Logística em Comércio Exterior

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Transcrição da apresentação:

Logística em Comércio Exterior MDIC – ENCOMEX MANAUS 2010 Logística em Comércio Exterior Plano Nacional de Logística e Transportes - PNLT Fundamentos Aspectos Metodológicos Portfólio de Investimentos Eficiência Energética e Ambiental Manaus,09 de abril de 2010 Engº Luiz Carlos R. Ribeiro Diretor Substituto de Planejamento

Investimentos do Ministério dos Transportes / PIB (%) Baixos níveis de investimento em infra-estrutura geraram problemas a serem superados, Investimentos do Ministério dos Transportes / PIB (%)

distribuídos em todos os diversos modos de transporte, gerando ineficiências, custos adicionais e acidentes. Em rodovias: Níveis insuficientes de conservação e recuperação Déficit de capacidade da malha em regiões desenvolvidas Inadequação de cobertura nas regiões em desenvolvimento Em ferrovias: Invasões de faixa de domínio Quantidade excessiva de passagens de nível Falta de contornos em áreas urbanas Extensão e cobertura insuficiente da malha

Em portos: Em hidrovias: Limitações ao acesso marítimo Restrições ao acesso terrestre Rodoviário e ferroviário Deficiências de retroárea e berços Modelo gerencial da Administração Portuária desatualizado Em hidrovias: Restrições de calado Deficiências de sinalização e balizamento Restrições à navegação pela inexistência de eclusas

Além disso, a matriz de transportes é desbalanceada, considerando as dimensões do Brasil, ANTT – 2005

o que se comprova na comparação com países de porte equivalente. Rússia Canadá Austrália EUA China Brasil 81% 8% 11% 46% 43% 11% 43% 53% 4% 43% 32% 25% 37% 50% 13% 25% 58% 17% Ferroviário Rodoviário Aquaviário, outros

Evidencia-se a importância do setor de transportes para o desenvolvimento, O Brasil precisa crescer de forma sustentada e a taxas superiores às registradas nas últimas décadas. Vinculação entre a infra-estrutura e crescimento econômico. Prioridade: recuperação e preservação do patrimônio existente. Avaliação do desempenho do sistema existente: Identificação de pontos de restrição e de estrangulamento. Identificação de necessidades de expansão da rede atual: Áreas de expansão da fronteira agrícola e mineral Necessidade de aumentar investimentos em transportes. Parceria privada, complementar à ação do Estado.

que se reflete em princípios e diretrizes, consolidando uma política para o setor. Atender à demanda do crescimento interno e comércio exterior. Reduzir os níveis de ineficiência quanto a custos, tempos de viagens e acidentes. Estruturar corredores para escoamento da produção. Estimular a maior participação dos modos hidroviário e ferroviário, com maior utilização da intermodalidade. Apoiar o desenvolvimento da indústria do turismo. Consolidar a ligação do Brasil com os países limítrofes, fortalecendo a integração da América do Sul

Resgate do processo de planejamento de transportes Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT Retomada de uma tradição do Ministério dos Transportes Constituição de base de dados georreferenciados Racionalização energética e econômica da matriz de transportes Integração do conceito de territorialidade ao planejamento Consideração de aspectos logísticos (custo & tempo) - Estoque / Armazenagem / Distribuição / “Just in Time” Participação dos segmentos interessados Setores produtivos Usuários Transportadores Governos dos Estados (áreas de Planejamento e Transportes)

O Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT possui 10 idéias-força, sintetizando suas diretrizes, ... Planejamento nacional, de caráter indicativo Plano para o Estado brasileiro, não plano de um governo Continuidade como processo de planejamento permanente no Ministério dos Transportes Atrelado a uma visão de desenvolvimento econômico de médio e longo prazo, considerando o contexto global; não é um simples portfólio setorial de projetos Planejamento do sistema federal de transportes, mas com um caráter nacional e federativo

...sua metodologia, sua forma participativa de elaboração e suas perspectivas de implantação. 6. Orientado para a multimodalidade e racionalidade da matriz de transportes 7. Enfoque não tradicional, considerando fatores logísticos 8. Enfoque não tradicional , considerando fatores de nexo político 9. Gestão institucional do plano – readequação das estruturas de planejamento do setor federal de transportes 10. Compromisso com o território, a segurança nacional e o meio ambiente

O PNLT utilizou o que há de mais avançado em tecnologia de planejamento, estudando os 80 principais produtos da Economia brasileira, que justificam 90% do PIB (**) : Técnicas para Projeção Macroeconômica Modelo EFES (*) FIPE/FEA/USP Modelos de simulação multimodal de transportes 558 Microrregiões Homogêneas  Tendo por resultados: Produtos de Natureza Institucional Portfólio de Investimentos (*) EFES-Economic Forecasting Equilibrium System (160 mil equações, 600 mil varáveis) (**) Atualmente a análise foi ampliada para 110 produtos, incluindo itens de carga geral.

