Guidelines Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp), no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação de interfaces.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bons e maus designs O que é design de interação
Advertisements

Engenharia de Requisitos
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Rational Unified Process(RUP)
IHM - Usabilidade.
Interação Homem-Máquina
PROJETO DE INTERFACE Projeto de Interfaces entre componentes do software Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores de informação.
1 PROJETO DE INTERFACE - Projeto de Interfaces entre componentes do software - Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores.
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
USABILIDADE.
COS350 ECI - INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Design de Interface / Interface Homem-Máquina.
Introdução à avaliação
Design, prototipagem e construção
Avaliação de softwares
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Ciência da Computação
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Usabilidade do Portal Biblioteca On-line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): um Estudo de Caso CONCLUSÕES PRELIMINARES O Portal da biblioteca.
IHC Interação Humano-Computador
RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
Usabilidade, funcionalidade e estética
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de Software
Adriano S. Castro. Soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de software; Orientação a objetos; Facilitam a reutilização; Vocabulário comum;
Engenharia de Usabilidade
Introdução à Qualidade
Raoni de Oliveira Franco
Engenharia de Software
Interface Usuário Máquina
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Lílian Simão Oliveira.
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Prof. Luiz Fernando Moledo.
02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 SOFTWARE EDUCACIONAL Qualidade de SW Educacional - Crescimento da Informática Educativa - Novas Tecnologias.
Introdução à Interação Humano- Computador
Engenharia de Usabilidade
Avaliação de Interfaces
Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
Modelo para Design de Interfaces
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Processos do Design 27/09.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Integração de Ferramentas CASE
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010
Fundamentos de Interface
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
© Nabor C. Mendonça Processo / Metodologia de Desenvolvimento de Software.
Padrões de projeto M.Sc. Sílvio Bacalá Jr..
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos Profa. Ana Karina Barbosa.
Processo e Qualidade.
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Design de Interação Prof. Josué Froner
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Interface Homem/Máquina
Engenharia de Software
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Ambientação de jogos Manual do usuário.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
1 Estimativa, Teste e Inspeção de Software Gerência de Projetos: Estimativa de Software Marcos Camada
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
DESIGN DE INTERAÇÃO Lílian Simão Oliveira. Usabilidade  Pra quê? 2.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

Guidelines Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp), no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação de interfaces humano-computador” da professora Heloísa V.da Rocha e nas notas de aula do Professor Oscar Fontanini.

“Aceitabilidade de um sistema” Nielsen (1993) engloba os objetivos do IHC em um conceito amplo que ele denomina “Aceitabilidade de um sistema”

Usabilidade Benefícios diretos da usabilidade Cada vez mais as empresas adicionam funcionalidades aos seus produtos de software tornando-os mais complicados de usar A usabilidade de um produto pode ser o seu diferencial competitivo A falta de usabilidade pode ser fator de fracasso de um produto Benefícios diretos da usabilidade Aumento da produtividade e eficiência Menos treinamento Maior satisfação dos usuários Menos suporte e documentação

Guidelines São orientações ou recomendações que devem ser consideradas na elaboração e avaliação de um software com o objetivo de ajudar a garantir uma boa usabilidade. São criadas principalmente a partir do senso comum e da experiência na elaboração de outros projetos de software. O uso de guidelines não deve ser entendido como uma “receita do design”, mas sim como um conjunto de princípios norteadores do design. A aplicação de guidelines embora não seja trivial ajuda o designer a focar no que é necessário e a lidar com restrições e compromissos do design.

Guidelines Princípios de design: - são guidelines mais genéricas, exigem uma interpretação antes de ser aplicadas. - Ex.: mantenha o site simples (p/websites)‏ Regras de design: - são guidelines em um nível mais detalhado. - Ex.: Não ofereça uma opção para buscas em toda a rede a partir de seu próprio website”.

Guidelines Guia de Estilo: - consiste em uma coleção de regras de design específicas e em princípios dos quais derivam as regras. - São mais comuns nas guidelines de determinados fabricantes, para definir a identidade visual da interface e garantir consistência tanto no produto quanto entre produtos de um determinado fabricante. - Ex.: “Ao criar um ícone colorido, você deve iniciar criando primeiro a versão preto e branco e depois acrescentar cor”. (Macintosh)‏

Padrões de design Alguns padrões internacionais governam o desenvolvimento de sistemas interativos. Os padrões mais pertinentes são os seguintes: - ISO 9241 Ergonomic Requirements for Office Work with Visual Display Terminals (VDTs)‏ - ISO 13407 Human-centered Design Processes for Interative Systems - ISO 14915 Design of the User Interface of Multimedia Applications.

EXEMPLO DE PROPOSTA DE GUIDELINE