Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013

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Transcrição da apresentação:

Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013 ÉTICA EDUCACIONAL Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013

PROPOSTA MÉTODO OBJETIVOS O curso propõe analisar a ética e a moral tendo como referência o processo educacional brasileiro. MÉTODO O caminho consiste em refletir sobre o tema a partir de situações concretas e, iluminados por essa realidade, propor elementos éticos viáveis à cultura brasileira. OBJETIVOS Refletir sobre problemas éticos atuais; Analisar a situação da educação brasileira; Conceituar “ética”, “moral” e “educação”; Apresentar propostas ao problema ético-educacional.

O que OBSERVAMOS? Quais são os fenômenos sociais? Qual é a situação da educação brasileira? Temos uma educação ética? Qual é a importância do tema para a atualidade? A educação brasileira é moral, imoral ou amoral? Por quê?

O que VEMOS? “VER” e mais do que “observar”. Os problemas relacionados são essencialmente... De segurança pública? Familiares? Culturais? Políticos? Religiosos?

O problema é essencialmente ÉTICO É preciso “VER” ALÉM dos FENÔMENOS.

ÉTICA: aspecto filológico ÉTICA e MORAL Todas as MORAIS, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ÉTICA. ÉTICA somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto MORAL está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ÉTICA.

A filologia da palavra “ética” nos serve de orientação para o sentido originário: hqoV eta – “e” pequeno Significa “morada”, “casa” Não é algo acabado, mas algo a ser sempre feito Uma realidade de ordem dos fins – viver bem, morar bem eqoV epsílon – “e” grande Significa “costumes” Conjunto de costumes e valores de uma determinada cultura

ÉTICA e MORAL: fronteira tênue cosmovisão crenças valores comportamento ÉTICA e MORAL: fronteira tênue

ÉTICA: aspecto filosófico Antes do início da filosofia ocidental, as religiões demonstraram uma preocupação com a RETIDÃO da CONTUDA HUMANA. Os filósofos pré-socráticos se envolveram em considerações éticas, mas foi Sócrates (455 a.C.) considerado o “pai” da ética como sistema filosófico. As primeiras escolas éticas se originaram dos discípulos dele. A filosofia socrática é um divisor de águas na discussão ética  a problemática ético-política passa a ser o primeiro plano da discussão como questão urgente da sociedade

ÉTICA: âmbito filosófico Ética é um dos ramos da Filosofia: Metafísica – teorias sobre a natureza da existência Estética – teoria das belas-artes Gnosiologia – teoria do conhecimento Lógica – raciocínio que guia o pensamento Política – conduta ideal do estado Ética – conduta ideal do indivíduo

ÉTICA: aspecto conceitual “Filosofia moral, ou a divisão da filosofia que envolve o estudo do modo como devem viver os homens. A ética se concentra em questões que envolvem o correto e o impróprio, bem como a determinação do bem humano. Se a moralidade envolve a prática real de viver segundo as próprias crenças, então a ética é o estudo do porquê de serem essas práticas morais ou imorais” Stanley Grenz e Jay Smith, in. Dicionário de ética, p.52.

Alguns campos da pesquisa ética: Ética filosófica – aborda a responsabilidade humana a partir daquilo que pode ser conhecido pela razão natural e no que diz respeito à existência temporal. Ética social – o ser humano é um ser social e toda conduta sua tem significado social. Envolve não simplesmente o modo como nos relacionamos com os outros, mas como os grupos se associam, a fim de agirem de modo responsável. O que é ÉTICA EDUCACIONAL? – ética no processo de formação (paideia).

A pesquisa ética é uma atividade dinâmica, refletiva, humana e falível A pesquisa ética é uma atividade dinâmica, refletiva, humana e falível. Nunca se imagina que ela seja exaustiva ou que tudo abranja. Os aspectos da vida mudam com o tempo, de modo que o ser humano deve voltar e pensar, de tempos em tempos, quais são as implicações, para o presente, das verdades percebidas no passado.

O mal-estar contemporâneo Constatações A humanidade se encontra numa situação nova, na qual dúvidas e objeções se difundem. Momento de “crise” – “situação-limite” Desafios: buscar novos paradigmas, renovação das metodologias e o estatuto epistemológico Pergunta fundamental Como educadores, o que temos a dizer sobre os dilemas atuais?

O QUE TEMOS A DIZER? Ecologia

O QUE TEMOS A DIZER? Estilo de vida

O QUE TEMOS A DIZER? Questões de gênero

O QUE TEMOS A DIZER? Injustiça social

O QUE TEMOS A DIZER? Guerras

O QUE TEMOS A DIZER? Avanços das ciências

O QUE TEMOS A DIZER? Política

O QUE TEMOS A DIZER? Religião

Sobre EDUCAÇÃO Considerações... São discussões complexas e, por isso, deve-se evitar cair no simplismo e na banalização próprios dos lugares comuns. A educação, que é essencialmente processo de humanização, precisa esforçar para a reconstrução do sujeito. A busca por um processo educacional que compreende o “ser-no-mundo”. Reensinar as pessoas a perguntar, a admirar-se diante do óbvio. Sem porquês, perdemos a grandeza da infância e nos tornamos adultos infantilizados.

Sobre EDUCAÇÃO Considerações... Fomentar uma atitude argumentativa (Paulo Freire). Conciliar duas formas básicas do existir humano: A esfera do conhecimento instrumental; A esfera ética (processo de formação), cujo objetivo é a conquista da maioridade e da liberdade efetiva das pessoas. Saber situar-se corretamente em relação às pessoas e à natureza numa perspectiva de reconhecimento universal – viés dialogal. As pessoas estão desprovidas de critérios éticos para avaliar devidamente os fenômenos.

Sobre EDUCAÇÃO Considerações... A educação emerge como aprendizagem da convivência universal. Isso implica ação em uma dupla dimensão: Cuidado com a natureza – referencial metológico; Reconhecimento da dignidade incondicional do ser humano. A tarefa fundamental do educador é iniciar o educando na busca de seu rumo próprio na vida – valorização da subjetividade e própria formação.

Ética em tempo de mudança (45’25) ATIVIDADE I Vídeo I Tema Ética em tempo de mudança (45’25) Renato Janine Ribeiro Dinâmica Grupos de 3 Pergunta fundamental: O que o vídeo me faz dizer sobre a ética educacional? 20’ para elaborar contribuições. 10’ para exposição.

Novos paradigmas da educação (40’24) ATIVIDADE II Vídeo II Tema Novos paradigmas da educação (40’24) Mário Sergio Cortella Dinâmica Grupos de 3 Pergunta fundamental: O que o vídeo me faz dizer sobre a ética educacional? 20’ para elaborar contribuições. 10’ para exposição.

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