Psicologia e educação: compartilhando saberes Janira Siqueira Camargo Sheila Maria Rosin (org.)
Objetivos Propiciar àqueles que pretendem exercer ou que já exercem a docência nas séries do Ensino Fundamental. Conhecer o processo de desenvolvimento da criança em suas dimensões: psicomotora, cognitiva e afetiva, entendendo-as a partir de seus condicionantes sociais, bem como suas conseqüentes implicações para a Educação.
Capítulo 1 – A Psicologia e a Educação: repensando a “natureza humana” Sheila Maria Rosin Este capítulo tem o intuito de apontar a história da Psicologia desde a Antigüidade grega até o século XX e sua relação com a Educação.
Capítulo 2 - O desenvolvimento psicomotor Carlos Roberto de Arruda Pretende demonstrar a educação do corpo como instrumento e como fator de equilíbrio geral do organismo. Isso porque entende que o exercício das atividades motoras pela criança, além de exercer papel preponderante no desenvolvimento somático e funcional, estimula e desenvolve as funções psíquicas.
Capítulo 3 – O desenvolvimento emocional Janira Siqueira Camargo Tem como referencial teórico a psicanálise freudiana. Visa instrumentalizar o professor acerca dos conhecimentos sobre a formação da personalidade dos indivíduos, para que possam melhor compreender o comportamento de seus alunos em sala de aula.
Capítulo 4 – Desenvolvimento cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado Apresenta a epistemologia genética de Jean Piaget, destacando suas contribuições relacionadas ao processo de construção de conhecimentos por parte da criança e que lhe permitem adaptar-es ao meio ambiente, resolvendo as situações que o dia-a-dia lhe proporciona.
Capítulo 5 – O papel do desenho no desenvolvimento infantil Janira Siqueira Camargo Discute o papel do desenho como instrumento que favorece o desenvolvimento da criança e a importância do professor utilizá-lo como recurso pedagógico em sala de aula.