Psicologia e educação: compartilhando saberes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
Organização Curricular da Escola
PSICOLOGIA.
Oficina Brincando com sucata
Formação Docente Aula 07.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Essa é minha escola.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Gestão da Educação Infantil
REDE DE ENSINO ESTADUAL
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Psicologia do Desenvolvimento
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Janira Siqueira Camargo Sheila Maria Rosin (org.)
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
O Desenvolvimento Psicomotor
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PSICOPEDAGOGIA.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
MEDIAÇÃO.
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Matriz de avaliação processual
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Transcrição da apresentação:

Psicologia e educação: compartilhando saberes Janira Siqueira Camargo Sheila Maria Rosin (org.)

Objetivos Propiciar àqueles que pretendem exercer ou que já exercem a docência nas séries do Ensino Fundamental. Conhecer o processo de desenvolvimento da criança em suas dimensões: psicomotora, cognitiva e afetiva, entendendo-as a partir de seus condicionantes sociais, bem como suas conseqüentes implicações para a Educação.

Capítulo 1 – A Psicologia e a Educação: repensando a “natureza humana” Sheila Maria Rosin Este capítulo tem o intuito de apontar a história da Psicologia desde a Antigüidade grega até o século XX e sua relação com a Educação.

Capítulo 2 - O desenvolvimento psicomotor Carlos Roberto de Arruda Pretende demonstrar a educação do corpo como instrumento e como fator de equilíbrio geral do organismo. Isso porque entende que o exercício das atividades motoras pela criança, além de exercer papel preponderante no desenvolvimento somático e funcional, estimula e desenvolve as funções psíquicas.

Capítulo 3 – O desenvolvimento emocional Janira Siqueira Camargo Tem como referencial teórico a psicanálise freudiana. Visa instrumentalizar o professor acerca dos conhecimentos sobre a formação da personalidade dos indivíduos, para que possam melhor compreender o comportamento de seus alunos em sala de aula.

Capítulo 4 – Desenvolvimento cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado Apresenta a epistemologia genética de Jean Piaget, destacando suas contribuições relacionadas ao processo de construção de conhecimentos por parte da criança e que lhe permitem adaptar-es ao meio ambiente, resolvendo as situações que o dia-a-dia lhe proporciona.

Capítulo 5 – O papel do desenho no desenvolvimento infantil Janira Siqueira Camargo Discute o papel do desenho como instrumento que favorece o desenvolvimento da criança e a importância do professor utilizá-lo como recurso pedagógico em sala de aula.