DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competência em razão da matéria
Advertisements

Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Servidores Públicos Militares
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
Jurisdição e Competência
AEROPORTO INTERNACIONAL
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
O PODER DE POLÍCIA DAS FORÇAS ARMADAS
“O Pré-sal é nosso!” Considerações jurídicas quanto a uma campanha pela afirmação da soberania nacional sobre as reservas de petróleo e gás da camada pré-sal.
Estrutura de um Processo de Licenciamento
Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
UFABC / DIP – Prof. Gilberto Rodrigues
DIREITO CONSTITUCIONAL II
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA DO BRASIL: Localização Geográfica.
CONFERÊNCIA DE LUANDA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Unidade V: Regime jurídico dos bens públicos
direito aeronáutico e a aviação de segurança pública
Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014 Rafael Braga – Coordenador de Comunicação e Monitoramento de Mídia do Ministério da Defesa.
Quiz de Geografia – prof. Padovani – 7ºs anos
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Direito Internacional Domínio Público Internacional
AS AÇÕES DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO EM SANTA CATARINA
BENS PÚBLICOS.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
LEI PENAL NO TEMPO A regra geral em direito é a aplicação da lei vigente na época dos fatos, é o que se chama atividade da lei penal (tempus regit actum).
Profº Carmênio Barroso
Disposições Gerais Direito Aeronáutico.
 DIREITO AÉREO- BASTANTE RECENTE (SÉCULO XX) – INÍCIO DOS EXPERIMENTOS AERONÁUTICOS.   - É O CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO.
Curso: Direito Disciplina: Direito Internacional Privado Professora: Adriana F S Oliveira
ESTADO NA ORDEM INTERNACIONAL
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
DIREITO DO MAR.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
LEI PENAL NO ESPAÇO Continuação.
Aulas 11 e 12 - Anglo A Amazônia Azul..
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
Projeção do Brasil no Atlântico Sul
A construção do território Brasileiro e a consolidação das fronteiras externas A construção das fronteiras brasileiras (internas e externas) é resultado.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
CC (IM) OCTÁVIO LOPES SOTERO NETO
Direito Administrativo II Bens Públicos
DIP - TERRITÓRIO DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL – mar + rios internacionais + espaço aéreo + espaço extra-atmosférico.
Aluno: Caio Barreto Temer Tia Paula 5° Ano
O ENVOLVIMENTO DO COAF NA SUA APURAÇÃO
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
Legislação Ambiental. O Direito Ambiental tem seu núcleo fundamental estabelecido no artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil. Mas,
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
1º ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA Região Centro-Oeste Tema: Forças Armadas, Segurança e Garantia da Lei e da Ordem: perspectivas.
Um retrato do abandono da aduana brasileira. De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão.
Operação Fronteira Blindada
BENS PÚBLICOS II. 1. Características InalienabilidadeImpenhorabilidadeImprescritibilidadeNão onerabilidade.
Profº Carmênio Barroso
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira.
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL  O Brasil possui uma área total de Km², o que faz dele o quinto maior país do mundo em extensão territorial. 
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
1.Nação : reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando,assim, um povo, cujos.
A AMAZÔNIA AZUL. ORIGEM – Estrategistas da Marinha Brasileira em debates sobre os limites territoriais do Brasil nas águas oceânicas. O Brasil possui.
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” DALAI LAMA.
Transcrição da apresentação:

DIP – 2014.1 – Prof. Gilberto Rodrigues Soberania e fronteiras: terrestres, aéreas e marítimas / 04.04.2014

Exercício da soberania sobre o território: Quais as fontes de Direito Internacional? Fronteiras terrestres Delimitação e demarcação podem ser fixadas por: a) tratados bilaterais entre os países fronteiriços; b) Sentenças de tribunais ou laudos arbitrais que fixam limites territoriais ou marítimos; c) tratados bi/multilaterais que estabelecem as fronteiras ao termino de um conflito armado. Fronteiras aéreas / Espaço ultraterrestre Convenção de Chicago (1944), que criou a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Convenção da ONU sobre Espaço Ultraterrestre (1967) Fronteiras marítimas Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Convenção de Montago Bay, 1982) Fronteiras fluviais e lacustres Tratados bilaterais e multilaterais (regionais)

O que diz o Direito Brasileiro sobre as fronteiras? Constituição Federal Art. 20. São bens da União: IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras (...) § 2º - A faixa de até cento e cinqüenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, é considerada fundamental para defesa do território nacional, e sua ocupação e utilização serão reguladas em lei. Caso Raposa Serra do Sol, Roraima (2009) – No caso de demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, o STF decidiu que Polícia Federal e Forças Armadas podem ingressar em áreas indígenas na área de fronteira para combater o crime e defender a soberania nacional.

