ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Elisa Maria de Assis
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Os PCN e o Ensino Médio.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES Histórico da disciplina:  Opção da SEED iniciar as DC com o histórico;  Recorte histórico (séculos XIX e XX, período de afirmação.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Transcrição da apresentação:

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL SEMINÁRIO INTEGRADO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL

O QUE É : Eixo articulador e problematizador do Currículo escolar como forma de apropriação da realidade; Espaço de articulação dos conhecimento e realidades sociais com os formais, constituindo-se por essência o exercício da interdisciplinaridade; Espaço de produção de conhecimento por meio de postura investigativa.

A QUE SE DESTINA: possibilitar o diálogo entre os demais componentes curriculares, no sentido vertical, considerando um único campo de conhecimento, pelo aprofundamento, e no sentido horizontal, entre mais de um campo de conhecimento, consolidando as relações teoria – prática e parte-totalidade. consolidar a proposta curricular interdisciplinar, como prática coletiva de professores e alunos;

orientar sobre as múltiplas possibilidades de diálogo entre o que é lido, pesquisado, estudado e discutido nas áreas de conhecimentos e disciplinas, e a vivencia em visitas ou participações pesquisadoras ou práticas pedagógicas em espaços educativos; possibilitar a ampliação dos diálogos, ultrapassando os limites físicos da escola, utilizando os espaços educativos do município, região, estado e país;

O QUE PROPÕE : ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO sociocultural entre professores e alunos, rompe e supera padrões estabelecidos e dicotomias como teoria-prática, saber científico – saber popular, repetição-criação, pensar-fazer, produzidas pela ciência moderna hegemônica. que qualifica as produções orais e escritas dos alunos; es

que possibilita olhar crítico-participativo de alunos e professores; que amplia caminhos do diálogo e aproxima professores e alunos; que familiariza os alunos com a produção de projetos de pesquisa, de relatórios analíticos, e a organização de encontros científicos, para socializá-las.

COMO SE CONSTITUI: Por projetos, nos quais a pesquisa, se articula com eixos temáticos transversais, com eixos conceituais ou linhas de pesquisa, desde que sintetizem uma necessidade ou uma situação problema contextualizado na vida do aluno. Professores e alunos organizam leituras, desenvolvem os caminhos metodológicos e a realização da investigação.

O conceito de espaço educativo de forma ampla: a escola, a sala de aula, a cidade, o cinema, o museu, o teatro, locais de trabalho, etc. De complexidade crescente, tece uma rede que identifica e cria possibilidades de intervenção na realidade, pela contextualização e significado dos conhecimentos construídos.

COMO PODE SER ORGANIZADO: POR EIXOS CONCEITUAIS: Cultura, Tecnologia e Trabalho, Infraestrutura, Solidariedade, Organização Social, etc... . POR EIXOS TEMÁTIOS TRANSVERSAIS : Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Cultura e Artes, Cultura Digital, Prevenção e Promoção da Saúde, Comunicação e Uso de Mídias, Investigação no campo das Ciências da natureza, Educação Econômica e áreas da Produção, etc... .

LINHAS DE PESQUISA (exemplos) A função social da arte em distintas instituições/localidades/épocas . Até que ponto os modelos democráticos e participativos de organização resultam melhoria da qualidade de vida. A forma de utilização da matemática na vida de cada um, e no mundo do trabalho, produz soluções diferentes para questões cotidianas Impactos Ambientais e implementação de estratégias de conservação da Biodiversidade regional.

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIÁLOGO ARTICULAÇÃO -PROBLEMATIZAÇÃO SEMINÁRIO INTEGRADO CONHECIMENTOS SOCIAIS CONHECIMENTOS FORMAIS Arte; Ed. Física; Língua Portuguesa; Língua Materna; Línguas Estrangeiras; Matemática; Biologia; Física; Química; Filosofia; Geografia; História; Sociologia. PRÁTICAS SOCIAIS REALIDADE Pesquisa Linhas de Pesquisa Eixos temáticos Ação – Reflexão-Ação Reconhecimento dos Saberes Parte-Totalidade Interdisciplinaridade EIXOS TEMÁTICOS TRANSVERSAIS ENFOQUE CRÍTICO-INVESTIGATIVO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE NOVA PROBLEMATIZAÇÃO