29/10/2009 ENSINO – JAILSON RAMOS (3ª GERAÇÃO) EXTENSÃO – VANESSA ARAGÃO (2ª GERAÇÃO) PESQUISA - TAIRA CRIS (1ª GERAÇÃO) TUTORA: Profª Drª LÚCIA ARANHA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Assessoria, Consultoria e Serviço Social Bravo , Matos ( org)
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Programa Especial de Treinamento
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Educação Permanente em Saúde :
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Universidade Federal de Uberlândia
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Autores: Flávia Helena Marcelino; Cristina Alvez Moreira; Dávilis Cíntia Maza de Almeida; Eliz Noberto dos Santos; Isadora Canelli Bonfanti; Juliana Martinatti.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Transcrição da apresentação:

29/10/2009 ENSINO – JAILSON RAMOS (3ª GERAÇÃO) EXTENSÃO – VANESSA ARAGÃO (2ª GERAÇÃO) PESQUISA - TAIRA CRIS (1ª GERAÇÃO) TUTORA: Profª Drª LÚCIA ARANHA

29/10/2009 Objetivo: aprofundar temáticas pertinentes à formação profissional que não são suficientemente tratadas na estrutura curricular ou que demandam uma ênfase maior, dada a sua relevância para o curso. Eixos: 1º ano - Formação Sócio-Histórica do Brasil 2º ano - Trabalhos Questão Social 3º ano - Política Social

29/10/2009 Objetivo: acompanhar as demais atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir/esclarecer dúvidas e questionamentos. Resultados: Avaliação processual; Redirecionamento de ações; Troca de experiências; Articulação institucional e com profissionais.

29/10/2009 Objetivo: reduzir as dificuldades apresentadas pelos discentes ingressantes, visando a melhoria da qualidade da formação profissional. Temáticas: 2006 – Metodologia Científica; 2007 – Metodologia Científica em apresentações orais; 2008 – Política de Assistência Social Normas da ABNT

29/10/2009 Objetivo: exibição de filmes relevantes para tratar, através da linguagem cinematográfica, assuntos debatidos no grupo de estudo. Essa atividade é realizada bimestralmente, voltado para bolsistas do PET e discentes dos cursos. Filmografia: Guerra do Fogo; Tempos Modernos; Germinal; O Preço de um Desafio Cronicamente Inviável Quanto vale ou é por quilo

29/10/2009 Objetivo: possibilitar o embasamento teórico de bolsistas para subsidiar o Levantamento de programas, projetos, serviços e benefícios de Políticas Sociais. Eixos: GTAS – Assistência Social Parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) GTS – Saúde Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Colaborador: Andréa Matos (assistente social do H.U.) Rosangela (assistente social do SMS)

29/10/2009 Objetivo: aglutinar diversos componentes curriculares e atividades correlatas, em conformidade com a concepção de formação profissional assentada nas Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Serviço Social. Temáticas: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social; Trabalho, Formação Profissional e Serviço Social; Política Social, Movimentos Sociais e Relações de Gênero.

29/10/2009 Objetivo: possibilitar uma leitura crítica da realidade e a aproximação de bolsistas com profissionais de diversas áreas, viabilizando a articulação das instituições e a interdisciplinaridade. Projetos: Associações, alunos com deficiência e UFS: ação coletiva pela inclusão social – PIBIX/PROEX/UFS Orientadora: Profª Marlene dos Santos Alves

29/10/2009 Projetos: Saúde Solidária Posso ajudar: um relato de experiência desenvolvida junto ao Hospital de Urgência de Sergipe. Orientadora: Fátima (HUSE) GRUPO DE IDOSOS: Viabilizando direitos através da cultura e convivência social. Orientadora: Inácia (SEIDES)

29/10/2009 Projetos: Despertar para a Democracia: estímulo à Reestruturação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e à implantação e assessoramento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher do estado de Sergipe. Orientadoras: Neusa Malheiros e Elaine Almeida (CPPM) Belas da Noite – política de Redução de Danos para as profissionais do sexo. Orientadora: Profª Msc. Vânia Carvalho (UFS)

29/10/2009 Projetos em andamento: PET vai à escola Colaboradora: Jussara Moreira (Psicopedagoga) Aprendendo com o Dr. Dentuço Orientador: Prof. Dr. Fábio Martins (DOD/UFS) Universalização de acesso aos direitos sociais em áreas de reforma agrária e comunidade de pequenos agricultores do alto sertão sergipano. Orientadora: Profª Msc. Teresa Cristina Zavaris

29/10/2009 Objetivo: possibilitar ao bolsista o aprendizado do processo de pesquisa em suas diferentes etapas, sem perder de vista a indissociabilidade com as outras dimensões da Universidade. Projetos: A Formação Profissional em Serviço Social no Brasil: um estudo sobre a implementação das Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social no período de 1998 a Orientadora: Profª Drª Maria Lúcia Machado Aranha

29/10/2009 Projetos: Habitação, Projetos Sociais e Serviço Social Orientadora: Profª Drª Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves; Trabalho e qualificação profissional: uma análise a partir de programas públicos de emprego desenvolvidos no município de Aracaju/se (2003 a 2006) Orientadora: Profª Drª Maria Lúcia Machado Aranha;

Projetos: Universidade aberta à terceira idade: o sonho do diploma Orientadora: Profª Drª Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves Trajetórias identitárias de formação de alunos de nível médio da escola pública, construídas a partir da categoria trabalho Orientadora: Profª Drª Maria Helena Santana Cruz

29/10/2009 Projetos: Trabalho e qualificação profissional: uma análise a partir de programas públicos de emprego desenvolvidos no município de Aracaju/se (2003 a 2007) Orientadora: Profª Drª Maria Lúcia Machado Aranha; A Imagem da Profissão de Serviço Social em Sergipe sob o prisma dos alunos dos cursos de Serviço Social no momento do ingresso e da conclusão de sua formação acadêmica Orientadora: Profª Drª Nailsa Maria Araújo

29/10/2009 Projetos: O perfil do exercício profissional do Assistente Social sob a ótica da sua fiscalização pelo CRESS 18° Região/SE no período Orientadora: Profª Drª Josiane Soares Santos Economia solidária e autogestão em empreendimentos econômicos solidários em Sergipe Orientadora: Profª Drª Maria da Conceição Almeida Vasconcelos

29/10/2009 NACIONAIS SNFPMESS ENAPET REGIONAIS SRFPMESS; ENEPET ERESS LOCAIS SEMANA ACADÊMICA DE SS; SEMINÁRIO PQI/PETSS; ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA; SEMANA DE GRADUAÇÃO; FÓRUNS; CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS

29/10/2009 Falta de experiência na operacionalização do PET; Pouco envolvimento de docentes dos diferentes Departamentos da UFS; Dificuldade de acesso à instituições/órgãos do estado e município (excessiva burocratização); Articulação de ensino, pesquisa e extensão nas atividades do grupo.