Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Teste de Software.
AUDITORIA Objetivos da aula: Metodologia de Trabalho
UNIDADE III - A AUDITORIA PÚBLICA
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Planejamento e Execução da Auditoria
Fundamentos da Auditoria de Sistemas de Informação
Auditoria da Qualidade
Disciplina Auditoria I
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Auditoria e Segurança da Informação
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA – RES. 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
AUDITORIA OPERACIONAL
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Políticas de Segurança
PROJETO DE PESQUISA.
CIn-UFPE Qualidade de Software (if720) Carlos Albuquerque
PAPÉIS DE TRABALHO Finalidade dos papéis de trabalho:
Capítulo 2 Fundamentos de Auditoria
TEMA E PROBLEMA.
AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1-Demonstrativos contábeis básicos
NORMAS DE AUDITORIA Profª Cleide Carneiro.
Ética e Contabilidade.
O parecer representa o produto final do trabalho do auditor.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
PLANEJAMENTO DE AUDITORIA
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
AUDITORIA DO IMOBILIZADO
AUDITORIA E LEGISLAÇÃO FISCAL
ROTEIRO DE REALIZAÇÃO DA AUDITORIA
AUDITORIA II AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Disciplina de Auditoria Curso Ciências Contábeis Profa. Andréia Mota
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
Mapeamento e Padronização de Processos
Prof. Adrean Scremin Quinto
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
PLANEJAMENTO.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Contabilidade Aula 3.
Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação". Especialista - "Pessoa que se consagra.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Definição de papéis de trabalho
Tema da aula: AUDITORIA FINANCEIRA.
I I FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO DO PODER JUDICIÁRIO.
RELATÓRIO E PARECERES EM AUDITORIA DE RH
Transcrição da apresentação:

Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor Agenda Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor

Papeis de Trabalho - PTA Na operacionalização do trabalho de auditoria, seja ela interna ou externa; existe uma elemento essencial na execução desta atividade. Representa os registros dos apontamentos do auditor no decorrer da sua função; Este apontamento deve ser feito de maneira muito clara, de tal forma que seja entendido por uma outra pessoa, entenda como foi a condução da auditoria, o que foi testado e, a quais conclusões a que se chegou; Demonstra as finalidades e objetivos, além de apresentar os tipos mais comuns e as técnicas para a sua elaboração Os papéis de trabalho são de natureza confidencial e não podem em hipótese alguma ser utilizados em benefício próprio ou de outrem.

Papeis de Trabalho - PTA Segundo ATTIE (1998) os papéis de trabalho formam o conjunto de formulários e documentos que contêm as informações e apontamentos obtidos durante seu exame, bem como as provas e descrições dessas realizações. São através destes documentos que a auditoria demonstra o que foi executado, quais foram os itens examinados, qual foi a data de execução dos trabalhos, quem os executou, dentro outras informações importantes.

Papeis de Trabalho - PTA Objetivos Conforme ensinamentos de ALMEIDA (2003) Atender às normas / regras de auditoria pertinentes; Servir de suporte e acumular as provas necessárias para suportar a opinião do auditor; Auxiliar o auditor durante a execução de seu trabalho; Facilitar a revisão por parte do auditor responsável; Servir como base para avaliação dos auditores; Auxiliar no trabalho da próxima auditoria; Servir de prova e evidência objetiva perante a justiça; Apoiar a defesa da conduta ética-profissional junto a sua entidade de classe.

Papeis de Trabalho - PTA Regras para estruturar De acordo com CREPALDI (2002) Concisão: Os papéis de trabalho devem ser elaborados de tal forma todos entendam sem a necessidade de explicações. Qualquer pessoa com conhecimento razoável de auditoria, deve ser capaz de interpretar a maneira com que foi conduzido o trabalho; Objetividade: Devem ser desenvolvidos de forma que se entenda aonde o auditor pretende chegar. Não se deve divagar nas conclusões e observações obtidas no decorrer da auditoria; Limpeza: Excesso de informações, fontes de pesquisa, ao invés de demonstrar a profundidade dos exames, pode transparecer falta de planejamento; Lógica: Devem ser construídos de forma lógica com o planejamento dos trabalhos e raciocínio, seguir a sequência natural do objetivo a ser atingido; Completos: os papéis de trabalho devem ser completos por si só, evitando assim que o revisor destes tenha que recorrer a novas informações para fundamentar o que foi executado.

Papeis de Trabalho - PTA Técnicas para Elaboração As técnicas para confecção dos papéis de trabalho auxiliam na padronização da própria equipe de auditores, bem como para que estes atendam a regras de aceitação em várias partes do mundo, pois estas técnicas são consagradas internacionalmente. Identificar na parte superior do documento o nome da empresa; As páginas numeradas; Os tíques, símbolos utilizados devem ser referenciados e explicados na parte inferior da página.

Papeis de Trabalho - PTA Tíques de Auditoria

Papeis de Trabalho - PTA Codificação dos Papeis de Trabalho

Papeis de Trabalho - PTA Exemplo das Representações das Exceções Na contagem física do caixa, realizada em data xx/xx/xxxx, conforme PTA “Conferência de Caixa”, foi constatada a existência de cédulas falsas compondo o saldo disponível de caixa; Conforme evidenciado no PTA “Circularização Saldo Conta Corrente Banco XXXXX, evidenciamos que os saldos conferem com o saldo apontado no razão contábil.

Papeis de Trabalho - PTA Custódia (guarda) São de propriedade exclusiva do auditor; Não devem ser entregues a terceiros, ou com estes discutidos sem a autorização do gerente do profissional da auditoria; As informações constantes nos papéis de trabalho nunca devem ser discutidas fora do departamento de auditoria; Devem ser conservados em local seguro.

Papeis de Trabalho - PTA Tipos De acordo com LOPES DE SÁ (2002) Papéis permanentes, que contém informações utilizadas em mais de um trabalho ou exercício social. manuais de procedimentos internos estatuto social plano de contas documentos referente ao planejamento estratégico

Papeis de Trabalho - PTA Tipos De acordo com LOPES DE SÁ (2002) Papéis correntes, são utilizados somente para o trabalho em curso. programa de auditoria; anotações dos ajustes e reclassificações; questionário de controles internos.

Obrigado pela atenção. Dúvidas?