Fronteiras terrestres Brasileiras

Marcos legais internacionais sobre as fronteiras terrestres do Brasil Tratados bilaterais: Tratado de Limites com o Uruguai (1851) Tratado de Limites e Navegação com a Venezuela (1859) Tratado de Paz com o Paraguai (1872) Tratado de Limites com a Argentina (1898) Laudo arbitral da Suíça define limites com a França (Território da Guiana Francesa) (1900) Tratado de Petrópolis com o Peru (1903) Tratado de Petrópolis com a Bolivia (1903) Laudo Arbitral da Italia define limites com o Reino Unido (atual Guiana) (1904) Tratado de Limites com os Países Baixos (Suriname) (1906) Tratado de Limites e Navegação Fluvial com a Colombia (1928)

Órgãos relacionados às fronteiras terrestres do Brasil MRE Comissões Mistas de Fronteira (Bilaterais) – trabalho permanente de estabelecer os marcos fronteiriços Ministério da Defesa Comando do Exercito. Ministério da Justiça Polícia Federal: 1) postos nas cidades de fronteira; 2. Postos em portos; 3) Postos em aeroportos. Receita Federal (aduana)

Fronteiras aéreas (Espaço aéreo)

Marco legal sobre as fronteiras aéreas brasileiras Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565, de 19.12.1986) + Lei 9614 de 5.3.1998, + Decreto 5144 de 16.7 2004. “Art. 303. A aeronave poderá ser detida por autoridades aeronáuticas, fazendárias ou da Polícia Federal, nos seguintes casos: I - se voar no espaço aéreo brasileiro com infração das convenções ou atos internacionais, ou das autorizações para tal fim; II - se, entrando no espaço aéreo brasileiro, desrespeitar a obrigatoriedade de pouso em aeroporto internacional; III - para exame dos certificados e outros documentos indispensáveis; IV - para verificação de sua carga no caso de restrição legal (artigo 21) ou de porte proibido de equipamento (parágrafo único do artigo 21); V - para averiguação de ilícito. § 1° A autoridade aeronáutica poderá empregar os meios que julgar necessários para compelir a aeronave a efetuar o pouso no aeródromo que lhe for indicado. § 2° Esgotados os meios coercitivos legalmente previstos, a aeronave será classificada como hostil, ficando sujeita à medida de destruição, nos casos dos incisos do caput deste artigo e após autorização do Presidente da República ou autoridade por ele delegada. (Parágrafo acrescentado pela Lei nº 9.614, de 5.3.1998) § 3° A autoridade mencionada no § 1° responderá por seus atos quando agir com excesso de poder ou com espírito emulatório. (§ 2°renumerado e alterado pela Lei nº 9.614, de 5.3.1998)”

Órgãos relacionados ao Espaço Aéreo Brasileiro Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica Secretaria da Aviação Civil Infraero Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) Agência Espacial Brasileira (AEB) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Território marítimo na Convenção da ONU sobre Direito do Mar (1982)

Território Marítimo Brasileiro com base no Direito Internacional do Mar

Marco legal e órgãos das fronteiras marítimas no Direito Brasileiro Pleito do Brasil na ONU Extensão da Plataforma Continental Brasileira (Amazônia Azul) Lei 8.617/1993 - Dispõe sobre o mar territorial, a zona contígua, a zona econômica exclusiva e a plataforma continental brasileiros, e dá outras providências. Órgãos atuantes (exercício da soberania) Ministério da Defesa (Comando da Marinha) Capitania dos Portos Polícia Federal (PF) Receita Federal Autoridades Portuárias Justiça Federal

Algumas questões e desafios contemporâneos relacionados às fronteiras Fronteiras de confrontação (Guerra Fria) Fronteiras de Cooperação (Processo de Integração) Combate ao Crime Organizado Transnacional Narcotráfico Tráfico de pessoas Tráfico de seres vivos (biodiversidade) Tráfico de armas Contrabando Migrações (migrantes e refugiados) Impacto ambiental de grandes obras Caça e pesca ilegais (marítima e fluvial) Soberania sobre recursos naturais vivos e não vivos

Soberania sobre o território da Amazônia: Brasil e América do Sul

Questões sobre a Amazônia Conceito de “soberania compartilhada” (Tratado de Cooperação Amazônica-TCA, 1978). Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), com sede em Brasília. Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Debate sobre a “internacionalização da Amazônia”.