DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Amostragem em Pesquisas Sócio-Econômicas
Estatística amintas paiva afonso.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Intervalos de Confiança
ESTATÍSTICA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
ESTIMAÇÃO.
Estatística Aula 19 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 9 - Estimação de Parâmetros por Intervalo
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
Capítulo 7 Teste de Hipóteses
Estatística Aplicada (Aula 4)
Distribuição de probabilidade
Distribuição de probabilidade
Intervalo de Confiança para a média da população
ESTATÍSTICA.
TESTE DE HIPÓTESES PARA A MÉDIA POPULACIONAL 
Estatística Inferencial
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA.
Análise da Regressão múltipla: Inferência Revisão da graduação
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Intervalo de Confiança para a proporção da população
Amostragem: Média e desvio-padrão amostral Prof. Helcio Rocha
Estatística e Probabilidade
Métodos Quantitativos II
O que é Estatística, afinal de contas?
ESTATÍSTICA.
Estimação por ponto (o que trabalhar na amostra)
Amostragem Pontos mais importantes:
Distribuição da Proporção Amostral
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Inferência Estatística
Teste de Hipótese.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 1 Seminário: Disciplina: Probabilidade e Inferência Professor:
Comparação de Sistemas Usando Amostragem de Dados por: Tiago A. E. Ferreira.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Noções de Inferência Estatística
EME709 – PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO Profa. Sachiko A. Lira.
UFSC.PósMCI.FME.Inferências Envolvendo Variâncias. (8.1) 6 Inferências Envolvendo Variâncias.
Professor Antonio Carlos Coelho
Probabilidade e Estatística para Avaliação de Desempenho
Distribuição da Amostra
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil 2011 BIOESTATÍSTICA-aula 2 Prof. Cristina Ortiz Valete.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
análise dos estimadores
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
TÉCNICAS ESTATÍSTICAS PARA AUDITORIA
Aula 4 – Estatística- Conceitos básicos
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA PROPORÇÃO POPULACIONAL p
INTERVALOS DE CONFIANÇA
Estimação: Estimativa Pontual Estimativa Intervalar
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
SPSS Guia Prático para Pesquisadores
GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Distribuição Amostral 3 Miguel Angel Uribe Opazo.
Estatística Aplicada - Componente Prática Ensaio de hipóteses estatísticas Ensaio para µ com  2 conhecido e desconhecido.
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
Estatística Aplicada à Adminitração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Transcrição da apresentação:

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS POPULAÇÃO PRINCIPAIS CONCEITOS Inferência ou indução estatística: processo de obter informações sobre uma população com base em resultados observados em amostras aleatórias X = variável da população característica de x que se quer conhecer (desconhecido) estimador de  obtido à partir da amostra

ESTIMADOR OU ESTATÍSTICA Dada uma amostra aleatória (x1, x2,...xn) estimador ou estatística é qualquer variável aleatória função dos elemento amostrais. Estimativa = valor numérico de um estimador Distribuição amostral: o parâmetro populacional (por exemplo, a média µ ) é constante – seu valor não se altera de amostra para amostra. O valor na amostra é dependente da amostra selecionada, cada amostra revelará um diferente valor para a média. Como o valor do estimador (as estimativas) variam de amostra para amostra e a inferência estatística baseia-se no estimador, é necessário conhecer a distribuição de probabilidade da amostra. Á partir da distribuição de probabilidade do parâmetro, tem-se condições de avaliar o grau de incerteza das inferências estatísticas realizadas à partir de amostras aleatória.

Processo de construção da distribuição de um estimador Distribuição amostral de n n n n

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DAS MÉDIAS ESTIMADOR DA MÉDIA POPULACIONAL Teorema 1 A média da distribuição amostral das médias, denotada por µ (x), é igual à média populacional µ. Isto é: Teorema 2 Se a população é infinita, ou se a amostragem é com reposição, então a variância da distribuição amostral das médias, denotada por 2(x), é dada por:

Teorema do limite central Se a população é finita, ou se a amostragem é sem reposição, então a variância da distribuição amostral das médias, denotada por 2(x), é dada por: Teorema do limite central Se a população tem ou não distribuição normal com média µ e variância 2, então a distribuição das amostras será normalmente distribuída.

ESTIMATIVAS POR PONTO E INTERVALOS DE CONFIANÇA Parâmetros Populacionais Média = µ Desvio padrão =  Proporção de determinado evento = p Métodos Estimação: determinação de estimativas dos parâmetros populacionais Testes de Hipóteses: tomada de decisão relativa ao valor de um parâmetro populacional

Estimativa por Ponto Quando com base nos dados amostrais calcula-se um valor da estimativa do parâmetro populacional. A média amostral é uma estimativa por ponto da média populacional. De maneira análoga o desvio padrão amostral constitui uma estimativa do parâmetro . Estimativa por Intervalo Uma estimativa por intervalo para um parâmetro populacional é um intervalo determinado por dois números, obtidos à partir de elementos amostrais que se espera contenham o valor do parâmetro com dado nível de confiança ou probabilidade de (1-)%. Geralmente (1-)% = 90%. Se o comprimento do intervalo é pequeno, tem-se um elevado grau de precisão da inferência realizada. As estimativas dessa natureza são denominadas intervalos de confiança.

INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA POPULACIONAL Quando a variância é conhecida. Fixando um nível de confiança (1-) tem-se: Determinar dois pontos, a=Z1 e b=Z2, tais que:

Quando a variância é desconhecida. Quando se tem pequenas amostras e não se conhece o valor do desvio padrão populacional, pode construir intervalos de confiança para a média a partir da fórmula expressa a seguir. Para tanto é necessário que a população de onde foi extraída a amostra tenha distribuição normal. Não se pode usar Z, porque  é desconhecido. Um procedimento lógico consiste em substituir  por S (desvio padrão amostral). Mas qual o efeito de se fazer isso? Se n for grande (n>30, em geral) pode-se mostrar que o efeito é pequeno e tem-se: Ou seja o intervalo de confiança é calculados exatamente como no exemplo anterior substituindo-se  por S.

2 Se n<30 o problema não é solúvel no caso geral 2 Se n<30 o problema não é solúvel no caso geral. Se X~N(µ, 2) o seguinte teorema fornece o resultado pretendido: Seja (X1,...Xn) uma variável aleatória duma população X~N(µ, 2). A variável aleatória tem distribuição t com n-1 graus de liberdade

O intervalo para a média, quando a variância é desconhecida é