Gerenciamento dos riscos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Divisão Técnica de Qualidade e Produtividade
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PMBoK.
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
11. Gerenciamento de riscos do projeto
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Gerenciamento de Riscos
Pós-graduação Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projeto Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Riscos em Projetos Aula 6 Parte 2.
Planejamento de reservas
Planejamento do gerenciamento de riscos
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos Riscos
Projeto em Engenharia de
Gerenciamento de Projetos e
Gerenciamento de riscos
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
Metodologia de Gestão de Projetos
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento do tempo do projeto
Gerenciamento dos custos do projeto
Gerenciamento das comunicações
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento de Integração.
11 - Gerenciamento de Riscos
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Projetos
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
Gerenciamento de Risco
GESTÃO DE RISCOS Master in Project Management FMU 2014
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
Metodologia Proposta para Suportar o Relacionamento entre Análises Qualitativas e Quantitativas de Riscos em Prazos em Projetos Marcello A. Ribeiro (Petrobras)
Gestão de Riscos Corporativos
GESTÃO DE RISCOS Master in Project Management FMU 2014
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Gerenciamento da qualidade
Gerência de comunicação
Gerenciamento de Projetos
Universidade Federal de Pernambuco
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Qualidade de software Fabiano Gonçalves dos Santos Aula 10.
Gerenciando Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos de Software: da Teoria à Prática Cristine Gusmão Hermano Perrelli Universidade Federal de Pernambuco.
Fundamentos de Engenharia de Software
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 10 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Gerenciamento de Projetos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 2015/1 15, 16, 22, 23 e 30/05/2015 Prof. Leandro Piva, MBA.
Visão Geral da Gestão de Projetos
Prof. Msc. Vitor Mesaque Alves de Lima |
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
DISCUSSÃO BASEADA NO PMI®
Gestão de Projetos Matriz de riscos do projeto
Sylvia Campos da Luz e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Gerenciamento de riscos
Prof. Me. Gustavo Benevides
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
Monitoramento e Controle de Projeto
Gerência de Projetos de Software
Projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Gestão de.
Gerenciamento de Risco. O que são riscos Riscos são por definição a ocorrência de eventos futuros, onde o resultado é incerto. São eventos que podem ocorrer,
4.4 Implementação e Operação
Início do projeto exemplo
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Gestão de Projetos Tecnológicos Flávia Vancim Aula 5.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento dos riscos

Gerenciamento dos riscos O risco do projeto é sempre futuro. O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto. Os objetivos podem incluir escopo, cronograma, custo e qualidade. Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos. A causa pode ser um requisito, uma premissa, uma restrição ou uma condição que crie a possibilidade de resultados negativos ou positivos. Por exemplo, as causas podem incluir o requisito de uma autorização ambiental para o trabalho ou limitações de pessoal designado para planejar o projeto.O evento de risco é que a agência responsável pela autorização pode demorar mais do que o planejado para conceder a autorização ou, no caso de uma oportunidade, o pessoal de planejamento disponível e designado, embora seja uma equipe reduzida, possa conseguir terminar o serviço no prazo, realizando o trabalho com menor utilização de recursos. Se um desses eventos incertos ocorrer, pode haver um impacto no custo, no cronograma ou no desempenho do projeto.

Gerenciamento dos riscos As condições de risco podem incluir aspectos do ambiente da organização ou do projeto que podem contribuir para o risco do projeto, como práticas imaturas de gerenciamento de projetos, falta de sistemas integrados de gerenciamento, vários projetos simultâneos ou dependência de participantes externos que não podem ser controlados. O risco do projeto tem origem na incerteza existente em todos os projetos. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas. Determinados riscos não podem ser gerenciados de forma proativa, o que sugere que a equipe do projeto deveria criar um plano de contingência.

Definição de escala de risco

Elementos de um Registro dos Riscos Elemento do documento Descrição ID do risco Inserir um identificador único de risco Descrição do risco Descrever o evento ou a condição do risco. A descrição do risco é geralmente expressa como “ O EVENTO poderia ocorrer, causando IMPACTO” ou “Se a CONDIÇÃO existir, o EVENTO poderia ocorrer, levando ao EFEITO” Probabilidade Determinar a probabilidade de ocorrência do evento ou a condição Impacto Descrever o impacto em um ou mais dos objetivos do projeto Classificação Se você utilizar uma classificação numérica, multiplique a probabilidade pelo impacto para determinar a classificação do risco. Se você utilizar uma classificação relativa, então combine as duas classificações (como alto/baixo ou médio/alto) Resposta Descrever a estratégia planejada de resposta ao risco ou condição

Elementos de um Registro dos Riscos - continuação Elemento do documento Descrição Probabilidade revisada Determinar a probabilidade de o evento ou condição ocorrer depois que a resposta foi implementada Impacto revisado Descrever o impacto depois que a resposta foi implementada Classificação revisada Inserir a classificação do risco revisada depois que a resposta foi implementada Parte responsável Identificar a pessoa responsável pelo gerenciamento do risco Ações Descrever todas as ações que precisam ser tomadas para responder aos riscos Status Inserir o status como aberto ou fechado Comentários Fornecer quaisquer comentários ou informações adicionais úteis sobre o evento ou a condição do risco

Bibliografia Este material foi extraído de: XAVIER, Carlos M. S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). 4 ed. Project Management Institute – São Paulo: Saraiva, 2012. STACKPOLE, Cynthia. Guia de templates para gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. MENEZES, Luís C. M. Gestão de Projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009. CARVALHO, Marly M; RABECHINI JR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011. KABANAR, Vijay; WARBURTON, Roger D. Gestão de projetos. São Paulo: Saraiva, 2012. KEELING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. Gestão de projetos: uma abordagem global. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.