Principais transações internas Cada um dos produtos foi estudado em termos de produção, demanda e fluxos internos e de exportação Produção Demanda Espacialização da Produção, da Demanda, dos Fluxos internos e da Exportação (Exemplo de 80 produtos, passando a 110 em 2008) Principais transações internas Exportação Soja

Valor Bruto da Produção (VBP) em 2002 e 2023 - Preços de 2005 em R$ Milhões - Brasil Setores da Economia Tipo de Estatística Valor Bruto da Produção em 2002 Valor Bruto da Produção em 2023 Evol % aa no período de 2002 a 2023 Abs % Exp Agronegócio In Natura 246.904 6,93 379.645 8,59 2,07 % s/Total BR 7,28 - 5,59 (1,25) Transformado 412.786 20,95 789.677 25,31 3,14 12,17 11,63 (0,22) Total 659.689 15,70 1.169.323 19,88 2,76 19,44 17,22 (0,58) Minérios 19.943 57,04 99.908 61,46 7,98 0,59 1,47 4,47 227.831 6,54 411.853 7,93 2,86 6,72 6,06 (0,48) 247.774 10,61 511.761 18,38 3,51 7,30 7,54 0,15 Indústria Transformação 835.473 13,39 1.994.209 20,99 4,23 24,63 29,37 0,84 Serviços, Comércio e Comércio Civil 1.291.659 2.407.647 3,01 38,07 35,45 (0,34) Administração Pública 358.146 707.778 3,30 10,56 10,42 (0,06) Total do Valor Bruto da Produção 3.392.741 8,12 6.790.718 13,16 3,36 % Total BR 100,00 0,00

Homogeneidade Sócio-econômica Era preciso conhecer a estrutura e a diversidade da Economia brasileira para propor intervenções capazes de corrigir desigualdades. Homogeneidade Sócio-econômica > 100% PIB/Capita do BR 50,01-75% PIB/Capita do BR 75,01-100% PIB/Capita do BR 30,01-50% PIB/Capita do BR ≤ 30% PIB/Capita do BR Fonte: PNLT/Fipe

APROXIMAÇÃO CORREDORES DE TRANSPORTE Melhorar a estrutura da rede de transportes (isocustos), APROXIMAÇÃO CORREDORES DE TRANSPORTE Isocustos Portuários Situação Atual Isocustos Portuários Situação Futura

APROXIMAÇÃO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL preservando o meio ambiente (ecossistema e biodiversidade), APROXIMAÇÃO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Biomas, Unidades de Conservação e Terras Indígenas Existentes e Demandadas

e resultando no que o PNLT convencionou chamar de VETORES LOGÍSTICOS... ...a nova configuração espacial da Economia brasileira

Vetores de Integração e Desenvolvimento Continentais Também visualizou a integração latinoamericana, segundo a nomenclatura adotada pela IIRSA, em Vetores de Integração e Desenvolvimento Continentais

Recurso (milhões reais) Participação Modal no Total de investimentos Portfólio de Investimentos do PNLT (por modalidade e por período - R$ milhão) Período Modo de Transporte Extensão/Quantidade Recurso (milhões reais) Participação Modal no Total de investimentos 2008-2011 Rodoviário 19.743 42.296,00 Total no período 72.701,00 Ferroviário 4.099 16.969,00 Hidroviário 3.363 2.672,00 Portuário 56 7.301,00 Aeroportuário 13 3.462,00 2012-2015 3.769 13.109,00 Total no período 28.573,00 2.183 3.048,00 3.244 3.962,00 58 5.450,00 3.004,00 Após 2015 19.691 18.789,00 Total no período 71.141,00 13.974 30.539,00 7.882 6.173,00 55 12.411,00 14 3.229,00 Total modal 43.203 74.194,00 43,0 20.256 50.556,00 29,4 14.489 12.806,00 7,4 169 25.085,00 14,6 40 9.695,00 5,6 Total Brasil 172.414,00 (*) 100.0 (*) Após a reavaliação com UF’s o total de investimentos supera R$ 292 bilhões Fonte: PNLT

O Comportamento dos Investimentos nos Vetores Logísticos após a reavaliação com os Estados da Federação e a expansão da malha ferroviária

Recurso (milhares de reais) no Total de Investimentos Período Modo de Transporte Recurso (milhares de reais) Participação Modal no Total de Investimentos 2008-2011 Aeroportuário 5.248.326 Total no Período Ferroviário 33.752.072 Hidroviário 3.825.381 Portuário 17.894.178 109.204.304 Rodoviário 46.844.347 Outros 1.640.000 2012-2015 4.010.390 53.056.942 7.124.932 8.123.177 84.309.774 10.443.393 1.550.940 Após 2015 3.762.960 63.327.062 4.833.977 12.915.500 97.294.202 12.440.135 14.568 Total Modal 13.021.676 4,48 150.136.076 51,63 15.784.290 5,43 38.932.855 13,39 69.727.875 23,98 3.205.508 1,10 Total Brasil 290.808.280 100,00

