Publicidade e Propaganda Conceitos e Categorias - Briefing OMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Advertisements

Capitalismo / Socialismo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Objetivos de mídia Objetivos de mídia são objetivos de marketing;
Como lidar com a concorrência
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
MERCADO CATARINA E FABIANY
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
QUALIDADE NO TRANSPORTE
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Campanha Publicitária
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Introdução Hoje a internet é um dos maiores meios de comunicação em massa, atingindo milhares de consumidores. O Google possui uma das maiores e melhores.
“ Volkswagen 60 Anos ”.
Megafeirão no Mineirão
Samsung S3 Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias
SANDÁLIAS HAVAIANAS: UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO
Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda
Bruna dos reis Braga 1ppn
Conceitos e categorias de Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria
Briefing. Publicidade e Propaganda conceitos e categorias
Propaganda a Alma do Negócio
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Briefing Cacau Show Aluna Thalita Elias 1 PP.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA CONCEITOS E CATEGORIAS
Publicidade e Propaganda – Categorias e Conceitos
Briefing- Planejamento
Briefing Havaianas PARTE 2
Bruno Grangeiro da Rocha Terceira Etapa UNASP/EC 1PPN
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
UNASP – 1º PP Publicidade e Propaganda – Categorias e Conceitos
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Primeiro Passo da Etapa 1
Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
André Tiago Silva Guilherme César LuizTrentini 2 MA
Luiza Beatriz de Carvalho Maciel
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Estratégias de Marketing
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
A Propaganda e Suas Características
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Redação publicitária I
Carlos Freire 2014 Produtos, Marcas, Embalagens e Seviços Administração de Marketing Kotler e Keller.
1 PRINCÍPIOS DO MERCADO ATUAL 1. Imagine que você se prepara e se qualifica como um excelente corretor de imóveis; 2. Passa a atuar na área imobiliária,
Comportamento do Consumidor Digital
Desenvolvimento de novos produtos
BRIEFING Adiane de Almeida Neves Xavier Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias 1º ano PP/manhã.
História da Revista no Brasil
Primeiro passo da etapa 1 Publicidade e propaganda Conceito e categoria Daniel Carlos da Silva 1ppnoite.
Katrine D.O.Wurlitzer 1ºPPnoite
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Professor: José Oliveira da Silva
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
História da Revista no Brasil. A primeira revista brasileira foi lançada no ano de em Salvador por Manuel Antônio da Silva, a revistachamava As.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Segmentação de Mercado
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Kolynos – Colgate (18/09/96).
Transcrição da apresentação:

Publicidade e Propaganda Conceitos e Categorias - Briefing OMO Isadora Gabriela, Thales Lima, Mathias Andretta 1° PP NOTURNO

OMO Apresentação da Empresa; ● Origem: Inglaterra ● Lançamento: 1908 ● Criador: Unilever ● Sede mundial: Londres, Inglaterra e Roterdã, Holanda ● Proprietário da marca: Unilever NV ● Capital aberto: Não  ● Chairman: Michael Treschow ● CEO: Paul Polman ● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado) ● Lucro: Não divulgado ● Presença global: 28 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 163.000 (Unilever) ● Segmento: Higiene e Limpeza ● Principais produtos: Sabão em pó ● Slogan: Porque se sujar faz bem. ● Website: www.omo.com.br

OMO História Mundial; A marca OMO foi registrada pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1908 pela Lever Brothers (empresa que daria origem a Unilever em 1930). O produto era um amaciante de roupa que, em 1909, daria lugar a um sabão em pó para limpeza de tecidos brancos. Seu nome era a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja), representação do zelo materno e da sabedoria. Em 1954, a Unilever lançou OMO em uma nova versão, detergente em pó. O sofisticado e novo conceito de detergente em pó, artigo elaborado com matérias-primas sintéticas capaz de atingir resultados de limpeza muito mais eficientes do que o tradicional, conquistou as donas de casa inglesas. No decorrer dos anos a marca OMO foi sendo introduzida em muitos países, especialmente na Ásia e América Latina, lançando inúmeras variações e desenvolvendo tecnologias e fórmulas eficazes na lavagem de roupas. No início dos anos 90, OMO já era um das mais importantes marcas da Unilever, comercializada em 18 países dos cinco continentes.

