Philip Crosby Luis Augusto, Luiz Henrique, Norberto Arend e Rodrigo Bender Curso de Engenharia de Produção UFSM DPS1036 – Sistemas da Qualidade I Março.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
Advertisements

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
Responsabilidade Profissional
Qualidade Total.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Engenharia de Software
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Gerenciamento do escopo do projeto
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Qualidade em Serviços de Informação
Qualidade em Serviços de Informação
CONSULTORIA EMPRESARIAL
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
Planejamento Estratégico do PGQP
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Aula 3 Qualidade nas organizações
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
Sistemas de Qualidade I
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Grupo de Desenvolvimento Profissional
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
SKIP LOTE ALIADO A GESTÃO LOGÍSTICA
Gerenciamento da Integração
Faculdade Pitágoras Componentes: Bárbara Garcia
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Qualidade.
Introdução à Qualidade
Elaboração e Análise de Projetos
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
Desempenho das Organizações
Gerenciamento de Processos - PNQ
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Gerenciamento da Qualidade
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Qualidade na Manutenção
Professor Roberto César
Conceito de Processo A realização de qualquer ação (fim, resultado) é precedido por uma seqüência de ações (causas). É um conjunto de causas que produz.
Introdução à Engenharia de Software
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Instrutor: Objetivos:.
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Avaliação do Desempenho
Engenharia de Software
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Diálogo comportamental
Profª Claudia Pedro Corrêa
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
INDICADORES COMO FERRAMENTAS
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
TQM “Total Quality Management”
Gerenciamento de Projetos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 2015/1 15, 16, 22, 23 e 30/05/2015 Prof. Leandro Piva, MBA.
Controle da Qualidade Total
Gerenciamento de Escopo
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Transcrição da apresentação:

Philip Crosby Luis Augusto, Luiz Henrique, Norberto Arend e Rodrigo Bender Curso de Engenharia de Produção UFSM DPS1036 – Sistemas da Qualidade I Março de 2011

Biografia 18/06/1926 Wheeling, Virgínia Ocidental, EUA Entregador de jornais, carregador de tacos de golfe e salva-vidas

Biografia Segunda Guerra Mundial 1944 – Unidade Hospitalar Interesse pela medicina Pai médico Importância da Prevenção Licenciado em 1946 Ohio College of Podiatric Medicine

Biografia 1947 – Casamento Vendedor de sapatos num shopping center ainda estuda e sustenta a nova família 1950 – Médico Quiropodista Desinteresse e dificuldade na profissão Trabalha à noite no restaurante do pai Começa a escrever artigos para o Wheeling’s Time

Biografia Guerra da Coréia 1951 – Unidade Hospitalar Licenciado em 1952, abandona a profissão Inspetor de Circuitos Eletrônicos - Crosley Corporation Condicionadores de ar e controles eletrônicos anti-incêndio para a aviões da Força Aérea ASQC

Biografia “Os conceitos utilizados no controle da qualidade são exatamente opostos àqueles utilizados na medicina. Acho que encontrei o lugar na vida que estou procurando.” Estuda por conta Comunicar-se com efetividade

Biografia Necessidade de tornar-se executivo: por suas idéias em práticas e sustentar a família Bendix Corporation Mísseis para a Marinha Técnico de controle de qualidade Falhas no ensaio e inspeção

Biografia Martin Marietta Company Materiais diversos – Programa Aeroespacial e Departamento de Defesa Jornais e Revistas – Palestrante Gerente de Qualidade 1961 (35 anos) Conceito de Zero Defeitos Contraponto ao NQA

Biografia 1965: ITT – Conglomerado de Empresas Hotelaria, alimentos, comunicações Diretor de Qualidade Verificar e aperfeiçoar seus conceitos da qualidade

Biografia 1968: Vice-presidente mundial da qualidade PNC – Qualidade em termos financeiros 1979: Quality is Free (Best-Seller) Philip Crosby Associates Inc Consultor – EUA x Japão

Biografia Quality College Livros, cursos, palestras, seminários Empresas de todos os setores, governos 18 de agosto de 2001

“Comunicar-se com efetividade” Crosby e a Qualidade “Comunicar-se com efetividade” Transmitir a qualidade em linguagem simples Idéias desenvolvidas pela mais pela prática do que pela vida acadêmica Passou por diversos níveis hierárquicos das empresas

Crosby e a Qualidade Principais aspectos da Qualidade de Crosby 1. Definição objetiva de qualidade 2. Zero Defeito e o PNC 3. 14 passos para a melhoria da qualidade 4. Organização Confiável

1. Definição objetiva de qualidade Crosby e a Qualidade 1. Definição objetiva de qualidade Impossível gerenciar algo cuja definição é subjetiva ou que não se aplica à todos os processos Qualidade é o cumprimento dos requisitos Realizar corretamente cada uma das etapas que levam o consumidor à ter suas expectativas atendidas Diferente de cumprimento das especificações

Crosby e a Qualidade 2. Zero Defeito e o PNC Contraposição ao NQA NQA: Todos os processos sofrem variáveis e assim sempre teremos uma certa quantidade de não-cumprimentos Verificar o custo dos não-cumprimentos (PNC) NQA: Quantifica quantos não cumprimentos geralmente ocorrerão para trabalhar com esta margem NQA: Aceitação do desperdício, aumento do custo

Crosby e a Qualidade 2. Zero Defeito e o PNC Acertar na primeira vez Substituir inspeção por prevenção Não aceitar erros por falta de treinamento Corrigir os erros por falta atenção pelo exemplo dos líderes das empresas, cujo padrão pessoal também deve ser o ZD A aplicação do ZD levará à um menor PNC, que passa assim a ser um índice de Qualidade.

3. 14 passos para a melhoria da qualidade Crosby e a Qualidade 3. 14 passos para a melhoria da qualidade 1) Garantir compromisso dos gerentes com a qualidade 2) Reunir representantes de todos os departamentos para integrar uma equipe para a melhoria da qualidade. 3)Medir os processos de trabalho para determinar, objetivamente, onde se encontram os problemas atuais e potencias da organização.

3. 14 passos para a melhoria da qualidade Crosby e a Qualidade 3. 14 passos para a melhoria da qualidade 4) Determinar o valor do custo da qualidade e assegurar que seja utilizado como uma ferramenta gerencial. 5) Sensibilizar a todos os colaboradores da importância da qualidade e como seu trabalho influi em fazê-la acontecer. 6) Adotar ações para eliminar os problemas identificados nas ações anteriores.

3. 14 passos para a melhoria da qualidade Crosby e a Qualidade 3. 14 passos para a melhoria da qualidade 7) Determinar métodos para monitorar a evolução do processo para a melhoria da qualidade. 8) Educar a todos os colaboradores para que possam desempenhar seu papel no processo para a melhoria da qualidade. 9) Fazer com que todos percebam das mudanças acontecidas através da comemoração dessas realizações

3. 14 passos para a melhoria da qualidade Crosby e a Qualidade 3. 14 passos para a melhoria da qualidade 10) Promover a determinação de objetivos de melhoria para os indivíduos e para os grupos de trabalho. 11) Incentivar os colaboradores para que indique a gerência quais são os obstáculos que os impedem atingir seus objetivos de melhoria. 12) Dar reconhecimento a todos os que participam do processo para a melhoria da qualidade.

3. 14 passos para a melhoria da qualidade Crosby e a Qualidade 3. 14 passos para a melhoria da qualidade 13) Criar conselhos da qualidade para incentivar a comunicação em bases regulares 14) Perpetuar o processo para a melhoria da qualidade.

4. Organização Confiável Crosby e a Qualidade 4. Organização Confiável “A organização confiável é aquela que executa cada uma suas operações certas da primeira vez e que seus relacionamentos com seus colaboradores, fornecedores e clientes são bem sucedidos”.