Equações Diferenciais

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MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Equações Diferenciais Cálculo 4 Aula 16 Equações Diferenciais Prof. Gabriel Bádue

Motivação Modelos matemáticos Crescimento Populacional Movimento de uma mola Movimento Planetário Aplicações de forças Equações Diferenciais Função e suas derivadas

Teoria Um dos modelos para o crescimento de uma população baseia-se na hipótese de que uma população cresce a uma taxa proporcional ao seu tamanho. Essa hipótese é razoável para uma população de bactérias ou animais em condições ideais (meio ambiente ilimitado, nutrição adequada, ausência de predadores, imunidade a doenças). 𝑑𝑃 𝑑𝑡 =𝑘𝑃 𝑡: tempo e 𝑃: população

P(t) = C(kekt) = k(Cekt) = kP(t) Teoria Se desconsiderarmos uma população nula, então P (t) > 0 para todo t. Portanto, se k > 0, então P (t) > 0 para todo t. Isso significa que a população está sempre aumentando. De fato, quando P (t) aumenta dP/dt torna-se maior. Em outras palavras, a taxa de crescimento aumenta quando a população cresce. Não é difícil pensar em uma solução para a equação dP/dt=kP. Esta equação nos pede para encontrar uma função cuja derivada seja uma constante multiplicada por ela própria. P(t) = Cekt P(t) = C(kekt) = k(Cekt) = kP(t)

Teoria P(t) = Cekt

Teoria Muitas populações começam crescendo exponencialmente, porém o nível da população se estabiliza quando ela se aproxima de sua capacidade de suporte M (ou diminui em direção a M se ela excede o valor de M). Para um modelo considerar ambos os casos, fazemos duas hipóteses: se P for pequeno (inicialmente a taxa de crescimento é proporcional a P). se P > M (P diminui se exceder M). Uma expressão simples que incorpora ambas as hipóteses é dada pela equação

Teoria Esta equação é chamada equação diferencial logística. Observamos que as funções constantes P(t) = 0 e P(t) = M são soluções, porque, em qualquer um dos casos, um dos fatores do lado direito da equação é zero. Essas duas soluções constantes são chamadas soluções de equilíbrio.

Teoria Se a população inicial P(0) estiver entre 0 e M, então o lado direito da equação é positivo; assim, dP/dt > 0 e a população aumenta. Mas se a população exceder a capacidade de suporte (P > M), então 1 – P/M é negativo, portanto dP/dt < 0 e a população diminui. Observe que, em qualquer um dos casos, se a população se aproxima da capacidade de suporte (P  M), então dP/dt  0, o que significa que a população se estabiliza.

Exemplo 1 Uma população é modelada pela equação diferencial 𝑑𝑃 𝑑𝑡 =1,2𝑃 1− 𝑃 4200 a) Para quais valores de P a população está aumentando? b) Para quais valores de P a população está diminuindo? c) Quais são as soluções de equilíbrio?

Teoria Consideremos o movimento de um objeto com massa m na extremidade de uma mola vertical. Segundo a Lei de Hooke, se uma mola for esticada (ou comprimida) x unidades a partir de seu tamanho natural, então ela exerce uma força que é proporcional a x: força elástica = –kx onde k é uma constante positiva (chamada constante da mola).

Teoria Se ignorarmos qualquer força externa de resistência (por causa da resistência do ar ou do atrito), então, pela segunda Lei de Newton (força é igual a massa vezes aceleração), temos Esse é um exemplo do que chamamos equação diferencial de segunda ordem, porque envolve derivadas segundas.

Teoria a derivada segunda de x é proporcional a x, mas tem o sinal oposto. Quais funções tem essa propriedade?

Teoria Em geral, uma equação diferencial é aquela que contém uma função desconhecida e uma ou mais de suas derivadas. A ordem de uma equação diferencial é a ordem da derivada mais alta que ocorre na equação. Uma função f é denominada solução de uma equação diferencial se a equação é satisfeita quando y = f (x) e suas derivadas são substituídas na equação.

Exemplo 2 Mostre que todo membro da família de funções é uma solução da equação diferencial

Exemplo 3 Encontre uma solução da equação diferencial que satisfaça a condição inicial 𝑦 0 =2.

Exercícios STEWART, J. Cálculo, volume 2. Tradução da 7ª edição norte-americana Seções 16.8 e 19.9 p. 529 Exercícios 1 ao 5, 9, 10, 11, 15