OMO História no Brasil A estratégia para o lançamento de OMO no país foi cercada de mistério nas chamadas de rádio, a principal mídia da época, que inteligentemente aguçavam a curiosidade dos ouvintes com um sonoro Oooomooo, sem revelar do que se tratava. Os jornais também estamparam em suas páginas a intrigante pergunta: “Mas como? Omo?”. O produto foi oficialmente lançado no Brasil em 1957, a princípio apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo o primeiro sabão em pó do mercado nacional. A modificação de hábitos tão arraigados exigiu um trabalho intenso das equipes de vendas, propaganda e marketing. A maioria das mulheres acreditava mais na força bruta do que na tecnologia para cumprir suas rigorosas metas de limpeza. Durante a primeira metade da década de 60, demonstradoras percorreram todo o interior do Brasil em caminhões, distribuindo amostras de OMO e ensinando as donas de casa a usar o produto. No início dos anos 70, a marca já estava consolidada entre as consumidoras brasileiras. As campanhas baseadas em depoimentos reais de donas de casa procuravam destacar que, mesmo com preço mais elevado em relação a outras marcas, OMO era vantajoso pelo melhor rendimento e desempenho.

OMO Principal concorrente: Ariel

OMO Ariel (breve história) Ariel:  História: A história teve início quando a tradicional empresa americana Procter & Gamble adquiriu em 1926 a marca ARIEL da Hewitt Soap Co. Apesar desta aquisição, durante décadas a marca não foi utilizada. Porém, nos anos 60, a divisão europeia da empresa achou que era preciso convencer as consumidoras de que era possível obter roupas totalmente limpas sem a necessidade de deixá-las de molho, de usar produtos adicionais como alvejante e pré-lavagem, nem tampouco de esfregar as manchas.  Para eliminar todas essas grandes dificuldades, a P&G resolveu lançar no mercado em 1968 a marca ARIEL como primeiro sabão para lavar roupas com enzimas do mundo, uma tecnologia revolucionária que possibilitava maior remoção de manchas difíceis, desenvolvido para ser utilizado em máquinas de lavar

OMO Exemplos de Pontos De Paridade de Categoria da marca OMO: OMO foi o primeiro detergente em pó no Brasil, e o primeiro na cor azul, levando em conta o hábito brasileiro de usar anil para realçar o branco da roupa (1957).  Retira Manchas Promove Maciez Perfume Extra Limpeza Exemplos de Pontos de Paridade de Categoria da marca Ariel: Produto de performance premium para a remoção de manchas Dispensa o uso de aditivos e de esforços adicionais na pré-lavagem Amacia Superioridade técnica

OMO Exemplos de Pontos de Diferenciação da marca OMO: A década de 80 começou com relançamento de OMO com nova fórmula e embalagem. O diferencial era a fragrância selecionada entre sugestões das maiores perfumarias do mundo. As campanhas baseadas em depoimentos reais de donas de casa procuravam destacar que, mesmo com preço mais elevado em relação a outras marcas, OMO era vantajoso pelo melhor rendimento e desempenho. Nesta época o produto era um dos mais famosos entre os brasileiros, ganhando diversas linhas e variantes que atendiam às diferentes necessidades No Brasil, foi a partir do momento que a marca colocou no mercado uma proposta inovadora de produtos, unindo a fórmula consagrada de OMO aos principais atributos do amaciante Comfort, ao lançar OMO com um Toque de Comfort em duas versões (Aloe Vera e Pétalas de Violeta e Ylang Ylang), com o objetivo de fortalecer seus valores centrais de limpeza profunda.

OMO Exemplos de Pontos de Diferenciação da marca Ariel: Os sabões em pó disponíveis no mercado produziam grande quantidade de espuma, levando as donas de casa a usar uma quantidade reduzida, o que diminui a eficiência das lavagens e leva à utilização de produtos adicionais. Havia uma oportunidade clara de entrada do produto no mercado. Mais que isso, o lançamento de Ariel representava a oportunidade de crescimento do mercado como um todo. A proposta do produto é lavar a roupa com melhores resultados e de uma maneira mais simples, diminuindo o esforço que essa tarefa representa para as donas de casa. Tendo sido desenvolvido especialmente para uso em máquina de lavar, Ariel apresenta o nível de espuma adequado. Se todos os sabões em pó tivessem um nível de espuma adequado, seria possível aumentar em cerca de 50% o faturamento do setor. E esse crescimento do mercado traria, em última instância, benefícios para as consumidoras, que poderiam abrir mão de produtos alvejantes e de pré-lavagem, tornando a tarefa de lavar roupas mais simples e automática.

