unidades?” (duas)

Peça para que respondam: - “Quatro barrinhas divididas por dois é igual a ...” (dois) - “Dois cubinhos divididos por dois é igual a ...” (um)

Exemplo: 54 ÷ 3

• Pergunte aos alunos: - “As cinco barras podem ser divididas por 3?” (sim) “O que acontece?” (conseguimos distribuir 1 barra – 1 dezena – para cada pessoa, as ainda sobram duas barras inteiras)

http://www. dominiopublico. gov. br/pesquisa/DetalheObraForm. do http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50485