Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Em conformidade com as Orientações Oficiais
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Lideranças nas organizações educativas
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Práticas no ensino da língua
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TIC Enquadrado pela Estratégia de Lisboa acordada pelos membros da União Europeia, e, no âmbito do PTE.
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
UNIVERSIDADE DE LISBOA
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Departamento do Ensino Secundário
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Centro de Formação do SIPE.
Mercados de trabalho e competências profissionais
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
CURSOS EFA – NS.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Curso de Educação e Formação de Adultos
Perguntas de Modelação
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
«NOVAS OPORTUNIDADES»
Integração Curricular das TIC. Integração Curricular das TICs Fátima Rodrigues Moreira  Licenciada em Eng.ª Informática  Professora do Quadro do Grupo.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia da Educação
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Formação continuada ANO 2015
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009

Objectivos Desenvolvimento e valorização profissional dos agentes educativos, em ordem à utilização das TIC Reconhecimento de competências já adquiridas Aquisição de novas competências Formação e Certificação de docentes Competências Digitais Competências Pedagógicas com TIC Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado Formação e Certificação de pessoal não docente Competências Digitais Competências Profissionais com TIC (aguarda estudo)

Referencial de Competências em TIC para professores Nível 1: Certificado de Competências Digitais –Conhecimento de ferramentas e de procedimentos. –Capacidades técnicas. O professor demonstra ter conhecimentos básicos das ferramentas TIC e da sua utilização no contexto de trabalho. O professor utiliza instrumentalmente as TIC como ferramentas funcionais no seu contexto profissional.

Referencial de Competências em TIC para professores Nível 2: Certificado de Competências Pedagógicas com TIC –Integração da tecnologia e da pedagogia. O professor demonstra ter conhecimentos fundamentados das ferramentas TIC relativas às disciplinas e/ou áreas disciplinares que lecciona. O professor compreende as vantagens da utilização das TIC como meio para melhorar as práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.

Referencial de Competências em TIC para professores Nível 3: Certificado de Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado –Inovação, Criação, Investigação. O professor inova práticas pedagógicas com as TIC, mobilizando as experiências e reflexões, num sentido de partilha e colaboração com a comunidade educativa numa perspectiva investigativa. O professor demonstra amplo conhecimento das ferramentas TIC e compreende o seu potencial no desenvolvimento profissional e na inovação pedagógica.

Referencial de Competências em TIC para pessoal não docente Nível 1: Certificado de Competências Digitais –Conhecimento de ferramentas e de procedimentos. –Capacidades técnicas. O funcionário demonstra ter conhecimentos básicos das ferramentas TIC e da sua utilização no contexto de trabalho. O funcionário utiliza instrumentalmente as TIC como ferramentas funcionais no seu contexto profissional.

Referencial de Competências em TIC para pessoal não docente Nível 2: Certificado de Competências Profissionais com TIC* –Integração da tecnologia nas práticas profissionais. O funcionário demonstra ter conhecimentos fundamentados das ferramentas TIC relativas às suas práticas profissionais. O funcionário compreende as vantagens da utilização das TIC como meio para melhorar as práticas profissionais. * Ainda não está disponível. Proposto estudo de levantamento de necessidades formativas para o pessoal não docente, no âmbito das TIC.

Certificação em Competências Digitais ( Nível 1) Certificação por validação automática Certificação por validação de competências associadas Certificação por reconhecimento de um percurso formativo formal (docentes e não docentes) Certificação na sequência de uma prova prática de verificação de competências. Aquisição de competências em processos formativos informais, de auto-aprendizagem, ou de aprendizagem inter-pares.

Certificação em Competências Pedagógicas com TIC (Nível 2) A certificação em Competências Pedagógicas com TIC pode ser obtida por: o Frequência, com aproveitamento, de acções de formação contínua acreditadas pelo CCPFC, de acordo com o modelo de formação contínua Competências TIC. o Avaliação, com aproveitamento, de um portefólio reflexivo de aprendizagem. Para professores que tenham adquirido as suas competências em processos formativos informais, de auto-aprendizagem, ou de aprendizagem inter-pares.

