EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UFBA TERESINHA FRÓES BURNHAM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO MODERNA – PRÁTICAS DE GOVERNANÇA
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
I Seminário ABED de Educação a Distância Professor: Alfredo Matta FVC/UNEB/UCSal Belo Horizonte, 2003 A Educação a Distância e as Transurbanidades.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Universidade de Aveiro
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Contexto de Educação a Distância
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Lideranças nas organizações educativas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Eliane S Souza Faculdade de Odontologia da UFBA REDPECT/UFBA: educação e saúde Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades Formatação Leila Marinho Lage
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UFBA TERESINHA FRÓES BURNHAM E EQUIPE DA REDPECT ICI / FACED UFBA

Soneto 49 Camões Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança; Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem (se algum houve) as saudades. O tempo cobre o chão de verde manto, Que já coberto foi de neve fria, enfim converte em choro o doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto, Que não se muda já como soía.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

O QUE É A REDPECT?

O QUE É A REDPECT REDE COOPERATIVA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EM (IN)FORMAÇÃO, CURRÍCULO E TRABALHO

REDE QUE É INTEGRADA... Grupos de pesquisa Pesquisadores – docentes dos Programas de Pós-raduação Ciência da Informação Educação Pesquisadores – docentes de diferentes unidades da UFBA de universidades do Estado (UNEB, UEFS, UCSal) de IES de outros Estados (CEFET-AL/BA, UFAL, UFPE, UMESP, PUC-RS) Pesquisadores em formação

...QUE INTEGRA... REDFORD – Rede de Formação e Desenvolvimento IES da América Latina e Caribe –Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Guadalupe, Santa Lucia Universidades da Europa – Autônoma de Madrid, de Londres, Paris XII GRIME – Grupo Interinstitucional de Estudos em Multirreferencialidade e Educação PUC/RS, UFBA, UFAL, UMESP GI-DCS - Grupo de Difusão do Conhecimento na Sociedade LNCC, UFBA-ICI/FACED, UEFS

... MANTÉM INTERCÂMBIO... Universidades no Brasil UFC, UFPb, UFAM, UFSCar, UNIR Universidades do Exterior Autônoma de Madrid, de la Frontera (Chile), Londres, Paris VIII

...(IN)FORMA PESQUISADORES... Estudantes de pós-graduação Doutorandos em Educação IES da Bahia – UFBA, UEFS,UESB, UNIFACS, FTC IES de outros Estados - CEFET-AL, FARO (Rondônia) NOBEL, Sem vínculo empregatício Mestrandos em C. da Informação e Educação IES da Bahia –UFBA-ICI / MUS/ FAU, UNEB, UESB, UNIBAHIA, UNIFACS, J. Amado, Escolas – ISBA, EFAs-BA Empresas – Petrobrás, CHESF, SESI, Arquitetura Rede de ONGs – COMUNGOS MST

...E FAZ INICIAÇÃO CIENTÍFICA Estudantes de Graduação – IC Biblioteconomia – UFBA-ICI Ciências Sociais – UFBA-FFCH Comunicação Social – UNEB Matemática – UNEB Pedagogia – UFBA Psicologia - UNIFACS

PROJETOS DE PESQUISA

COLETIVOS

Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro: Espaços de Produção do Conhecimento e (In)formação de Gestores (CNPq 2003/07); Espaços Multirreferenciais de (In)formação na Sociedade da Aprendizagem; Políticas de (in)formação profissional contexto da reforma do ensino; e-C@NONE - Perfil das instituições de (in)formação (capacitação) em desenvolvimento institucional e social no Norte e Nordeste do Brasil (DFID / UK) Modelagem computacional da difusão do conhecimento na sociedade (LNCC/CNPq)

Modelos e estratégias de aplicação do e-learning no Ensino Superior (CAPES – U. de Aveiro), articulando os projetos de Educação a Distância;

INDIVIDUAIS ARTICULADOS AOS COLETIVOS

Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro: Espaços de Produção do Conhecimento e (In)formação de Gestores (CNPq 2003/06)

Mestrado Iniciação científica Gerenciamento Eletrônico de Documentos no sistema de informação de dutos e terminais da Transpetro; Gestão do conhecimento: bases epistemológicas e processos de compartilhamento; Portal do governo do Estado da Bahia: informação interativa e cidadania Agor@ e liberdade: norma e forma nos sistemas de informação jurídica Iniciação científica Espaços produtivos que articulam trabalho e (in)formação na qualificação de gestores da informação – etapa 3 Pequenas e médias empresas Grandes empresas Instituições Públicas

Doutorados Mestrados (In)formação de professores-produtores de cursos de EAD (M. Lídia P. Mattos); Robótica Educativa: em busca de novas possibilidades pedagógicas (M. Rosário P. Santana) Mestrados COMPONDO: uma metodologia para produção do conhecimento em rede colaborativa para EAD (M. Carolina S. de Souza); Interatividade num curso de EAD sobre comunidade virtual na Universidade de Aveiro (Andrea F. Lago); Cibercidade, cibercorpo, ciberaprendizagem (R. Cláudio Xavier) Programas de educação a distância na qualificação de alunos - trabalhadores (Sayonara N. de B. Lordelo).   

Espaços Multirreferenciais de (In)formação na Sociedade da Aprendizagem (Bolsas de Mestrado)

Doutorado Práticas informacionais na biblioteca escolar: atividades desenvolvidas na Biblioteca da Escola Parque e sua relação com o currículo no CECR. Mestrado Escola-cidade, cidade-escola: espaços de aprendizagem no tempo do aqui e do agora Espaços de aprendizagem virtuais e concretos na cidade Jornalismo na escola pública: tecnologias da informação e da comunicação; Escola Família Agrícola: espaço de aprendizagem no contexto da pedagogia da alternância.

(In)formação profissional no contexto da reforma do ensino

Doutorado A reforma da educação profissional no CEFET de Alagoas – desafios e possibilidades; Projeto pedagógico e formação de professores no contexto da reforma da educação profissional de nível técnico; A questão da identidade profissional do técnico- docente das Escolas Técnicas Federais; A reforma da educação no CEFET de Alagoas e suas implicações no mercado de trabalho local; Políticas de Educação Profissional no Brasil.

Mestrado (In)formação do bibliotecário contemporâneo no Brasil; Biossegurança e educação profissional; Aquisição de competências num contexto de inovação e imprevisibilidade em oficinas independentes de reparo automotivo; Papel das competências gerenciais num contexto de aprendizagem organizacional; Programas de educação a distância na qualificação de alunos- trabalhadores.   

Iniciação Científica Percepções de alunos e professores do CEFET-BA sobre a reforma da educação profissional; Egressos do CEFET-BA no mercado de trabalho – percepções acerca da reforma do ensino técnico e suas implicações na qualificação profissional.

INDIVIDUAIS Doutorado Mestrado Iniciação Científica Ensino de genética nas faculdades de medicina e de biologia do Nordeste Brasileiro. Mestrado Significados de Práxis no curso de Pedagogia: conceitos elaborados no/do cotidiano. Iniciação Científica Estudo da produção científica da UFBA na área de Ciências Humanas no período de 1995-2000.

Contatos tfroesb@ufba.br redpect@ufba.br