Sobre a importância dos investidores privados para a economia Investir em Bolsa em Portugal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
Advertisements

Prevenção Rodoviária Portuguesa
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Administração do clube Instruções
Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
CMVM La Regulacion Y Supervisión De Los Mercados De Valores En Portugal:la actuación De La CMVM José Pedro Fazenda Martins Direcção de Supervisão de.
FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG 16 de Fevereiro de
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Dia Mundial da Poupança 31 De Outubro. O que é a poupança? A poupança é a parte do rendimento que não é consumida de imediato e que é "posta de lado"
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
Planificação de uma Viagem de negócios
Apresentação da Empresa
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
ESTOQUE DE DEMANDA INDEPENDENTE
Aula 06.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
BIOGA Santiago de Compostela, 12 Junho Invicta Angels Temas A Invicta Angels e os fundos de Co-Investimento Selecção de Projectos e Processo de.
As convicções, os comportamentos e os valores económicos dos jovens
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
QREN EXECUÇÃO 2010 E OBJECTIVOS A EXECUÇÃO DO QREN EM 2010 Meta de 20% de execução superada 23% de execução no final de p.p. acima da meta.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
António Gonçalves Henriques
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Empresários podem participar como um ponto de aceitação e service desk KB de câmbio e beneficiar das vantagens do KB Vision. Quer saber mais sobre KB.
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
TAXA DE JUROS (i) preço do crédito custo da moeda
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
A ESTRUTURA DO PLANO DE MARKETING
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Seminário: Financiamento do Desenvolvimento
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO
BB Gestão de Recursos DTVM S.A.
POUPAR Aumenta a capacidade de enfrentar situações imprevistas Permite a satisfação de necessidades de longo prazo Prescindir de consumir no presente para.
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Patrimônio (30/11/15): R$ ,30 Patrimônio Médio (12 meses): R$ ,03 Como Investir Aplicação: D+1 Resgate: D+4 Horário Limite: 14h00 Valor.
Fundos de investimento
Mercado Financeiro e Investimentos
PERFIL DO INVESTIDOR > Antes do cliente subscrever uma aplicação financeira o banco deve: Conhecer o seu cliente, nomeadamente: Idade Habilitações literárias.
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
Administração Financeira Dividendos. Conceito Tipos.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
NOTÍCIAS “Certificados de aforro” e “Pânico na Bolsa” Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa Finanças e Contabilidade Introdução as Finanças.
M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre.
COMPRAS 0122.
PREVIDÊNCIA PRIVADA Planejamento Financeiro. Previdência Acumular de reserva financeira com o objetivo de utilização no futuro Complemento para a aposentadoria.
Sistemas de Planejamento de Produção
1 COSEC COMPANHIA DE SEGURO DE CRÉDITOS, S.A Seminário Portugal Cabo Verde: Economias Complementares (I) 9 de Novembro de 2005.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
Importância do Investimento. Noção de investimento O investimento representa a aquisição de capital novo que assegura a manutenção, a expansão e/ou a.
Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social Câmara dos Deputados Brasília, 1º de julho de 2008.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
W W W. W A T S O N W Y A T T. C O M Instituto de Seguros de Portugal Políticas de investimento para companhias de seguros Roger Boulton Lisboa, 7 Julho.
Transcrição da apresentação:

Sobre a importância dos investidores privados para a economia Investir em Bolsa em Portugal

O perfil do investidor privado em Bolsa em Portugal Um estudo da CMVM definiu o perfil do investidor português, concluindo que em média este é do sexo masculino, com idade entre 45 e 64 anos, e tem pelo menos o 12º ano de escolaridade, recebe até 2 mil euros mensais e reside nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto

Estratégia defensiva Maioria opta por investimentos mais seguros como os certificados de aforro e apenas uma minoria admite arriscar em activos de maior risco como as acções Além dos tradicionais depósitos a prazo e certificados de aforro, menos de 10% das famílias portuguesas possuem outros produtos financeiros

Impacto no mercado O baixo número de investidores a participar no mercado de capitais provoca uma reduzida percentagem da capitalização accionista das empresas que é detida pelas famílias portuguesas. O potencial de crescimento do nosso mercado é portanto muito significativo

O desafio Conceitos inovadores e raros sempre foram bem sucedidos, mas se queremos que o público participe teremos que criar confiança e transparência.

