Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Learning Organization
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Universidade de Aveiro
Gestão do Conhecimento
Construindo uma identidade profissional
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Professor David F. Bomfin PhD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
Apresentação do Curso Eduardo Calabria
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA: LIGAÇÕES NECESSÁRIAS E NÃO PERIGOSAS
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

Universidade Corporativa Procenge
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning Professor David F. Bomfin Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F. Bomfin – Arte visual: Flávio Hastenreiter . davidbomfin.com

Visão Integrada Gestão do Conhecimento Gerir os aprendizados reunidos, tornando-os organizacionalmente sustentáveis em termos de diferencial competitivo nas organizações Aprendizagem Organizacional Processo pelo qual se dá o aprendizado que envolve desde o indivíduo, grupo, organização e ambiente externo E-learning Tecnologia baseada nos sistemas de informação que favorecem e otimizam os processos de aprendizado em situações individuais ou em grupo, em momentos presenciais ou não. davidbomfin.com

Vai dos processos BÁSICOS de interação aos processos Pedagogia Situacional (David Bomfin) 3 PEDAGOGIA DA RELAÇÃO Vai dos processos BÁSICOS de interação aos processos COMPLEXOS da relação. 2 PEDAGOGIA DA HABILIDADE Vai da REPETIÇÃO de uma habilidade aprendida à autonomia para CRIAÇÃO de um novo método. 4 PEDAGOGIA CRÍTICA INOVADORA Vai das críticas básicas do que se ACHA para a fundamentação de uma proposta com base no eu PENSO. 1 PEDAGOGIA DO CONHECIMENTO Vai da TRANSMISSÃO da informação à RECONSTRUÇÃO – RESIGNI FICAÇÃO do conhecimento. davidbomfin.com

Ações de Aprendizagem e Tecnologia 1 PEDAGOGIA DO CONHECIMENTO ESTRATÉGIAS Conteúdo dos cursos presenciais, não presenciais e semi-presenciais disponíveis para acesso; Exercícios de Fixação; Atividades Avaliativas; Jogos de Aprendizagem (exercitação); Agenda; (atividades programadas) Chat Groups (Discussão Síncrona) Salas de Discussão. (Discussão Assíncrona) Acessar o conhecimento a ser adquirido; Interagir sobre o conhecimento recém-adquirido; (treinando x conhecimento, treinando x treinando e treinando x tutor) Exercitar/Fixar o conhecimento recém-adquirido. davidbomfin.com

Ações de Aprendizagem e Tecnologia 2 PEDAGOGIA DA HABILIDADE Vai da REPETIÇÃO de uma habilidade aprendida à autonomia para CRIAÇÃO de um novo método. ESTRATÉGIAS Jogos de Aprendizagem (simulação); Acesso a Atividades de Fixação (RPG’s virtuais); Acesso a Tutoria On-Line (chat); Salas de Discussão. (Discussão Assíncrona) Simular atividades de uso prático do conhecimento adquirido; Buscar apoio conceitual para as dúvidas surgidas durante a aplicação; Exercitar o conhecimento teórico em atividades práticas. davidbomfin.com

Ações de Aprendizagem e Tecnologia 3 PEDAGOGIA DA RELAÇÃO Vai dos processos BÁSICOS de interação aos processos COMPLEXOS da relação. ESTRATÉGIAS Acesso a novos conteúdos. Acesso a Tutoria On-Line (chat); Salas de Discussão; (Discussão Assíncrona) Buscar apoio conceitual para as dúvidas surgidas durante a relacionamento com a equipe; Interagir com outros facilitadores para comunhão de experiências; Acessar conteúdos específicos para questões de relacionamento. davidbomfin.com

Ações de Aprendizagem e Tecnologia 4 PEDAGOGIA CRÍTICA INOVADORA Vai das críticas básicas do que se ACHA para a fundamentação de uma proposta com base no eu PENSO. ESTRATÉGIAS Acesso a todo o conteúdo e discussões estabelecidas; (Conteúdo e Discussão Assíncrona) Desenvolvimento e publicação do produto das análises; (Ferramentas de Publicação, Discussão Assíncrona) Acesso a Tutoria On-Line (chat); Salas de Discussão; (Discussão Assíncrona) Jogos de Aprendizagem (Simulação) Módulo de Sugestões (RPG de avaliação de processos) Analisar criticamente o processo previamente estabelecido; Criar um novo processo a partir das concepções analisadas; Simular as aplicabilidades em termos de resultados. davidbomfin.com

Focos da Aprendizagem Organizacional Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

Produtos e Resultados Atingir as Metas do Projeto Atingir metas via tutoria ativa. Apropriação do Conhecimento Memória dinâmica e organizacional. Cultura de Trabalho Colaborativo Promoção do aprendizado individual, grupal e organizacional. Tecnologia Como Via do Desenvolvimento Criação de uma cultura tecnológica, voltada para o auto-desenvolvimento. davidbomfin.com

Referências BOMFIN, D. F. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. 171 p. BOMFIN, D. F. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. 171 p. BOMFIN, D. F. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no treinamento empresarial. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995. 150 p. BOMFIN, D. F. Pedagogia situacional e sua contribuição para o processo de aprendizagem. Teleconferencista: SENAC-MG, 2000. BOMFIN, D. F. Aprendizagem organizacional e o educador organizacional: sua formação e prática no modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge. Orientador: Steven Jeffrey Buuck. 2000. 274 f. Tese (Doutorado em Administração Educacional) – Wisconsin International University, Wauwatosa, Wisconsin, 2000. BOMFIN, D. F. Correntes pedagógicas que orientam o profissional de treinamento: possibilidades e limitações para sua prática de trabalho. 1993. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993. DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. davidbomfin.com

Referências NEVES, C. F.; SILVEIRA, M. H.; BOMFIN, D. F. Aprendizado em grupo: uma estratégia didático-pedagógica permanente no estágio de docência no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ. XXXII COBENGE. 2004. p. 30-45. NEVES, C. F.; BOMFIN, D. F.; SILVEIRA, M. H. Questões pedagógicas num estágio de docência. XXXI COBENGE. 2003. p. 1-13. SENGE, Peter et al.. The fifth discipline fieldbook: strategies and tool for building a learning organization. New York: Doubleday, 1994. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, 1990. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, 1998. SENGE, Peter. Prefácio. In: GEUS, Arie de. A empresa viva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SENGE, Peter. Prefácio. In: SEAGAL, Sandra. Human dynamic: um novo contexto para compreender pessoas e realiza o potencial de nossas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. SENGE, Peter et al.. A quinta disciplina: caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. RJ: Qualitymark, 1995. davidbomfin.com

Referências SENGE, Peter. Conduzindo organizações voltadas para o aprendizado. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1996. SENGE, Peter. Como você sabe se sua organização está aprendendo? In: WARDMAN, Kellie T. Criando organizações que aprendem. São Paulo: Futura, 1996. SENGE, Peter. O novo trabalho do líder: Construindo organizações que aprendem. In: STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1996. STEWART, Thomas A. Capital Intelectual: A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.  SVEIBY, Karl E. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998. davidbomfin.com