Acolhimento Pedagógico 2019

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Advertisements

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS Plano Estadual de Saúde de Goiás /
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Marcus Vinicius Hettwer
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
A Política Nacional de Atenção Básica
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Reunião Ordinária COSEMS/RN
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Avaliar desempenho de servidores
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
A EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE COM O ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO
Avaliar desempenho de servidores
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
A Nova Política Nacional de Atenção Básica
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
CURSO INTRODUTÓRIO EM SAÚDE DA FAMÍLIA. CURSO INTRODUTÓRIO EM SAÚDE DA FAMÍLIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Formação Continuada CTPs
Orientador: Pablo Viana Stolz
programa saúde na escola (PSE)
Transcrição da apresentação:

Acolhimento Pedagógico 2019

Proposta de desenho de disseminação Estado oferta os Manuais Municípios (todos) podem aderir (Termo de Adesão e Compromisso). A DAB realiza um momento de preparação metodológica presencial para apresentação do Manual do Facilitador e das formas de abordagem dos conteúdos propostos Fase 1 – Oficina de Preparação Metodológica para o AP O público alvo desta preparação metodológica são os futuros realizadores do Acolhimento Pedagógico propriamente dito em seus municípios: coordenadores de atenção básica, de saúde bucal, de NASF, de vigilância epidemiológica, apoiador institucional (a critério do município, ressaltando-se a necessidade de consideração do perfil e experiência com processos pedagógicos).

Fase 1 – Oficina de Preparação Metodológica para o AP O público alvo desta preparação metodológica são os futuros realizadores do Acolhimento Pedagógico propriamente dito em seus municípios: coordenadores de atenção básica, de saúde bucal, de NASF, de vigilância epidemiológica, apoiador institucional (a critério do município, ressaltando-se a necessidade de consideração do perfil e experiência com processos pedagógicos).

Fase 1 – Oficina de Preparação Metodológica para o AP A quantidade de facilitadores por município se dará conforme estratificação: Carga Horária da Fase 1: 24 horas, distribuídas em 3 dias consecutivos, no qual são apresentados o Manual do facilitador e as formas de abordagem dos conteúdos propostos As turmas para o encontro de Preparação Metodológica tem número máximo de 25 participantes, ocorrerá na sede da região e terá a facilitação realizada pela DAB Esta proposta oportuniza a participação de 932 facilitadores no encontro *Estratificação dos municípios por número de equipes: Até 15 ESF - 2 facilitadores De 16 a 30 ESF - 4 facilitadores De 31 a 60 ESF - 6 facilitadores De 61 a 100 ESF - 8 facilitadores De 101 a 200 ESF - 10 facilitadores Mais de 200 ESF - 16 facilitadores

Número total de facilitadores: 932 Número médio de turmas: 38 Regiões contempladas: 28 Municípios contemplados: 417, mediante adesão 385 municípios possuem até 15 ESF 22 municípios possuem de 16 a 30 ESF 8 municípios possuem de 31 a 60 ESF 1 município 101 a 200 ESF 1 município possui mais de 200 ESF

Fase 2 – Acolhimento Pedagógico das ESF no município. No Termo de Adesão será previsto que os municípios que aderirem à proposta e enviarem participantes deverão realizar por completo a primeira e segunda Fases A atuação do multiplicador que teve a preparação metodológica ocorrerá na realização do Acolhimento Pedagógico para as equipes de saúde do seu município (Fase 2).

Fase 2 – Acolhimento Pedagógico das ESF no município. O público alvo são as ESF e equipes de NASF Carga horária da Fase 2: 48 horas, assim distribuídas: 3 dias seguidos + dispersão (atividades práxicas) + 3 dias seguidos

Formas de apoio da DAB durante a Fase 2 1. Telessaúde: recurso permanente disponível 2. Acompanhamento via Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle) Compreende o acompanhamento do processo de trabalho dos facilitadores do AP no território (atuação do facilitador no município) a ser implementado pós oficina Exemplo: 1ª Etapa de entregas EAD 1º envio: MAPA DO TERRITÓRIO 2º envio: AGENDA DA EQUIPE 3º envio: FLUXOS DO CUIDADO EM REDE 2ª Etapa de entregas: 4º envio: ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE 5º envio: PROBLEMAS PRIORIZADOS NA PPLS 6º envio: AVALIAÇÃO O acompanhamento EAD se inicia juntamente com as oficinas do Acolhimento Pedagógico (presenciais) nos municípios.

Eixos Temáticos iniciais a serem abordados no Acolhimento Pedagógico A responsabilidade da Atenção Básica no sistema de saúde, evolução das políticas públicas de saúde no Brasil, modelos de atenção à saúde, determinantes sociais da saúde, marcos legais (PNAB); Territorialização e cartografia, Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS) e ações programáticas de saúde, Atenção Básica e a Vigilância em Saúde, Atenção Básica e a coordenação do cuidado (RAS), ferramentas de coordenação do cuidado; O cuidado em Saúde: acolhimento, atribuições dos profissionais e das equipes, trabalho em equipe, clínica ampliada, agenda da equipe, visita domiciliar, ferramentas de abordagem à família, educação em Saúde Educação em Saúde, grupos, oficinas e outras atividades coletivas; SIS e estratégia e-SUS, análise de situação de saúde, registros na UBS, Registro Clínico Orientado por Problemas, PMAQ e Gestão por Resultados; Espaços de Co-gestão, reunião de equipe, Conselhos Locais de Saúde (CLS), Ações intersetoriais e PSE;