XVIIe Congrés de l´AMSE-AMCE-WAER REIMS Juin 2012.

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Transcrição da apresentação:

XVIIe Congrés de l´AMSE-AMCE-WAER REIMS Juin 2012

Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política NIPP/ Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas

APRENDIZAGEM E FUTURO ESCOLAR. A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES. UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA

Objetivo da pesquisa analisar a percepção de professores sobre as dificuldades de aprendizagem e o futuro de seus alunos; a percepção dos alunos sobre o estímulo de seus professores, assim como ambição de futuro escolar.

Cenário brasileiro do Ensino Fundamental recente da universalização do ensino (década de 90); Praticamente um em cada cinco jovens entre 15 e 17 anos matriculados no início do ano abandona a escola na Grande São Paulo; Baixo estimulo em permanecer na escola (séries finais); Grande perda na passagem do Ensino fundamental para Ensino médio;

QUAIS FATORES INTERFEREM NA DECISÃO SOBRE O FUTURO ESCOLAR DAS CRIANÇAS? OS PAIS OU OS PROFESSORES? A FAMÍLIA OU A ESCOLA? O JUÍZO PROFESSORAL, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, TRAJETÓRIA ESCOLAR DO ALUNO, CARACTERÍSTICAS DA FAMILIA E PERSPECTIVAS SOCIAIS DE FUTURO ESCOLAR

A partir destas questões buscamos identificar: o perfil dos alunos com perspectiva somente estudar e aqueles com perspectiva somente trabalhar. o perfil dos professores que acham que quase todos chegarão a universidade e aqueles que acham que poucos todos chegarão a universidade.

Perfil dos ALUNOS A base de dados restringe-se aos alunos da 8 ª. s é rie ( ), sendo 46,5% do sexo masculino e 53,5% do sexo feminino. 69,0% auto declaram-se brancos; 21,9% pardos; 4,7% pretos; 1,6% ind í genas; 2,6% amarelos; 33,9% estão em situa ç ão de atraso escolar; 86,9% moram com família com at é cinco pessoas; 9,7% com seis ou mais pessoas; 92,8% moram com a mãe; 62,7,3% das mães completaram a 8 ª. s é rie; portanto estão no mesmo est á gio de escolaridade do filho(a). 14,6% das crian ç as apontaram que os pais nunca vão à s reuniões de pais na escola; 21,2% trabalha fora de casa; 27,1% j á foi reprovado uma vez ou mais;

Perfil dos professores Os professores respondentes ao questionários somam (42,4%) da amostra. No que se refere à formação superior 86,4% estudou matemática ou outras licenciaturas. Quantos aos anos tempo de formação 53,7% tem entre 3 e 14 anos de formado; 20,7% leciona há menos de um ano.

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/ CAPES/INEP Projeto NIPP: Evolução e Análise dos Indicadores Educacionais da Região Sul. Base de dados: PROVA BRASIL 2007 O objetivo da Prova Brasil é avaliar a Educação básica no país; as notas dos alunos compõe o IDEB – Índice de educação básica; Avaliação de Desempenho em língua portuguesa e matemática crianças 4ª. E 8ª. Séries de todas as escolas públicas no Ensino Fundamental. Questionário sócio - econômico: aluno(a)s, professores, diretores, escolas. Base de dados Santa Catarina: unidades escolares; professores de 4ª séries (3.322 de Português e de Matemática) ; de 8ª séries (2.456 de Português e de Matemática); alunos do 8ª. Série.

ALUNO(A)S 8ª. série

professores 8ª. séries

Análise Fatorial por Componentes Principais: Problemas de Aprendizagem Fator 1Fator 2Fator 3Fator 4 São localizadas na escola devido à carência de infra-estrutura física e/ou pedagógica.0,625 Estão relacionadas aos conteúdos curriculares, que são inadequados às necessidades dos alunos.0,491 São decorrentes do ambiente de insegurança física da escola.0,603 Encontram-se na escola, que oferece poucas oportunidades de desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno0,69 Estão relacionadas ao não-cumprimento do conteúdo curricular.0,52 Relacionam-se à sobrecarga de trabalho do(as) professores(as), dificultando o planejamento e o preparo das aulas0,728 São decorrentes da indisciplina dos alunos em sala de aula.0,507 Ocorrem devido ao baixo salário dos professores, que gera insatisfação e desestímulo para a atividade docente0,729 São decorrentes do meio em que o aluno vive.0,786 São decorrentes do nível cultural dos pais dos alunos.0,79 Estão relacionadas à falta de assistência e acompanhamento da família nos deveres de casa e pesquisas dos alunos0,555 Ocorrem devido à falta de aptidão e habilidades do aluno.0,641 Ocorrem devido ao desinteresse e falta de esforço do aluno.0,69 Estão vinculadas à baixa auto-estima dos alunos.0,463

Extraction Method: Principal Component Analysis. Rotation Method: Varimax with Kaiser Normalization. a. Rotation converged in 6 iterations. Variância Explicada: Fator 1: Fator 2: Fator 3: Fator 4: