Pós-Graduação MESTRADOS ACADÊMICOS Cirurgia Vascular Gastroenterologia Cirúrgica MESTRADO PROFISSIONALIZANTE Economia e Gestão em Saúde DOUTORADOS ACADÊMICOS UNIFESP
Convênio Global = Guarda chuva (03 de maio de 1999) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA (UNIFESP / EPM) FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE ALAGOAS (UNCISAL / ECMAL) UNIFESP
Prof. Dr. Emil Burihan - Mentor
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE 1.A PÓS-GRADUAÇÃO PASSARIA A SER INSTITUCIONAL E NÃO DEPARTAMENTAL OU DISCIPLINAR 2.A UNIDADE FUNCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO SERIA A RELAÇÃO ORIENTADOR / ORIENTANDO 3. NÍTIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE SENSO ESTRITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA E / OU ESPECIALIZAÇÃO 1.A PÓS-GRADUAÇÃO PASSARIA A SER INSTITUCIONAL E NÃO DEPARTAMENTAL OU DISCIPLINAR 2.A UNIDADE FUNCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO SERIA A RELAÇÃO ORIENTADOR / ORIENTANDO 3. NÍTIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE SENSO ESTRITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA E / OU ESPECIALIZAÇÃO
Mestrados Interinstitucionais ? ESTÁGIO PROBATÓRIO – MESTRADO n Local ? n Fora da sede ? n À distância ? UNIFESP
ENTIDADE PROMOTORA ENTIDADE RECEPTORA
CURSO de ESPECIALIZAÇÃO – lato sensu 360 HORAS = 30 CRÉDITOS – PRESENCIAIS CURSO de MESTRADO – stricto senso 720 horas = 60 CRÉDITOS (01 crédito=12 hs.) CURSO de DOUTORADO – strico senso 1080 horas = 90 créditos 1080 horas = 90 créditos UNIFESP
Com efeito, o exame dos estatutos e regimentos nos tem mostrado que, de modo geral, falta às escolas uma concepção exata da natureza e fins da pós-graduação, confundindo-se seus cursos com os de simples especializações. Missão da Pós-Graduação Fonte - Parecer Sucupira de 1965
Privilegiar produção científica de reconhecida qualidade na área Qualificação Docente/Formação de Pesquisadores Providenciar informações para tomadas de decisões Missão da Pós-Graduação
Disciplinas de um Curso de PG: Ênfase na Metodologia de Pesquisa Biomedicina/Biologia Molecular Epidemiologia Clínica Etnografia/Ciências Sociais Bioestatística Avançada Uso e aplicações de Informática/Softers Bioética/Metodologia da Pesquisa Educação Médica/Economia de Saúde Filosofia da Ciência
Métodos Aplicados na Saúde Epidemiologia e Epidemiologia Clínica Biomedicina, Fisiopatologia, Biologia Molecular Métodos Qualitativos (Antropologia Médica, Estudos Etnográficos)
Perfil de Doutor na Área da Saúde Domínio do estado atual de conhecimento na área escolhida Capacidade de originar questões coerentes e atualizadas com domínio metodológico para testá-las Redigir trabalhos científicos e projetos de relevância na área Desenvolver linha de pesquisa autóctone Formar outros pesquisadores
A obtenção dos graus de Mestre e Doutor tem servido mais para atender às formalidades burocráticas de ascensão na carreira docente que à formação de pesquisadores. Isto necessita ser corrigido
Área Médica Mestrado 55% dos bolsistas da CAPES não seguem a carreira acadêmica e ingressam no mercado de trabalho. 23% seguem carreira acadêmica. Doutorado 72% dos bolsistas da CAPES seguem a carreira acadêmica e/ou tornam-se pesquisadores. 12% ingressam no mercado não acadêmico. Dados CAPES – ANM Zena Martins – Coordenadora de Bolsas
Teses de Mestrado e Doutorado Grande parte nunca são publicadas (50-60%) Se apresentam novas idéias e propostas desperdício intelectual e financeiro injustificado. Se não apresentam novas idéias e propostas não deveriam ter sido realizadas e muito menos aprovadas.
Devem ser estimulados os Programas Temáticos, p.ex.: Pós-Graduação em Sistema Urogenital (Urologia, Nefrologia, Morfologia, Bioquímica, Biologia Molecular, Farmacologia, etc.), especialmente em Instituições que não possuem PG forte. Programa com massa crítica forte Estimular associação Clínica e Básica
Problemas da PG na Área da Saúde Estreita ligação entre stricto sensu e lato sensu (vínculo estreito com a especialidade) Baixa produção científica oriunda das teses Avaliação setorizada com critérios heterogêneos
Artigos Científicos na Área Médica 95/96/97 Estados Unidos37% Inglaterra9% Japão8% Alemanha7% França5% Canadá4% Austrália2%
Artigos Científicos na Área Médica 95/96/97 Índia0.7% Brasil0.5% China0.4% Coréia do Sul0.3% Argentina0.3% México0.2% Chile0.2%
Produção Científica da PG UNIFESP 1462 Produtos de Qualidade (a maioria de artigos independentes em revistas ISI) Estimativa de aproximadamente 487 artigos de qualidade por ano
Novas Perspectivas na Pós-Graduação Privilegiar a pós-graduação de carácter instituciuonal e não departamental Promover a dissociação entre senso estrito e a residência médica e/ou especialização Enfase na relação orientador/aluno Promover homogeneização de critérios entre as diferentes áreas na saúde Credenciamento extra institucional e universal do orientador
PROBLEMAS... PROGRAMAS COM PERFIL DE ESPECIALIZAÇÃO ORIENTADORES QUE NÃO ORIENTAM PROGRAMAS COM BAIXA PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA TEMPO EXCESSIVAMENTE LONGO PARA A TITULAÇÃO ALUNOS DESPREPARADOS E/OU NÃO VOCACIONADOS NÃO COMPREENSÃO E/OU NÃO ACEITAÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
PROBLEMAS uNÃO DIFERENCIAÇÃO COM RESIDÊNCIA MÉDICA E/OU ESPECIALIZAÇÃO uBAIXA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ORIUNDA DE TESES uDIFICULDADE PARA MANUTENÇÃO DE MASSA CRÍTICA DE ORIENTADORES COM LINHA DE PESQUISA E PRODUÇÃO INTELECTUAL uTEMPO LONGO DE TITULAÇÃO
UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEVE: ESTAR DESVINCULADO DA ESPECIALIDADE FORMAR PESQUISADORES VOCACIONADOS PRODUZIR CONHECIMENTO TER TEMPO DE TITULAÇÃO ADEQUADO
PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É PARA CORRIGIR FALHAS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É PARA CORRIGIR FALHAS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO, É CONSEQÜÊNCIA PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO, É CONSEQÜÊNCIA PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É PARA CORRIGIR FALHAS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É PARA CORRIGIR FALHAS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO, É CONSEQÜÊNCIA PÓS-GRADUAÇÃO SENSU STRICTU NÃO É INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO, É CONSEQÜÊNCIA PORTANTOPORTANTO
uCOMO ASPECTO ESSENCIAL DA ATIVIDADE ACADÊMICA QUE DEVE SER VALORIZADO uA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE TEM SIDO CONSISTENTE, COMPETENTE E COERENTE uOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEVEM SER INTERNACIONAIS PARA BUSCAR A QUALIDADE uCOMO ASPECTO ESSENCIAL DA ATIVIDADE ACADÊMICA QUE DEVE SER VALORIZADO uA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE TEM SIDO CONSISTENTE, COMPETENTE E COERENTE uOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEVEM SER INTERNACIONAIS PARA BUSCAR A QUALIDADE ENTENDIMENTO DA AVALIAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO PARA FORMAR INDIVÍDUOS QUE FARÃO A DIFERENÇA PÓS-GRADUAÇÃO PARA FORMAR INDIVÍDUOS QUE FARÃO A DIFERENÇA
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE 1.A PÓS-GRADUAÇÃO PASSARIA A SER INSTITUCIONAL E NÃO DEPARTAMENTAL OU DISCIPLINAR 2.A UNIDADE FUNCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO SERIA A RELAÇÃO ORIENTADOR / ORIENTANDO 3. NÍTIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE SENSO ESTRITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA E / OU ESPECIALIZAÇÃO 1.A PÓS-GRADUAÇÃO PASSARIA A SER INSTITUCIONAL E NÃO DEPARTAMENTAL OU DISCIPLINAR 2.A UNIDADE FUNCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO SERIA A RELAÇÃO ORIENTADOR / ORIENTANDO 3. NÍTIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE SENSO ESTRITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA E / OU ESPECIALIZAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE 5.NÃO MAIS EXISTIRIAM DISCIPLINAS ISOLADAS, MAS UM CURRÍCULO NUCLEAR 6.AS ATIVIDADES DOS ALUNOS SERIAM RELACIONADAS À LINHA DE PESQUISA DO ORIENTADOR OU DE OUTROS DOCENTES, SE O PROJETO DO ALUNO ASSIM O EXIGIR 7.O PROGRAMA CONTEMPLARIA ALUNOS MÉDICOS E NÃO MÉDICOS, PODENDO FORMAR MESTRES OU DOUTORES EM MEDICINA OU CIÊNCIAS 5.NÃO MAIS EXISTIRIAM DISCIPLINAS ISOLADAS, MAS UM CURRÍCULO NUCLEAR 6.AS ATIVIDADES DOS ALUNOS SERIAM RELACIONADAS À LINHA DE PESQUISA DO ORIENTADOR OU DE OUTROS DOCENTES, SE O PROJETO DO ALUNO ASSIM O EXIGIR 7.O PROGRAMA CONTEMPLARIA ALUNOS MÉDICOS E NÃO MÉDICOS, PODENDO FORMAR MESTRES OU DOUTORES EM MEDICINA OU CIÊNCIAS
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE Avaliação Avaliação 1.PRODUÇÃO DOS ORIENTADORES 2.PRODUTO FINAL a.Destino do egresso Universidade Instituto de Pesquisa Outros b.Publicações Tese Outros na linha de pesquisa adotada 1.PRODUÇÃO DOS ORIENTADORES 2.PRODUTO FINAL a.Destino do egresso Universidade Instituto de Pesquisa Outros b.Publicações Tese Outros na linha de pesquisa adotada
HÁ DIVERSOS MODELOS DE TRANSIÇÃO GRADATIVA, PARCIAL OU COMPLETA, DEVENDO- SE RESPEITAR AS ESPECIFICIDADES DE CADA INSTITUIÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL
Mestrado Interinstitucional Instituições Financiadoras ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DO MESTRADO UNIFESP
Mestrado Interinstitucional Instituições Financiadoras MINTER – CAPES ? MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIFESP
Mestrado Interinstitucional Novos Cursos em 2003 UNCISAL / UNIFESP n Cirurgia Vascular n Economia em Saúde n Obstetrícia n Saúde Pública n Cardiologia n Comunicação Humana n Patologia Geral UNIFES P
LAVA – Liga Acadêmica Vascular Prof. Dr. Emil Burihan