PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ Sueli Édi Rufini CCT/SETI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Advertisements

CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Nome do autor Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do campus de Sorocaba Universidade Federal de São Carlos TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Trata-se.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
UFRGS UMA UNIVERSIDADE DE SEU TEMPO
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Estratégias para o desenvolvimento da PPG em Nutrição no País
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
49º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM – Salvador 2011 Câmara de Pós-Graduação Presidente: Professor Adriano Aparecido Silva – Reitor da Universidade.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Pós-graduação: necessidades regionais, produtividade, qualidade, pontos críticos José Angelo Barela Encontro Nacional de Pós- graduação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Produção Científica da Pós-graduação na Área da Saúde e Destino dos Egressos: na Área da Saúde e Destino dos Egressos: Área da Farmácia I Encontro Nacional.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e instituição do Programa Indicar o para contato Todas as.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Sociais (PPGCS) Centro: Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
Formação de Recursos Humanos para CTI: Programa Ciência sem Fronteiras Brasília, 22 de setembro de 2015 Mariano Francisco Laplane
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ Sueli Édi Rufini CCT/SETI

A produção científica brasileira cresceu 43,5%, uma taxa acima da média mundial, que foi de 22%. Esse cálculo foi feito com base nas publicações brasileiras em revistas científicas nacionais e internacionais de prestígio. Foram cerca de 19 mil publicações, no Brasil e no mundo, com pelo menos um pesquisador brasileiro assinando a pesquisa. As áreas de estudo que mais cresceram foram Medicina, Física, Química, Botânica, Biologia e Bioquímica e Engenharia.

Fatores promoveram a produção científica brasileira: aporte de recursos de fomento das agências federais; adesão de muitos estados no financiamento das atividades de pesquisa; o crescimento de titulados na pós-graduação, sobretudo no doutorado, onde se dá a maior parte da produção científica brasileira; a cobrança de melhor desempenho individual dos pesquisadores na avaliação por todas as agências de fomento; as exigências de desempenho dos cursos nas avaliações da pós-graduação pela Capes; a criação do Programa Qualis da Capes.

O Brasil continua patenteando nos anos 2000 nos mesmos subdomínios da década de Isso é preocupante, significa que não estamos acompanhando o mundo Eduardo Albuquerque, professor da UFMG, doutor em economia da ciência e tecnologia

PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ

7 Universidades: UEL - UEM - UEPG - UNIOESTE - UNICENTRO - UENP - UNESPARUELUEMUEPGUNIOESTEUNICENTRO UENP

BOLSISTAS PQ-1A POR INSTITUIÇÃO NO PARANÁ

NÚMERO DE BOLSISTAS, DE ACORDO COM A MODALIDADE, POR INSTITUIÇÃO

UFPEL 1 UFSM 1 UFRGS 11 UFSC 3 CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO NOTA 7 NA REGIÃO SUL

1.Proposta do programa 2.Corpo docente3.Corpo discente, teses e dissertações 4.Produção intelectual 5.Inserção Social Nota MB 6 B B 6

1.Proposta do programa 2.Corpo docente3.Corpo discente, teses e dissertações 4.Produção intelectual 5.Inserção Social Nota MB 5 BB BBB 5 B B 5 RB B BBBB 5 B B BBB5

1.Proposta do programa 2.Corpo docente3.Corpo discente, teses e dissertações 4.Produção intelectual 5.Inserção Social Nota MB BBBB B BBB 4 B BBB B RRBBBB4 B B B B B RB 4 B BRR4 BBB BBBBB BF B BB 4 BB BRBB BBBFBBBBRB4 BRB B B B BBBBBB4 RB B R RRBRBBB4 B BBB BB 4 BBB BBBB BBBB BB B 4

1.Proposta do programa 2.Corpo docente3.Corpo discente, teses e dissertações 4.Produção intelectual 5.Inserção Social Nota MB BB BBBBRRFBBF3 BBB RRBB RBBBRRRBBB3 BRB BBRB RFR RFFBFB3 B RR BBBB BR RR 3 B B BB B B RRBB B3 BRR B BBFFBF F RR 3