Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Advertisements

As moléculas formadas por ligações covalentes podem apresentar de dois a milhares de átomos.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Distribuição dos elétrons
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Forças Intermoleculares
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
Johannes Diderik van der Waals
ESTRUTURA INTERNA DOS MATERIAIS
SEMICONDUTORES Condução Eletrônica
MATERIAIS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS
Ligação Química Ligação química: é a força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos. Ligação covalente: resulta do compartilhamento de elétrons entre.
1. ESTRUTURA ATÔMICA CONCEITOS FUNDAMENTAIS ELÉTRONS NOS ÁTOMOS
Ligações Químicas.
PROPRIEDADES ELÉTRICAS CONDUTIVIDADE ELÉTRICA ()
Aula 1 Ligações Atômicas.
Introdução aos Materiais de Engenharia
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Substâncias: simples e compostas
O que você deve saber sobre
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
Átomo /1840 Nula Massa Partícula Carga Relativa Próton Elétron
Revisão 1º Bimestre.
Revisão 9º ano Ligações química.
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Propriedades Atômicas e Tendências Periódicas
Ligações Químicas I A visão clássica.
As Implicações do Modelo Quântico
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Geometria Molecular.
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
Conceitos básicos de ligação química
Tipos de Ligação química
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
Geometria Molecular e Interações Químicas Moleculares
Capítulo 1 Química Orgânica Estrutura Eletrônica 4º Edição e Ligação
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
LIGAÇÃO IÔNICA.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
QUÍMICA GERAL / QUÍMICA TECNOLÓGICA
Ligações Químicas Nilsonmar.
Revisão sobre estrutura atómica
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço
Ligações Químicas - Regra do Octeto: os átomos apresentam 8 elétrons na camada de valência (ultima camada) assim como os gases nobres; - Ao ligar-se a.
LIGAÇÕES QUÍMICAS FÓRMULAS DE LEWIS REGRA DO OCTETO  Ligação iônica Forças eletrostáticas que existem entre íons de cargas contrárias. Íons formados a.
Seminário de Química Capitulo 7: Propriedades Periódicas dos Elementos
Conceitos Básicos de Ligação Química
Aula II : Água, solubilidade e pH
Conceitos Básicos de Ligações Químicas Prof. Élcio Rogério Barrak
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Forças Intermoleculares
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
Conceitos Básicos de Ligações Químicas
Capítulo 08 Conceitos Básicos de Ligação Química
2. Ligação química nos sólidos - Energias e forças de ligações
Universidade Paulista – UNIP Curso de Engenharia
As Ligações Químicas.
Propriedades perió- dicas e ligações quí- micas
Estequiometria de Reações Trata da interpretação quantitativa das substâncias participantes de uma reação química. Você precisará: Calcular a massa.
ÁGUAAMÔNIA Professor Christopher Souza. Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA Se dois átomos.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Transcrição da apresentação:

Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Revisão sobre estrutura atômica Ligação atômica em sólidos Tabela periódica Ligações interatômicas primárias Iônica Covalente Metálica Ligações secundárias (forças de Van Der Waals) Moléculas e sólidos moleculares Entender as ligações interatômicas é o primeiro passo em direção à compreensão/explicação das propriedades dos materiais.

Revisão sobre estrutura atômica Átomos = núcleo (prótons e nêutrons) + elétrons Cargas: elétrons e prótons têm cargas negativa e positiva de mesma magnitude: 1,6 x 10-19 Coulombs. Nêutrons são eletricamente neutros. Massas: prótons e nêutrons têm a mesma massa: 1.67 x 10-27 kg. A massa de um elétron é muito menor, 9.11x10-31 kg e pode ser desprezada no cálculo de massas atômicas. Massa atômica (A) = massa de prótons + massa de elétrons prótons fornecem a identificação química do elemento número de prótons = número atômico do elemento (Z) nêutrons define o número do isótopo do elemento

Revisão sobre estrutura atômica Isótopos: várias formas de um mesmo elemento, que se diferenciam entre si pelo número de nêutrons presentes em seu núcleo (12C, 13C, etc); Peso atômico: média das massas atômicas dos isótopos do átomo; Unidade de massa atômica (uma): 1 uma = 1/12 da massa atômica do 12C; Mol: 6,023 x 1023 átomos ou moléculas equivale a um mol de substância. Este valor corresponde ao número de Avogadro (Nav); Nav = 1 g/ 1 uma uma mol = 1 (uma/átomo ou molécula) = 1 (g/mol).

