Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre-RS-Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alessandra Carvalhal Vera Rodrigues Emerson Oliveira
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Cegueira, surdez e autismo
Os principais espectros do desenvolvimento
GÊNIO: são adultos que deram uma grande contribuição para a sociedade. Revolucionaram o seu tempo, na sua área. Ex: Einstein.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
José Salomão Schwartzman
Avaliação Psicomotora
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Deficiência Sensorial
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Caio Oliveira Guimarães Fernando Moreira de Jesus
ESTUDO DE CASO.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
ESQUIZOFRENIA.
ESQUIZOFRENIA.
O que é o autismo? É uma desordem que afeta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente.
Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
Teste da Orelhinha.
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
REDE DE ENSINO ESTADUAL
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento)
Aprendizado depende de:
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
Prof. Dr. Sergio Tamai Grupo Técnico de Saúde Mental
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Fundamentos da Educação Inclusiva
PSICOMOTRICIDADE.
Distúrbios alimentares
Doença Mental Definição Médica
DISTÚRBIOS DO ESPECTRO AUTISTA.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
Ensino Especializado em TGDs
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Inclusão que bicho é esse?
USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOCIAL EM SUJEITOS COM AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO Liliana M. Passerino FEEVALE/RedEspecial.
Mas como medir a saúde da população?
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Curso de Psicologia Disciplina de Psicologia dos Processos de Inclusão
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
AUTISMO X PSICOSE.
TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
ESQUIZOFRENIA.
GENÉTICA E DEFICIÊNCIAS MENTAIS BRUNO VINICIUS DE AGUIAR
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde
ESQUIZOFRENIA Infantil
Síndrome de RETT.
Transtornos da Alimentação
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Lilian Faim Bueno AUTISMO.
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Câmara dos Deputados Comissão dos Direitos Humanos e Minorias Comemoração ao Dia do Orgulho Autista Brasília, junho, 2010 Eliana Rodrigues Araújo Mestranda.
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
Léa Maria Marzagão Beringhs Psicóloga – CRP 07/01033.
GENÉTICA Autismo e a Mente Técnica por Simon Baron- Cohen,
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre-RS-Brasil AUTISMO Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre-RS-Brasil

Histórico Em 1906, Plouller introduziu o termo autista na literatura psiquiátrica. Mas foi Bleuler, em 1911, o primeiro a difundir o termo autismo para referir-se ao quadro de esquizofrenia, que consiste na limitação das relações humanas e com o mundo externo. Em 1943, o psiquiatra americano Leo Kanner, que trabalhava em Baltimore, nos Estados Unidos, descreveu um grupo de onze casos clínicos de crianças em sua publicação intitulada “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo.

Definição O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”. A síndrome do Autismo é um transtorno presente antes dos três anos de idade, e que é caracterizado por um quadro comportamental que envolve as áreas da comunicação, da integração social e da imaginação.  

Prevalência A taxa média de prevalência do transtorno autista em estudos epidemiológicos é de 15 casos por 10.000 indivíduos. Sendo que a síndrome atinge principalmente pessoas do sexo masculino, numa proporção de 4 homens autista para 1 mulher. No Brasil, ainda não há índices oficiais.

Diagnóstico É realizado basicamente em três áreas, através da avaliação do quadro clínico antes dos três anos de idade. Não existem testes laboratoriais específicos. a) comprometimento na interação social. b) comprometimento na comunicação verbal e não-verbal, e no brinquedo imaginativo. c) comportamento e interesses restritos e repetitivos. Essas coletas de informações devem ser utilizadas apenas como referências, pois o autismo pode ser confundido com outras síndromes ou com outros transtornos globais do desenvolvimento

Características Aparentar ser surda; Hipersensibilidade a determinados sons; Ecolalia – repetição imediata ou tardia de frases e sons ouvidos. Contato visual nulo ou fugaz. Pode ter aversão ao contato físico; Tendência para o isolamento; Usa pessoas como ferramentas. Movimento típico dos antebraços e mãos; Andar na ponta dos pés descalços; Pode auto agredir-se; Gosta de girar objetos; Alguns tem habilidades especiais; Esteriotipia gestuais ou fascinação por água; Balançar o tronco; Três tipos de socialização: isolado, passivo ou estranho.

Autismo e Asperger O transtorno de Asperger se diferencia do autismo essencialmente pelo fato de que não se acompanha de retardo ou deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo.    A diferença fundamental entre um indivíduo com autismo de alto funcionamento e um indivíduo com transtorno de Asperger é que o com autismo possui QI executivo maior que o verbal e atraso na aquisição da linguagem. Na prática clínica, a distinção fará pouca diferença, porque o tratamento é basicamente o mesmo.

Tratamento O transtorno autista é permanente, até o presente momento, não tem cura. Não existe medicação e nem tratamento específicos para o transtorno autista. O diagnóstico precoce do autismo permite a indicação antecipada de tratamento. A base da terapêutica presume o envolvimento da família. Os atendimentos precoces e intensivos podem fazer uma diferença importante no prognóstico do autismo.

Referências Bibliográficas e Sites Escola Est.Esp.Recanto da Alegria Profª Elízia Outique da Silva, Jussara Santiago, Luciana Rodrigues Maciel, Maria Acácia Barcellos e Maria Alice Paiva. lu@pop3web.com.br – lucianeguedes@hotmail.com – paivaalice@terra.com.br Circuito Conesul de Ed.Física e Pedagogia http://www.circuitoconesul.com.br - vilsonbagatini@terra.com.br Adriana Latosinski Kuperstein http://www.autismo.com.br - adriana@autismo.com.br Autismo e educação(reflexões e propostas de intervenção) Claudio Roberto e Cleonice Batista. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento. E.Christian Gauderer Autismo e Psicose infantil. Frances Trustin. Autismo Infantil (fatos e modelos). Marion Leboier.