Lição 04: A justiça do evangelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6 DE AGOSTO DE 2016 A igreja envia missionários E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para.
Advertisements

A igreja que abala a cidade
A primeira assembleia geral
10 DE SETEMBRO DE 2016 Algemado pelo evangelho Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser.
2 DE JULHO DE 2016 À espera de um avivamento Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em.
12 DE NOVEMBRO DE 2016 A sabedoria e o dinheiro Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode. (Pv 21:20)
LIÇÃO 3 JUSTIFICAÇÃO, SOMENTE PELA FÉ EM JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto.
22 DE OUTUBRO DE 2016 O dízimo e o dinheiro E bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
Adorando ao Deus santo 7 DE JANEIRO DE 2017
procede da boca de Deus. (Mt 4:4)
Remédios para o desânimo
Amor que restaura amizades
A restauração da santidade
A igreja não pode ser ingênua
A importância da generosidade
A restauração da santidade
Amor que restaura amizades
Remédios para o desânimo
Exercício da confissão
Exercício da confissão
A igreja não pode ser ingênua
Uma igreja carente de cura
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
A terapia do espinho na carne
E se o remédio não for tomado?
E se o remédio não for tomado?
A perceptível presença de Deus
04 Justificação pela fé LIÇÃO a 22 de julho
A importância da generosidade
A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que
O privilégio de servir a Cristo
O privilégio de servir a Cristo
O Sim.
É preciso exercitar o perdão
A terapia do espinho na carne
Orientações ao professor
É preciso exercitar o perdão
1ª TIMÓTEO. 1ª TIMÓTEO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Lição 2 Uma nova chance.
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
O mesmo Jesus é capaz de transformar o coração de
A FUNÇÃO DA MORDOMIA CRISTÃ
Era o ano 58 dC. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. A.
Uma igreja carente de cura
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
procede da boca de Deus. (Mt 4:4)
Lição 04 O que é igreja missional?
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
Lição 06 Os cristãos missionais
A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito.
Exercício do jejum 22 DE JULHO DE 2017
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
Lição 05 A centralidade da cruz
Lição 08 É uma prática cristã. Lição 08 É uma prática cristã.
Lição 09 Sábado ou domingo?. Lição 09 Sábado ou domingo?
O justo viverá pela fé E B D V I L A C A R M O S I N A
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 02: A defesa do evangelho
Lição 10: O caráter do evangelho
Lição 13: Intensificação de dons e milagres
Lição 07: O pastor e o evangelho
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
Lição 05: O desprezo ao evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Lição 02 As primeiras palavras. Lição 02 As primeiras palavras.
Transcrição da apresentação:

Lição 04: A justiça do evangelho

Lição 04 A justiça do evangelho

Objetivo Apresentar a doutrina bíblica da justificação pela fé, explicada e defendida por Paulo, no capítulo 2 de Gálatas, mostrando que o cristão deve conhece-la e vivenciá-la.

Texto-base ... nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado. (Gl 2:16)

Introdução Falsos cristãos, infiltrados na igreja, davam a entender que a obra de Jesus não era suficiente para justificar os pecadores. Mas Paulo, defensor da verdadeira fé cristã, deixou claro que a justificação é pela fé em Jesus e não pelas obras da lei.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA A justificação pela fé é o ato pelo qual Deus declara justo em Jesus Cristo o pecador que nele crê. Paulo foi o maior defensor dessa doutrina, e não lhe faltaram opositores.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. A suficiência do evangelho: Na sua viagem a Jerusalém, Paulo levou consigo Barnabé e Tito. O primeiro era um judeu legítimo e circuncidado; o outro era grego que não havia sido circuncidado. Paulo os levou para ilustrar a verdade do evangelho de que judeus e gentios são aceitos por Deus nos mesmos termos. Tito era a prova cabal de que é possível ser salvo por Cristo sem a necessidade de se tornar um judeu.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 2. A coerência com o evangelho: Paulo não hesitou em repreender Pedro (Gl 2:14). Fez isso para que todos vissem. Disse a Pedro que nem ele mesmo andava mais como judeu. Portanto, se já não seguia todos os costumes judaicos, como poderia exigir que os gentios se tornassem judeus? O pedido foi: Viva em coerência com o evangelho que você prega!

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 3. A justificação no evangelho: Em Gálatas 2:15-21, o apóstolo explica que a justificação é pela fé e não pelas obras. Isso significa que ninguém pode gabar-se de seus próprios atos, diante de Deus, dizendo-se santo, justo ou praticante fiel da lei.

Questões do estudo

Questões do estudo 01. Leia Gl 2:1-10; o item 1, e comente a viagem que Paulo fez à cidade e sua conversa com os apóstolos. Quais eram as dificuldades enfrentadas com os judaizantes? De que forma ele defendeu a suficiência do evangelho? 02. Após ler Gl 2:11-14; At 10:28,34, e o item 2, responda: Por que era tão difícil para os judeus relacionar-se com os gentios? Por que Paulo precisou repreender Pedro? O que podemos aprender com esse episódio? 03. Com base no item 3 do comentário, responda: O que é justificação pela fé? Qual a diferença entre justificação pela fé e justificação pelas obras? 04. Por que Paulo é categórico em dizer que pela prática da lei ninguém será justificado? Isso significa que Paulo era contra a lei de Deus? Baseie-se em Gl 2:15-21; Ef 2:8-10, e no item 3.

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 1. Você é justificado pela fé: Entenda essa verdade. Você sabia que foi o redescobrimento da doutrina da justificação pela fé que fez surgir a Reforma Protestante? Hoje, somos cristãos evangélicos por causa dessa doutrina. A expressão “justificados pela fé” é um conceito fundamental para fé cristã, pois é assim que, em poucas palavras, Paulo resume o evangelho. 05. Você reconhece a importância da doutrina da justificação pela fé? Você é capaz de explicar essa doutrina? Pode fazer isso agora?

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 2. Você é justificado pela fé: Vivencie essa verdade. A justiça do evangelho não é sinônimo de impunidade. Alguém precisou assumir nosso lugar de condenado, pagando o preço. A gratidão é nossa melhor resposta. Isso é expresso por meio da obediência. A graça não é uma liberação para o cristão viver pecando. 06. Você concorda que gratidão e obediência são a melhor resposta a Deus, por parte de quem foi justificado? Justifique sua resposta.

Desafio da semana Este estudo oferece a você três bons desafios. Em primeiro lugar, sempre que tiver oportunidade, defenda a suficiência do evangelho. não deixe de se posicionar, quando alguém estiver deturpando a mensagem da cruz. Em segundo lugar, procure viver de forma coerente com o evangelho. Os justificados precisam ser humildes e agradecidos. Em terceiro lugar, busque compreender cada vez mais o que significa a justificação pela fé e peça que o Senhor o ajude a vivenciar essa, que é, sem dúvida, uma das mais importantes doutrinas bíblicas.

Próximo estudo Lição 05 O desprezo ao evangelho