COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Praticando a Avaliação de desempenho
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
Matemática para todos Educação Básica
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
O Início da Comunicação
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
ESTRESSE.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
A internet é totalmente segura?
Vivência da Felicidade Divaldo Franco / Joanna de Ângelis
Para refletir... e mudar!!!.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
DESAFIOS DA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
INSTITUIÇÕES DE DIREITO Curso de Administração Faculdade Metropolitana
Aconselhamento Psicológico numa visão fenomenológico-existencial
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Disciplina: Prática Profissional II
Resiliência (etapas 2 e 3)
Ester viana larissa darque
Motivação e Expectativas
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Na Índia os mestres sempre dizem:
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
Sagrada Familia.
A medicalização da educação
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Catequese 4 ABERTOS À VIDA!
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
INFORMÁTICA.
Esta pesquisa se destina ao estudo sobre
O QUE PODEM TRAZER DE MAU PARA NOSSAS VIDAS NOS DIAS ATUAIS  um dos problemas que mais atormentam as empresas são os problemas relacionados aos trabalhadores.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EVANGELISMO PÚBLICO.
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
BULLYING.
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
ESQUIZOFRENIA.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.
Émile Durkheim.
Entrevista Motivacional
Administração de RH Administração de RH A administração de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer.
O que é felicidade?.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1 Prof. Elisabeth Mendes Vieira

HISTÓRICO A psicologia aplicada a administração começou por volta de 1968 sob forma de apostilas que pudessem auxiliar os alunos a interligarem com maior facilidade aqueles tópicos mais significativos da Ciência do comportamento aplicada ao contexto organizacional.

A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Nas ultimas décadas, cada vez mais o ser humano tem chamado a atenção dos estudiosos e merecidos cuidadosos estudos a fim de que possa ser mais bem conhecido sob todos os aspectos que lhe são peculiares.

FOCO O ponto de vista comportamental que muito se tem escrito e lido sobre o assunto. Procura-se conhecer a si mesmo e aos outros com os quais convivem, quer na situação individual, social ou organizacional.

Esta é a razão que as ciências do comportamento estão aparecendo entre aquelas que despertam maior interesse. Muito esforço se tem feito para que tal acervo de conhecimentos venha cada vez mais encontrar-se à mão das pessoas para que elas possam resolver os seus problemas do dia-a-dia.

A medida que as pessoas estejam procurando cada vez mais informar-se sobre o assunto, as ciências comportamentais vêm deixando de se qualificarem como aquele conjunto de conhecimentos voltados apenas ao estudo dos seres atípico ou pouco comuns, tais como: débeis mentais, os neuróticos, os psicóticos e os gênios.

Na medicina a doença era inicialmente a preocupação dos estudiosos. Com o passar do tempo, a atenção para a saúde física tanto quanto para a mental foi incentivando o interesse das pesquisas sobre o assunto. Passou-se então a estudar muito mais o ser normal em sua maneira natural de existir e se comportar. E assim passou-se a grandes descobertas sobre comportamento. PAREI AQUI

O HOMEM ATUAL: Comportamento e autoconhecimento O homem contemporâneo, por uma série de razões dele próprio, dos seus grupos sociais e do ambiente em que vive, tem apresentado, percentualmente, um aumento daqueles estados conhecidos como de ansiedade e angústia.

O mal-estar característico de tais estados tem levado o homem à procura da melhor maneira de resolvê-los, mas nem sempre se tem conseguido chegar a estratégias mais sadias. EX. aumento percentual no consumo de drogas acompanhado de grande número de atos delinquenciais. HÁ FORMAS MAIS PRODUTIVAS E CONFORTÁVEIS DE EVITAR A INADEQUAÇÃO HUMANA.

É notório que cada pessoa tenha uma tendência natural de considerar a sua problemática individual de forma prioritária. Os cientistas do comportamento foram compreendendo que poderiam ajudar mais efetivamente as pessoas à medida que facilitassem que elas mesmas se conhecessem. PSICOLOGIA – ciência que afeta ao estudo do comportamento humano.

A PSICOLOGIA E A BUSCA DE SINTOMAS COMPORTAMENTAIS A partir dos estudos psicanalíticos feitos por Freud, falecido em 1939, que se tem procurado ir além dos sintomas comportamentais aparentes. Objetivo – explicar melhor as reações humanas, para que se possa chegar mais próximo possível dos reais “por que” da conduta humana.

Muitos comportamentos indesejáveis levam a simples conotação de má vontade, falta de educação e outros. É preciso compreender que a intenção de cada pessoa é a de ser produtiva. Se isso não ocorre no seu trabalho, na sua vida familiar, na sua carreira escolar e assim por diante, é porque essa pessoa deve estar acumulando dentro de si alguma inadequação pessoal.

Se lembrássemos de que toda pessoa-problema para nós é antes de tudo um problema para si mesma, a convivência e o entendimento entre todos ficariam mais fáceis, e muitos sofrimentos advindo de desencontros poderiam ser evitados.

Exemplo – página 15