Problemas do mercado accionista português A sua dimensão, periférica em relação aos grandes mercados mundiais As empresas nacionais são, com raras excepções, muito pequenas Liquidez, dimensão e interesse limitados para investimentos estrangeiros na Bolsa portuguesa

Problemas do mercado accionista português Estrutura accionista Empresas são controladas por accionistas que detêm a maioria do seu capital O que limita a capacidade de termos outros accionistas (nacionais ou estrangeiros) que olhem para estas como investimentos de longo prazo

Problemas do mercado accionista português Falta de cultura bolsista do investidor médio Os investidores particulares interessam-se pela bolsa apenas quando esta está em alta Quando há uma quebra do mercado, são os primeiros a fugirem dos investimentos com maior risco O investidor médio não tem hábitos de poupança em activos de risco de longo prazo

Problemas do mercado accionista português As próprias empresas não têm formação suficiente para saberem como se devem posicionar em bolsa e garantir a todo o tempo que a informação relevante esteja disponível As pessoas com frequência encaram o investimento em bolsa como uma ida ao casino

Recomendação Se os investidores individuais assumissem o hábito de investir a longo prazo em produtos de risco, evitariam a concentração dos seus investimentos em bolsa nos momentos em que as cotações estão mais caras e acabariam por ter um preço médio de compra das suas acções bem mais razoável.

Estratégia de longo prazo A longo prazo quem investe desta forma tem obtido consistentemente resultados acima de outros produtos de menor risco Mesmo com a acentuada quebra recente da bolsa, quem tivesse investido há dez anos atrás e tivesse mantido o seu investimento, teria hoje ainda uma apreciável rentabilidade

Os fins da ADIPIB O objectivo da ADIPIB é o de apoiar a cultura do investidor português criando transparência, confiança e conhecimento sobre instrumentos financeiros em geral e sobre os mercados bolsistas em particular.

Os objectivos da ADIPIB Garantir mais e melhor informação e assegurar uma adequada defesa dos interesses minoritários, Incentivar um sistema que assuma uma preocupação por boas práticas de governo de empresa, incluindo a responsabilização de quem gere uma empresa em relação a todos os seus accionistas

Os objectivos da ADIPIB Combater a falta de confiança na nossa praça resultante da falta de formação. Garantir uma transparência e ética total nos procedimentos Reforçar os hábitos de poupança portugueses para investimentos regulares.

As actividades previstas Apoio aos investidores Representação em assembleia geral Execução dos direitos de voto Reports anuais das assembleias gerais Serviço anual de informação Apoio em questões legais

As actividades previstas Organização de apresentações Apresentações onde os nossos associados podem entrar em discurso directo com a Administração das empresas. Plataforma para apresentações de empresas não cotadas em Bolsa Associados beneficiam assim de informação em primeira mão

As actividades previstas Eventos Seminários e workshops sobre os vários tipos de investimento Conferências de mercado de capitais Descontos Condições especiais na compra de diversos jornais e revistas Portugueses.

Risco virtual - Beat the Market Para começar a aprender sem risco Cooperação com o jogo Beat the Market Criação da Liga ADIPIB, com início a 01 de Julho e final a 31 de Dezembro Prémios aliciantes (por exemplo 1º prémio sendo uma viagem a Frankfurt para 2 pessoas incluíndo visita aos bastidores da Bolsa de valores, entre outros)

Tornar-se associado Qualquer pessoa singular ou colectiva interessada pode associar- se na ADIPIB mediante aprovação da Direcção e pagamento da taxa anual. Taxa anual Pessoa singulares Euros Pessoa colectivas Euros

Contactos ADIPIB Associação de Defesa dos Interesses do Pequeno Investidor em Bolsa Avenida da Holanda Estoril Portugal Telefone: