O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Painel Técnico Internacional sobre Programas de Transferência de Renda Condicionada na América Latina Inovações recentes no Programa Bolsa Família.
Advertisements

Questões Operacionais e Estratégias de Superação
ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL DE PROGRAMAS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Programa Bolsa Família
Políticas de Desenvolvimento Social no Brasil
Ampliação da faixa etária do Programa Bolsa Família
Senarc: atribuições institucionais
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
INCLUSÃO SOCIAL.
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
O campo da Psicologia no CRAS
Gestão do Programa Bolsa Família e IGD
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Cadastro Único para Programas Sociais
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Caracterização do Município Cartão Família Carioca
Acompanhamento Familiar
Protocolo de Gestão Integrada
Bolsa Família na Saúde e Brasil sem Miséria
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Proteção Social Básica
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
Sistema Único de Assistência Social
A intersetorialidade na superação das vulnerabilidades das famílias do Programa Bolsa Família Goiânia, 20 de maio de
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Acompanhamento Familiar
Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais Política de Assistência Social Dr. Marcos Fowler.
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Auditoria de Natureza Operacional Programa Bolsa-Família
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Integração de Políticas Públicas e seus desafios
Painel Técnico Internacional sobre Programas de Transferência de Renda Condicionada na América Latina Inovações recentes no Programa Bolsa Família.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
A PSB E PSE/PETI NO PIAUÍ: REALIDADE E DESAFIOS
Gestão de Condicionalidades e Gestão Compartilhada.
Superintendência de Transferência de Renda
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. ORIGEM E HISTÓRIA DESDE OS ANOS 80 HAVIA UM DEBATE SOBRE PROVER ASSISTÊNCIA A FAMILIAS POBRES E MISERÁVEIS. DESDE OS ANOS 80 HAVIA.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Questão Social Expressa as contradições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes no modelo de desenvolvimento capitalista; Traduz as desigualdades.
Programa Bolsa Família
Centro de Referência de Assistência Social
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Programa Bolsa Família
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA GESTÃO DE CONDICIONALIDADES
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Programa Bolsa Família
Halina Amorim Wesley Diógenes.
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Bolsa Família – Porto Alegre FASC/SMS/SMED/COSANS
Transcrição da apresentação:

O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento nos CRAS 1

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Características: Focalizado Condicionado de Livre Utilização Transferência de renda com condicionalidades Objetivos: 1. Alívio imediato da pobreza 2. Ruptura do ciclo intergeracional da pobreza 3. Desenvolvimento das famílias Princípios fundamentais para os objetivos de médio e longo prazo: intersetorialidade e cooperação federativa

Acompanhamento de Condicionalidades As condicionalidades são compromissos do poder público e das famílias. O acompanhamento das condicionalidades tem como objetivos: reforçar o direito de acesso das famílias aos serviços de saúde e de educação e responsabilizar o poder público pelo atendimento; monitorar o cumprimento de compromissos pelas famílias beneficiárias; identificar situações de maior vulnerabilidade (descumprimento de condicionalidades) de forma a orientar as ações do poder público para o acompanhamento destas famílias. 3

CONDICIONALIDADES DO BOLSA FAMÍLIA ÁREA COMPROMISSO/ CONDICIONALIDADES PÚBLICO SAÚDE acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e do desenvolvimento das criança crianças menores de 7 anos pré-natal para gestantes e acompanhamento de nutrizes gestantes e nutrizes EDUCAÇÃO matrícula e frequência escolar mensal mínima de 85% crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos matrícula e frequência escolar mensal mínima de 75% jovens de 16 e 17 anos ASSISTÊNCIA SOCIAL serviços sócio educativos e de convivência crianças até 15 anos

FLUXO DA CONDICIONALIDADE DE EDUCAÇÃO

FLUXO DA CONDICIONALIDADE DE SAÚDE

Identificação de famílias mais vulneráveis Resultado do Acompanhamento de Condicionalidades permite identificar famílias potencialmente mais vulneráveis ou em risco Descumprimento PETI 46 mil/mês 7

Acompanhamento Familiar Intersetorial – Conceituação – Definição no âmbito do PBF O acompanhamento familiar, no âmbito do PBF, é um processo de atendimento integral às famílias que envolve: diagnóstico prévio e conhecimento das suas demandas prioritárias, o encaminhamento às áreas sociais específicas, o acompanhamento efetivo pelas áreas setoriais, e a promoção de oportunidades por meio de ações que assegurem direitos básicos de cidadania e de ações que contribuam para o seu desenvolvimento.