Pós-Graduação MESTRADOS ACADÊMICOS Cirurgia Vascular Gastroenterologia Cirúrgica MESTRADO PROFISSIONALIZANTE Economia e Gestão em Saúde DOUTORADOS ACADÊMICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Pós-Graduação em Saúde
SÉCULO XX.
(Metodologia Científica)
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA VASCULAR MESTRADO UNIFESP- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNCISAL - FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS DA.
UNCISAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Encontro Nacional de Pós- Graduação em Medicina e Saúde Mestrado Profissional: Pontos Críticos Nestor Schor Salvador Out/2007.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Elaboração de Artigo Científico
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
MESTRADO PROFISSIONAL
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Filosofia Conceito.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Pós-Graduação MESTRADOS ACADÊMICOS Cirurgia Vascular Gastroenterologia Cirúrgica MESTRADO PROFISSIONALIZANTE Economia e Gestão em Saúde DOUTORADOS ACADÊMICOS UNIFESP

Convênio Global = Guarda chuva (03 de maio de 1999) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA (UNIFESP / EPM) FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE ALAGOAS (UNCISAL / ECMAL) UNIFESP

Prof. Dr. Emil Burihan - Mentor

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE 1.A PÓS-GRADUAÇÃO PASSARIA A SER INSTITUCIONAL E NÃO DEPARTAMENTAL OU DISCIPLINAR 2.A UNIDADE FUNCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO SERIA A RELAÇÃO ORIENTADOR / ORIENTANDO 3. NÍTIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE SENSO ESTRITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA E / OU ESPECIALIZAÇÃO 1.A PÓS-GRADUAÇÃO PASSARIA A SER INSTITUCIONAL E NÃO DEPARTAMENTAL OU DISCIPLINAR 2.A UNIDADE FUNCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO SERIA A RELAÇÃO ORIENTADOR / ORIENTANDO 3. NÍTIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE SENSO ESTRITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA E / OU ESPECIALIZAÇÃO

Mestrados Interinstitucionais ? ESTÁGIO PROBATÓRIO – MESTRADO n Local ? n Fora da sede ? n À distância ? UNIFESP

ENTIDADE PROMOTORA ENTIDADE RECEPTORA

CURSO de ESPECIALIZAÇÃO – lato sensu 360 HORAS = 30 CRÉDITOS – PRESENCIAIS CURSO de MESTRADO – stricto senso 720 horas = 60 CRÉDITOS (01 crédito=12 hs.) CURSO de DOUTORADO – strico senso 1080 horas = 90 créditos 1080 horas = 90 créditos UNIFESP

Com efeito, o exame dos estatutos e regimentos nos tem mostrado que, de modo geral, falta às escolas uma concepção exata da natureza e fins da pós-graduação, confundindo-se seus cursos com os de simples especializações. Missão da Pós-Graduação Fonte - Parecer Sucupira de 1965

Privilegiar produção científica de reconhecida qualidade na área Qualificação Docente/Formação de Pesquisadores Providenciar informações para tomadas de decisões Missão da Pós-Graduação

Disciplinas de um Curso de PG: Ênfase na Metodologia de Pesquisa Biomedicina/Biologia Molecular Epidemiologia Clínica Etnografia/Ciências Sociais Bioestatística Avançada Uso e aplicações de Informática/Softers Bioética/Metodologia da Pesquisa Educação Médica/Economia de Saúde Filosofia da Ciência

Métodos Aplicados na Saúde Epidemiologia e Epidemiologia Clínica Biomedicina, Fisiopatologia, Biologia Molecular Métodos Qualitativos (Antropologia Médica, Estudos Etnográficos)

Perfil de Doutor na Área da Saúde Domínio do estado atual de conhecimento na área escolhida Capacidade de originar questões coerentes e atualizadas com domínio metodológico para testá-las Redigir trabalhos científicos e projetos de relevância na área Desenvolver linha de pesquisa autóctone Formar outros pesquisadores

