Núcleo Pedagógico DE Centro Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
Informações sobre o Teleduc
Planejamento e 7 de março de 2014.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Planejamento da Rotina Semanal
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Devolutiva do acompanhamento às UEs
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
Transcrição da apresentação:

Núcleo Pedagógico DE Centro Sul PLANEJAMENTO 2014 Núcleo Pedagógico DE Centro Sul

Para um bom (re)início Vídeo

Vídeo

O homem e a Água Autor desconhecido

Devolutiva das avaliações 2013

Pontos Negativos Cansativo devido ao tempo/8 horas; DEVOLUTIVA Pontos Negativos Cansativo devido ao tempo/8 horas; Poucos encontros com PCAGP; Dinâmicas obrigatórias e não só para quem gosta; Pouca ênfase ao ensino médio, seria melhor dividir o grupo por ciclos; Não socialização ao PC dos conteúdos trabalhados com os professores em OT; Encontros não são suficientes, precisamos de mais;

Pontos Negativos Encontros não são suficientes, precisamos de mais; DEVOLUTIVA Pontos Negativos Encontros não são suficientes, precisamos de mais; Maiores e melhores explicações sobre os projetos da pasta; Evitar convocações em final de bimestre; Falhas do núcleo pedagógico quanto à inclusão, me senti num quarto escuro; Demora para o material desenvolvido ser colocado no site;

DEVOLUTIVA Pontos Negativos Dispersão dos PC nas OT, dificultando o andamento do encontro; Pouco tempo para os debates que pontuam as dificuldades no cotidiano da escola; Espaço inadequado para o desenvolvimento dos trabalhos; Falta de capacitação para as escolas prioritárias; Falta de objetividade de alguns formadores;

DEVOLUTIVA Pontos Negativos Falta de rigor por parte dos PCNP quando os PC estão apresentando comportamento inadequado com conversas, celulares e risadas; Oficinas com teorias e não apenas com descontração; Sempre os mesmos PC é que participam os outros ficam calados;

DEVOLUTIVA Pontos Positivos A contribuição do núcleo pedagógico favoreceu o conhecimento; Bom atendimento por parte dos PCNP; Encontros proveitosos com temas relevantes e que foram trabalhados em ATPC; Troca de experiências entre os PC; Encontros de 8 horas facilitam o trabalho na escola; Participação ativa dos PC,(ser ouvido é muito importante);

Pontos Positivos O núcleo sempre é muito amoroso e compreensivo; DEVOLUTIVA Pontos Positivos O núcleo sempre é muito amoroso e compreensivo; Orientações cada vez melhores; Encontro de educação inclusiva foi muito bom precisamos de mais; A utilização das dinâmicas favoreceu o acompanhamento das OT; Elogios às OT aos novos PC;

DEVOLUTIVA Pontos Positivos Núcleo pedagógico está realmente comprometido com as inovações e aperfeiçoamento do processo educacional; Boa parceria entre o núcleo e as escolas; Divisão dos PC em dois grupos possibilitou maior proximidade com os colegas; Orientação sobre a AAP permitiu um trabalho consistente na escola;

Sugestões Maior aprofundamento quanto à inclusão; DEVOLUTIVA Sugestões Maior aprofundamento quanto à inclusão; Maior aprofundamento do tema adaptação curricular; Divisão do grupo em função dos ciclos; Abordar a legislação e questões administrativas nos encontros; Temas: Indisciplina, causas e soluções; Alfabetizando fora do tempo; Como construir uma imagem escolar e pessoal; Preservação do patrimônio; avaliação; trabalho em ATPC.

Sugestões Maior número de encontros; DEVOLUTIVA Sugestões Maior número de encontros; Utilizar teóricos da educação como fundamentação; Convocação de professores de Matemática para a avaliação de AAP e de Língua Portuguesa; Vídeos de motivação; trabalhos com imagens devem ser mais explorados; Capacitações no período noturno; Socialização de boas práticas;

DEVOLUTIVA Sugestões OT nas escolas e maior número de visitas de PCNP às escolas e acompanhamento em ATPC; Profissionais que façam oficinas nas escolas; Capacitações sobre a EJA; Equanimidade no tempo de apresentação das escolas no fórum, e a participação em todas as oficinas e palestras; Encontros com 4 horas de prática e 4 horas de teoria;

DEVOLUTIVA Sugestões Agendar visitas às escolas e levar os outros professores coordenadores para conhecimento das boas práticas; Trabalhar diferentes metodologias para serem aplicadas em sala de aula; Promover um “encontrão” semestral, reunir todos os PC; Projetos por área de conhecimento e uso de tecnologia por parte dos professores.

Educação Especial

AAP

DATA DE ENTREGA DOS ARQUIVOS DE GRÁFICOS A A P DATA DE ENTREGA DOS ARQUIVOS DE GRÁFICOS 7/Março/2014 No endereço eletrônico dectsnpe@see.sp.gov.br

A A P O que devo entregar?

A A P Como entregar? Ao salvar os arquivos acrescente o nome da escola em cada um deles para que possam ser diferenciados. Exemplo:

A A P Importante Enviar o resultado de todas as turmas, mesmo daquelas com número de alunos reduzidos (antiga RI).

A A P Como utilizar? Os resultados devem ser norteadores para o planejamento visto que é possível determinar as habilidades que os alunos tem maiores fragilidades e todas as potencialidades que já trazem consigo.

Novidade Planilha Correção Produção Textual A A P Exclusivamente 1ªEM Novidade Planilha Correção Produção Textual

Novidade Gráfico Produção Textual A A P Exclusivamente 1ªEM Novidade Gráfico Produção Textual

Lembretes finais

O que não pode ser esquecido Elaborar Pauta de trabalho para os três dias de Planejamento. Acolhimento e interação dos professores novos ao grupo veterano. Reflexão quanto ao que é e o ato de planejar. A importância do Currículo e sua relevância no planejamento.

O que não pode ser esquecido Refletir sobre as implicações da nova divisão do Ensino Fundamental em três ciclos: Ciclo da Alfabetização, Ciclo Intermediário e Ciclo Final. Apresentar todos os materiais didáticos que estão disponíveis para uso de alunos e professores.

O que não pode ser esquecido Dar conhecimento dos projetos da Pasta e suas possíveis contribuições as ações que a escola deseja desenvolver em 2014, relacionado-os ao currículo. A importância do contrato didático que todo professor deve elaborar com suas turmas.

O que não pode ser esquecido A importância da AAP e da Sondagem e o uso dos resultados para otimizar a aprendizagem dos alunos. Conscientização da importância do SARESP pelos professores e multiplicação para os alunos.

O que não pode ser esquecido Orientações específicas para os professores que trabalham com: Turmas reduzidas de alunos (antiga RI); EJA; Alunos com necessidades especiais.

O que não pode ser esquecido Refletir sobre as especificidades da escola.

BOM TRABALHO! Obrigada!