2° Ano Ensino Médio O Pequeno Príncipe Professora Alba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
O Pequeno Príncipe Algumas considerações
Colégio Elisa Andreoli
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Pedagogia da pesquisa-ação
ARTE E A MÚSICA.
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Jardim de Infância Dr Luiz Silveira Professora: Dalva Projeto: O Mundo Encantado Detonador: Visita a biblioteca.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR UM PROGRAMA QUE ESTIMULA AS HABILIDADES DE PENSAMENTO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SER CUIDADOSO, CRÍTICO, CRIATIVO NA ARTE DE PENSAR.
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
Projeto Interdisciplinar
O PRINCIPEZINHO Antoine de Saint-Exupéry.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A Arte na Literatura de Cordel
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Aprendendo com os Animais
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Área de Ciências da Natureza
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

2° Ano Ensino Médio O Pequeno Príncipe Professora Alba

Justificativa

A obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Sant-Exupéry, não é um livro para crianças, traz a mensagem da infância, a mensagem da criança para o adulto.

É oportuna para todas as fases da vida humana, uma vez que trabalha temas de cunho social, psicológico e emocional, de forma aparentemente simples, porém de uma complexidade, que muitos adultos não têm maturidade psicológica para compreende.

Temos a certeza de que se trata de um livro – e urgentíssimo - para adultos. O Pequeno Príncipe é uma fábula, ou se preferirmos uma parábola, cheia de beleza, encanto e sobretudo sabedoria, podendo ser trabalhada por professores de diversas disciplina, pois traz elementos universais.

Objetivos

Objetivos Gerais Tratar temáticas como:

Amizade

Responsabilidade

Respeito e Tolerância

Percepção do Espaço

Psicologia

Mecanismos de Fuga e Drogas

Diversidade Cultural

Afetividade e Sexo

Transcendência e Sentido

Objetivos Específicos Os objetivos específicos se encarregarão de esquadrinhar toda a obra, a fim de que possamos extrair das entre linhas um sentido que faça sentido para a realidade dos alunos.

Procuraremos também identificar elementos que dizem respeito aos diversos componentes curriculares trabalhados no ensino médio.

Vejamos:

1. Observar na Introdução:

* Quando o principezinho se despede da rosa e inicia sua viagem;

* A chegada ao planeta Terra e o “encontro” com o piloto.

2. Analisar os caracteres Humanos e o que pode ser discutido a partir destes:

* O Rei ( poder, autoridade, arrogância, orgulho, relação pais e filhos / professores e alunos);

*O Vaidoso ( mídia, beleza, egolatria, sexo);

*O bêbado ( mecanismos de fuga da realidade, drogas, medo);

*O Homem de negócio ( tempo, trabalho, uso do tempo, dinheiro, profissão, escolha da profissão, lazer, egoísmo, solidariedade);

*O Acendedor de Lampião ( observância de regras e leis, flexibilidade, inflexibilidade, tédio, rotina);

*O Geógrafo ( arrogância, hipocrisia, preguiça, valoração, o relativismo das importâncias, transitoriedade, transformações, mudanças, morte);

*A Rosa ( amor, raiva, ciúmes, cuidado, amizade);

*A Raposa ( amizade, troca, aprendizado, confiança, companheirismo);

*O Aviador ( relação pais e filhos, amizade, cuidado, autoconhecimento, medo, ansiedade, reflexão, amadurecimento psicológico, aprendizado).

3. Identificar elementos que dizem respeito aos componentes curriculares do ensino médio:

* Filosofia (interpretação do sentido de frases e diálogos);

* Português ( vocabulário, semântica, interpretação);

* Arte ( desenhos, formas, cores, tamanhos);

* Matemática ( referências quantitativa, formas geométricas);

* Geografia ( referências a espaço, organização social);

*História ( referências a tempo, organização social);

* Biologia, Química e Física ( aspectos naturais dos ambientes descritos).

4. Concluir da conclusão

Afinal, quem é o Pequeno Príncipe. Um ser de outro planeta Afinal, quem é o Pequeno Príncipe? Um ser de outro planeta? Apenas uma criança perdida, esquecida e cansada? Efeito da imaginação de um homem que conversa consigo mesmo (com a criança criativa e espirituosa que um dia ele foi...) em momentos de profunda reflexão?

O que representou afinal, a morte do Pequeno Príncipe O que representou afinal, a morte do Pequeno Príncipe? O despertar de um homem para uma nova perspectiva de vida? A morte de uma frágil criança picada por uma serpente? O retorno de um extraterrestre pera seu planeta de origem?

Metodologia

Análise e preenchimento de questionários, que previamente foram elaborados pelo professor (a) responsável;

Construção de poemas e prosas, sobre temas que apresentem uma relação com a obra;

Confecção de maquetes, dos planetas visitados pelo principezinho, assim como dos ambientes do planeta terra referenciados pela obra;

Apresentações artísticas e culturais, como dramatizações e musicais, produzidos pelos alunos.

Resultados Esperados Esperamos com a realização deste projeto, que os alunos participantes atinjam um nível de maturidade razoável com relação a obra em questão, que produzam um conteúdo satisfatório e apresentem um material que transmita beleza, criticidade e criatividade.