OMO Exemplos de Atualização do Posicionamento da marca OMO: Reação à concorrência Forma ofensiva: Em 1975, OMO começou a explorar o diferencial de um novo componente, o Azul Polar Brilhante, cujos benefícios podiam ser conferidos no “teste da janela”, apresentado pelo ator Paulo Goulart. Nesse momento, OMO passou a concentrar esforços para combater não mais o sabão em pedra, mas as marcas concorrentes de detergente em pó que se multiplicava em versões populares de preço mais baixo. Laddering Em 2007, a marca lançou a campanha global “Toda Criança Tem Direito de Ser Criança”, que estimulou o ato de brincar. ‘’ Não existe aprendizado sem sujeira ‘’ ‘’Porque se sujar faz bem’’

OMO Exemplos de Atualização do Posicionamento da marca Ariel: Reação à concorrência Márcia Peltier percorre o Brasil em busca das piores manchas para comprovar eficiência do produto, fazendo desafios de acordo com cada região. Laddering Tema da campanha de lançamento – “Roupas muito mais limpas de um jeito mais simples” “Pense limpo. Pense Ariel” “A vida é muito mais do que lavar roupa”. 

OMO Diferencial da marca: Possui produtos que atendem todas as necessidades no segmento em que está inserido e com toda a linha de produtos os consumidores poderão ter a certeza que terão roupas limpas e sem manchas.

OMO Imagem da marca: A OMO tem uma imagem muito consolidada no mercado. Além de ter muito respeito pelo seu consumidor, a OMO é tida pelo seu público como uma empresa que sempre oferece produtos de altíssima qualidade e eficiência.

OMO OPORTUNIDADE IDENTIFICADA: O atual slogan da marca OMO é “Porque se sujar faz bem”; Em todas as campanhas publicitárias a marca busca associar crianças a este slogan; Apesar do conceito de criança estar ligada a marca e aos produtos quem é o comprador final são pessoas adultas e não crianças; A marca OMO responde por aproximadamente 53% do mercado brasileiro de sabão em pó, estando presente em cerca de 50 milhões de domicílios no país que consomem mais de 380 milhões de embalagens;

OMO PUBLICO ALVO A SER ALCANÇADO: Idade: 22 anos a 35 anos Sexo: Masculino e Feminino Classe Social: A e B Estado Civil: Solteiro, casado. Características: O público alvo a ser alcançado possui um espirito jovem, possuem um grau de liberdade e independência, são responsáveis por suas próprias compras, estão envolvidos nas diversas atividades do seu dia a dia e não possuem muito tempo para algumas tarefas, uma delas lavar roupa. A campanha visará atingir esse público através da eficiência e praticidade dos produtos OMO, criar uma maior identificação entre esse público e a marca.

OMO OBJETIVOS DA CAMPANHA Propor um conceito de que se sujar faz bem a qualquer pessoa e principalmente em qualquer idade; para transmitir esta ideia aos consumidores o atual slogan será complementado; “Porque se sujar faz bem. Sempre” A palavra “sempre” irá buscar atingir uma maior identificação com o público alvo que já consome este produto, porém com a ideologia que antes era focada apenas com crianças. O foco principal não será buscar um novo conceito e sim aumentar identificação da marca com o atual consumidor.

OMO MÍDIAS Outdoor (próximos a shoppings, onde o público alvo a ser atingido tem alto índice de frequência e também em avenidas) VT Mídia Impressa (Revistas as quais o consumidor possui maior identificação) Anúncio de YouTube (ligando o anúncio ao hotsite) Implementar o atual site da OMO, criar um hotsite da campanha para dar maior enfoque na formulação do novo conceito da marca. Como o público alvo está sempre conectado as redes sociais, será desenvolvido a divulgação das demais mídias na atual fanpage da marca.

OMO ROTEIRO Pessoas chegando a um campo de futebol, todos de branco. Todas as idades, sexo ou cor participam contando que estejam vestidos de branco o máximo possível. O grupo é divido em dois times e baldes com bexigas são posicionados no campo, o apito soa e a brincadeira começa. As bexigas estão cheias de tinta colorida e cada pessoa que é atingida por uma logo se suja. A brincadeira se estende ate um dos lados ficarem sem “munição”, ganha o time que estiver mais sujo. O vídeo tem como ideia passar a mensagem de que se sujar faz bem sempre, e que indiferente da idade as pessoas tem o direito de serem felizes como criança.