Certificação em Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado (Nível 3) A certificação em Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado pode ser obtida por: o Frequência, com aproveitamento, de formação a realizar em IES, a regulamentar posteriormente. o Avaliação, com aproveitamento, de um portefólio reflexivo de aprendizagem. Para professores que tenham adquirido as suas competências em processos formativos informais, de auto-aprendizagem,ou de aprendizagem inter-pares.

Modelo de Formação Competências TIC: Competências Digitais (Nível 1) Curso A (36 horas) Acesso e uso de informação em formato digital Escrita em formato digital Introdução à comunicação através de meios digitais Segurança na internet Edição de imagens em formato digital Organização e registo de dados numa folha de cálculo Criação de apresentações Curso B (36 horas) Acesso e uso de informação em formato digital Escrita em formato digital Introdução à comunicação através de meios digitais Segurança na internet Organização e registo de dados numa folha de cálculo Organização e criação de uma base de dados Criação de apresentações Curso C (36 horas) Acesso e uso de informação em formato digital Escrita em formato digital Introdução à comunicação através de meios digitais Segurança na internet Comunicação e interacção em tempo real Comunicação e interacção em tempo diferido Criação de apresentações

Modelo de Formação Competências TIC: Competências Pedagógicas com TIC (Nível 2) Comuns 1 Organização e desenvolvimento de experiências de aprendizagem com TIC (*) 2 Avaliação das aprendizagens com recurso às TIC 3 Criação e avaliação de recursos educativos digitais Optativos (escolha de 3) (…) Quadros interactivos multimédia no ensino/aprendizagem (**) Integração e utilização educativa de plataformas LMS Bibioteca escolar, literacias e currículo Inclusão dos alunos com NEE e as tecnologias de apoio (…) Comum7 Portefólio digital para fins educativos Competências Pedagógicas com TIC Nota: para frequentar a formação deste nível, o professor deverá estar certificado em Competências Digitais (*) Língua Portuguesa Matemática Línguas Estrangeiras Humanidades e Ciências Sociais Pré-escolar e 1º ciclo Artes e Expressões Ciências Experimentais (**) Língua Portuguesa Matemática Línguas Estrangeiras Humanidades e Ciências Sociais Pré-escolar e 1º ciclo Artes e Expressões Ciências Experimentais Ensino Especial Oficinas de formação (25 horas + 25 horas)

Júri de avaliação de portefólios Constitui-se nos CFAE Analisa os portefólios dos candidatos que se autopropõem ao Certificado de Competências Pedagógicas com TIC ou Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado. Discute com o candidato o portefólio apresentado e procede à sua avaliação.

Júri de avaliação de portefólios Composição: –Director do CFAE ao qual o candidato pertence, ou outro elemento do CFAE por ele designado, que preside. –1 Professor do agrupamento de escolas ou escola não agrupada a que o candidato pertence, com reconhecidas competências na área das TIC, designado pelo respectivo Director. –1 Formador que tenha concluído a formação de formadores no âmbito do modelo de formação Competências TIC, no caso do Certificado de Competências Pedagógicas com TIC, designado pelo Director do CFAE. –1 Docente de uma IES com reconhecidas competências na área das TIC na educação, no caso do Certificado de Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado (mediante protocolo/parceria a estabelecer).

Comissão de Acompanhamento e Certificação de Competências TIC Constitui-se em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada. Avalia se a candidatura é válida para efeitos de certificação e emite parecer. Nota: está previsto que todo este processo funcione tendo como suporte um Sistema de Informação inserido no Portal da Escola. Composição: –2 Professores designados pelo Director. –Chefe dos Serviços de Administração Escolar.

Procedimentos Candidato Requerimento ao Director Entrega da documentação necessária Realização da Prova / Apresentação Portefólio /Percurso Formativo Escola Validação pela Comissão Emissão de Parecer pela Comissão Certificação pelo Director CFAE Prova (Competências Digitais) Avaliação do portefólio pelo júri (Competências Pedagógicas com TIC/com TIC de Nível Avançado)