Informações estratégicas derivadas do PNLT Divisão modal da matriz de transportes e a participação da carga geral O MT está estudando parâmetros consistentes de alocação ou migração da carga geral para os modais ferro-hidroviários e de cabotagem. Atualmente a carga geral está substancialmente alocada no modal rodoviário por vários fatores, entre os quais confiabilidade, prazos e tempos, além de questões de natureza fiscal. Daí resultam, alguns “gargalos” em rodovias que poderiam ser superados pela migração para outros modais, em vez de ampliações de capacidade rodoviária. Segundo dados recentes de operação ferroviária e de cabotagem, importantes fluxos de carga geral conteinerizada estão sendo gradualmente captados por esses modais, o que deverá aliviar os fluxos rodoviários. O processo de migração dessas cargas tenderá a se consolidar, com a expansão da malha ferroviária e a melhoria das condições operacionais das hidrovias e dos portos, objeto das políticas governamentais do setor.

Planejamento, disponibilidade de recursos e bom ambiente para a atração de investimentos privados vêm permitindo ao Ministério dos Transportes concentrar seus esforços no fortalecimento e na ampliação de um sistema integrado de transportes, que apóia o setor portuário

A visão do PNLT para o Setor Portuário A multimodalidade e o equilíbrio da matriz de transportes pressupõem importante papel para os portos, daí o PNLT considerar: Os portos são elo natural para movimentação dos fluxos Atendimento aos fluxos de exportação e importação Distribuição nacional, com o aumento da navegação de cabotagem constatado nas simulações efetuadas. Na modelagem de transportes do PNLT não foi imposta restrição de capacidade aos portos marítimos, permitindo correta alocação dos fluxos de carga àqueles portos que melhor atendiam aos parâmetros de menor custo de transporte. Um dos primeiros derivados do PNLT foi o estudo de portos concentradores de carga, realizado pelo CENTRAN para o MPOG e posteriormente encaminhado à Secretaria Especial de Portos.

Fonte: Processamento PNLT, considerando consumo de energia Matriz de Transporte - Atual e Futura Revisada % Fonte: Processamento PNLT, considerando consumo de energia

Metas do PNLT Enquadrar e validar os projetos de transporte em vetores logísticos estruturantes do desenvolvimento social e econômico do País, considerando os seguintes objetivos: Aumento da eficiência produtiva em áreas consolidadas (AEP) Indução ao desenvolvimento de áreas de expansão de fronteira agrícola e mineral (IDF) Redução de desigualdades regionais (RDR) Integração regional sul-americana (IRS)

Critérios AEP / IDF / RDR / IRS O PAC é um programa consistente de investimentos (baseado no PNLT, no caso dos transportes) com vistas a superar os desafios na área de infra-estrutura. Organiza a ação do governo e apóia a ação do setor privado num horizonte de 4 anos. Constrói ambiente para o país crescer mais, realizando estudos, projetos e obras de infra-estrutura. Cria condições para a superação dos entraves ao desenvolvimento sustentável. Critérios AEP / IDF / RDR / IRS

Projetos Estratégicos para a Integração Continental Ponte Internacional Brasil – Peru Ministério dos Transportes

Dar prioridade aos investimentos em transportes ferroviário e hidroviário produz benefícios econômicos resultantes de menores custos de operação e frete por tku* dessas modalidades, em relação ao transporte rodoviário Resulta também em menor emissão de gases poluentes na atmosfera, oferecendo melhor qualidade ambiental do ar e menor impacto no aquecimento global A rede hidroviária disponível no Pais, oferece a oportunidade de estruturar o seu sistema básico de transportes com maior eficiência energética, menor consumo de combustível derivado de petróleo e menor poluição atmosférica A meta do Ministério dos Transportes de modificar a Matriz de Transportes nas próximas duas décadas atingirá esse objetivos. * tonelada. quilômetro. útil

EF - 151 (Ferrovia Norte-Sul) Panorama/SP - Rio Grande/RS (1.600 km) Expansão da Malha Ferroviária EF - 151 (Ferrovia Norte-Sul) Panorama/SP - Rio Grande/RS (1.600 km)

Expandir a Malha Ferroviária

Benefícios resultantes da mudança da Matriz de Transportes 2005 para 2025 15% de aumento da eficiência energética 22,5% de redução de consumo de combustível 15% de redução de emissão de CO2 20% de redução de emissão de NOx

DESDOBRAMENTOS Avaliação Ambiental Estratégica dos Vetores Logísticos Estudos de Transportes de Passageiros Plano Hidroviário Estratégico

www.transportes.gov.br F@le com o Ministério luiz.ribeiro@transportes.gov.br (+5561) 2029-7658