A obtenção dos graus de Mestre e Doutor tem servido mais para atender às formalidades burocráticas de ascensão na carreira docente que à formação de pesquisadores. Isto necessita ser corrigido

Área Médica Mestrado  55% dos bolsistas da CAPES não seguem a carreira acadêmica e ingressam no mercado de trabalho.  23% seguem carreira acadêmica. Doutorado  72% dos bolsistas da CAPES seguem a carreira acadêmica e/ou tornam-se pesquisadores.  12% ingressam no mercado não acadêmico. Dados CAPES – ANM  Zena Martins – Coordenadora de Bolsas

Teses de Mestrado e Doutorado Grande parte nunca são publicadas (50-60%)  Se apresentam novas idéias e propostas  desperdício intelectual e financeiro injustificado.  Se não apresentam novas idéias e propostas  não deveriam ter sido realizadas e muito menos aprovadas.

Devem ser estimulados os Programas Temáticos, p.ex.: Pós-Graduação em Sistema Urogenital (Urologia, Nefrologia, Morfologia, Bioquímica, Biologia Molecular, Farmacologia, etc.), especialmente em Instituições que não possuem PG forte. Programa com massa crítica forte Estimular associação Clínica e Básica

Problemas da PG na Área da Saúde Estreita ligação entre stricto sensu e lato sensu (vínculo estreito com a especialidade) Baixa produção científica oriunda das teses Avaliação setorizada com critérios heterogêneos

Artigos Científicos na Área Médica 95/96/97 Estados Unidos37% Inglaterra9% Japão8% Alemanha7% França5% Canadá4% Austrália2%

Artigos Científicos na Área Médica 95/96/97 Índia0.7% Brasil0.5% China0.4% Coréia do Sul0.3% Argentina0.3% México0.2% Chile0.2%

Produção Científica da PG UNIFESP 1462 Produtos de Qualidade (a maioria de artigos independentes em revistas ISI) Estimativa de aproximadamente 487 artigos de qualidade por ano

Novas Perspectivas na Pós-Graduação Privilegiar a pós-graduação de carácter instituciuonal e não departamental Promover a dissociação entre senso estrito e a residência médica e/ou especialização Enfase na relação orientador/aluno Promover homogeneização de critérios entre as diferentes áreas na saúde Credenciamento extra institucional e universal do orientador

PROBLEMAS...  PROGRAMAS COM PERFIL DE ESPECIALIZAÇÃO  ORIENTADORES QUE NÃO ORIENTAM  PROGRAMAS COM BAIXA PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA  TEMPO EXCESSIVAMENTE LONGO PARA A TITULAÇÃO  ALUNOS DESPREPARADOS E/OU NÃO VOCACIONADOS  NÃO COMPREENSÃO E/OU NÃO ACEITAÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

PROBLEMAS uNÃO DIFERENCIAÇÃO COM RESIDÊNCIA MÉDICA E/OU ESPECIALIZAÇÃO uBAIXA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ORIUNDA DE TESES uDIFICULDADE PARA MANUTENÇÃO DE MASSA CRÍTICA DE ORIENTADORES COM LINHA DE PESQUISA E PRODUÇÃO INTELECTUAL uTEMPO LONGO DE TITULAÇÃO

UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEVE: ESTAR DESVINCULADO DA ESPECIALIDADE FORMAR PESQUISADORES VOCACIONADOS PRODUZIR CONHECIMENTO TER TEMPO DE TITULAÇÃO ADEQUADO

PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É PARA CORRIGIR FALHAS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É PARA CORRIGIR FALHAS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO, É CONSEQÜÊNCIA PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO, É CONSEQÜÊNCIA PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É PARA CORRIGIR FALHAS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É PARA CORRIGIR FALHAS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO, É CONSEQÜÊNCIA PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO, É CONSEQÜÊNCIA PORTANTOPORTANTO

uCOMO ASPECTO ESSENCIAL DA ATIVIDADE ACADÊMICA QUE DEVE SER VALORIZADO uA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE TEM SIDO CONSISTENTE, COMPETENTE E COERENTE uOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEVEM SER INTERNACIONAIS PARA BUSCAR A QUALIDADE uCOMO ASPECTO ESSENCIAL DA ATIVIDADE ACADÊMICA QUE DEVE SER VALORIZADO uA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE TEM SIDO CONSISTENTE, COMPETENTE E COERENTE uOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEVEM SER INTERNACIONAIS PARA BUSCAR A QUALIDADE ENTENDIMENTO DA AVALIAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO PARA FORMAR INDIVÍDUOS QUE FARÃO A DIFERENÇA PÓS-GRADUAÇÃO PARA FORMAR INDIVÍDUOS QUE FARÃO A DIFERENÇA

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE 1.A PÓS-GRADUAÇÃO PASSARIA A SER INSTITUCIONAL E NÃO DEPARTAMENTAL OU DISCIPLINAR 2.A UNIDADE FUNCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO SERIA A RELAÇÃO ORIENTADOR / ORIENTANDO 3. NÍTIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE SENSO ESTRITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA E / OU ESPECIALIZAÇÃO 1.A PÓS-GRADUAÇÃO PASSARIA A SER INSTITUCIONAL E NÃO DEPARTAMENTAL OU DISCIPLINAR 2.A UNIDADE FUNCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO SERIA A RELAÇÃO ORIENTADOR / ORIENTANDO 3. NÍTIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE SENSO ESTRITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA E / OU ESPECIALIZAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE 5.NÃO MAIS EXISTIRIAM DISCIPLINAS ISOLADAS, MAS UM CURRÍCULO NUCLEAR 6.AS ATIVIDADES DOS ALUNOS SERIAM RELACIONADAS À LINHA DE PESQUISA DO ORIENTADOR OU DE OUTROS DOCENTES, SE O PROJETO DO ALUNO ASSIM O EXIGIR 7.O PROGRAMA CONTEMPLARIA ALUNOS MÉDICOS E NÃO MÉDICOS, PODENDO FORMAR MESTRES OU DOUTORES EM MEDICINA OU CIÊNCIAS 5.NÃO MAIS EXISTIRIAM DISCIPLINAS ISOLADAS, MAS UM CURRÍCULO NUCLEAR 6.AS ATIVIDADES DOS ALUNOS SERIAM RELACIONADAS À LINHA DE PESQUISA DO ORIENTADOR OU DE OUTROS DOCENTES, SE O PROJETO DO ALUNO ASSIM O EXIGIR 7.O PROGRAMA CONTEMPLARIA ALUNOS MÉDICOS E NÃO MÉDICOS, PODENDO FORMAR MESTRES OU DOUTORES EM MEDICINA OU CIÊNCIAS

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE Avaliação Avaliação 1.PRODUÇÃO DOS ORIENTADORES 2.PRODUTO FINAL a.Destino do egresso  Universidade  Instituto de Pesquisa  Outros b.Publicações  Tese  Outros na linha de pesquisa adotada 1.PRODUÇÃO DOS ORIENTADORES 2.PRODUTO FINAL a.Destino do egresso  Universidade  Instituto de Pesquisa  Outros b.Publicações  Tese  Outros na linha de pesquisa adotada

HÁ DIVERSOS MODELOS DE TRANSIÇÃO GRADATIVA, PARCIAL OU COMPLETA, DEVENDO- SE RESPEITAR AS ESPECIFICIDADES DE CADA INSTITUIÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL

Mestrado Interinstitucional Instituições Financiadoras ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DO MESTRADO UNIFESP

Mestrado Interinstitucional Instituições Financiadoras MINTER – CAPES ? MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIFESP

Mestrado Interinstitucional Novos Cursos em 2003 UNCISAL / UNIFESP n Cirurgia Vascular n Economia em Saúde n Obstetrícia n Saúde Pública n Cardiologia n Comunicação Humana n Patologia Geral UNIFES P

LAVA – Liga Acadêmica Vascular Prof. Dr. Emil Burihan