Elétrons nos Átomos Núcleo Modelo Atômico de Bohr: elétrons revoluem em torno do núcleo do átomo; a posição de qualquer elétron é bem definida em termos de sua orbital; um elétron pode se mover de um nível para outro, mas ele só deve se mover para um nível próximo se ceder ou adquirir energia suficiente para isso.

Elétrons nos Átomos Modelo da Mecânico-Ondulatório: elétron exibe características tanto de onda quanto de partícula; criada a idéia de sub-orbitais para cada nível primário de energia; Dois elétrons por sub-orbital; Princípio de exclusão de Pauli: um elétron pode ser caracterizado por 4 números quânticos: n - número quântico principal l - segundo número quântico ml - terceiro número quântico ms - quarto número quântico

têm estados discretos de energia; Elétrons nos Átomos Elétrons: têm estados discretos de energia; tendem a ocupar o mais baixo estado de energia Ene r g i a

Elétrons nos Átomos Configurações estáveis observada quando a camada mais externa, ou camada de valência, está completamente preenchida com elétrons; tendem a ser não reativos. os elétrons que ocupam a camada de valência são responsáveis pelas ligações interatômicas;

Elétrons nos Átomos Estável Eletronegativo Eletropositivo

Colunas: valência similar A Tabela Periódica Colunas: valência similar Elementos eletronegativos Elementos eletropositivos Metais são eletropositivos

A Tabela Periódica Menor eletronegatividade Maior eletronegatividade Valores grandes de eletronegatividade indicam tendência de seqüestrar elétrons.

Energias e Forças de Ligação Estado de equilíbrio: FA+FR = 0 Energia total: EN = ER+EA Energia de ligação: E0 r0 = distância interatômica Energia de atração: EA = -A/r Energia de repulsão: ER = B/rn n  8

O que faz uma molécula ser diferente de outra? Diamante Grafite

Ligações Interatômicas Ligações iônicas: Ocorre entre íons + e - Requer transferência de elétrons Requer grande diferença de eletronegatividade entre os elementos Exemplo: NaCl

Ligações Iônicas

Ocorre predominantemente nas cerâmicas Ligações Iônicas Ocorre predominantemente nas cerâmicas Cede elétrons Seqüestra elétrons

Números de coordenação e geometrias Ligações Iônicas Números de coordenação e geometrias

Ligações Covalentes Configuração estável devido ao compartilhamento de elétrons de átomos vizinhos; Átomos ligados convalentemente contribuem com ao menos um elétron, cada um, para a ligação; Os elétrons compartilhados pertencem a ambos os átomos;

Ligações Covalentes Ex: CH4 C: tem valência 4 e precisa de mais quatro elétrons; H: tem valência 1 e precisa de mais um elétron; Eletronegatividades são equivalentes

Ligações Covalentes Exemplos: Moléculas de metais e não metais; Moléculas com não metais; Sólidos elementares e compostos sólidos (IVA)

Ligações Metálicas Uma ligação metálica se forma quando átomos cedem seus elétrons de valência, que então formam um mar de elétrons. O núcleo dos átomos, positivamente carregados se ligam, por atração mútua, aos elétrons carregados negativamente. Quando aplica-se uma voltagem elétrica a um metal, os elétrons no mar de elétrons podem se mover facilmente e transportar uma corrente.

Ligações Secundárias ou de Van Der Waals Atração Repulsão Forças de Coulomb entre dipolos A ligação de Van Der Waals é formada como resultado da polarização de moléculas ou grupos de átomos. Na água, os elétrons de oxigênio tendem a se concentrar distantes dos elétros de hidrogênio. A diferença de carga resultante permite que uma molécula de água se ligue fracamente a outras moléculas de água.

Ligações Secundárias ou de Van Der Waals

* Iônica * Covalente * Metálica