POP 22.062 Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Advertisements

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGENS
APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Funcionalidades.
Como adquirir seu Certificado
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Este treinamento foi desenvolvido para facilitar a sua ‘Programação de Férias’, com total segurança e privacidade das informações, através do RH Auto -
Gerenciamento de Controle de Combustível
Cadastro de Cartão Posto de Combustível.
PARCERIA.
Praça João Lisboa NP – Norma de Serviços Técnicos GERP Junho / 2011.
Consignado Privado Função – Módulo III Refinanciamento.
NP Financiamento de Padrão Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
POP Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor Área de Relacionamento com Parceiros Janeiro / 2012.
NP Religação de Unidade Consumidora
NP Parcelamento de Débitos GERP
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados
POP Solicitação de Ligação Provisória
Praça João Lisboa POP SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS PARA BAIXA TENSÃO ATENDIMENTO GERP Junho / 2011.
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
POP Abertura de MS 251 (Pedido de Poda de Árvore) Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
Consignado Privado Função – Módulo II.
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
Cadastramento Proposta Nova
POP Ressarcimento de Danos por Abalroamento de Poste GERP
Soluções de automação eficientes.
Resposta penhora Online
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
Passo a passo para a sua adesão ao Incentivo É Contigo 2013
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
Praça João Lisboa Tratamento da MS 007- Informações Ressarcimento de Danos (Lucro Cessante / Morte de Animal) GERP Junho / 2011.
Conheça as novas ferramentas da área de Gestão de Conhecimento!
SUPERINTENDÊNCIA DE ARRECADAÇÃO E INFORMAÇÕES FISCAIS
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Manual Protheus 11.
Seja bem-vindo!. SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico Cadastro.
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
Seja bem-vindo à TeleCheque®.
SACADO CobCaixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Usuários Sacados Grupos de Sacados Títulos Relatórios Relatório.
Como adquirir seu Certificado
Cadastro de Contas a Pagar
Financeiro – Contas a Receber
Entrada de Produtos por arquivo XML
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Introdução/Pesquisar/Alterar Etapa1 Vamos começar o acompanhamento do módulo pelo menu "Acesso Rápido"-> Atendimento. Clique no icone "Atendimento".
Financeiro – Controle de Cheque
Conciliação Bancária.
Financeiro – Controle de Cheque IdentificaçãoFIN_015 Data Revisão09/10/2013.
Compras - Saída do Estoque (Correção) 1 IdentificaçãoCOM_012 Data Revisão15/10/2013.
SACADO Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Início Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios Relatório de.
Financeiro - Cadastro de Contas a Pagar
POP Pedido de Ligação Nova Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
POP Parcelamento de Débitos GERP
Oportunidades Banco Brasil MÓDULOS DE TREINAMENTO PORTAL MAIS BB 1 1.
Praça João Lisboa POP Abertura da OS de Miscelânea de Denúncia de Fraude de Energia - MS 206 Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho.
Praça João Lisboa POP (Solicitação e Tratamento dos Registros de Problema com Medidor) Outubro / 2011.
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Contabilidade e Finanças – DCF/PROPLAN.
Ressarcimento.  A partir de hoje o SAC tem como meta a redução de pagamentos via depósito bancário.  Em casos de reclamações “Procedentes”: O Sac NÃO.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Financeiro - Análise Financeira
Financeiro - Controle de Cheque. Objetivo Cadastrar os cheques recebidos pela empresa; Realizar os depósitos dos cheques; Cadastrar as situações dos cheques.
Cartão de compras Governo do Estado de São Paulo Manual do portador Setembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

POP 22.062 Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011

AGENDA POP 22.062 - Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura Definições e Referências Descrição das Atividades Procedimento no Sistema Comercial CS Registro da solicitação p/ devolução via crédito ou via ordem de pagamento Registro da solicitação para devolução via depósito em conta-corrente (OS: DV DUP) Anexar documentos a OS

POP 22.062 - Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura O POP 22.062 - Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura tem por finalidade estabelecer procedimento para o registro de solicitação de devolução de valor nos casos de duplicidade no pagamento de fatura, quando houver solicitação específica do consumidor. Este procedimento aplica-se a todos os atendentes das Agências e Postos de Atendimento, aos Operadores da Central de Atendimento 116, aos analistas da Área de Suporte da Gerencia de Relacionamento com o Cliente, aos analistas da Área de Cadastro da Gerencia de Gestão Comercial, e aos analistas e gestores da Área Financeira e de Arrecadação da Gerencia de Arrecadação e Finanças. As responsabilidades dos Atendentes dos Postos e Agências: Prestar informações ao cliente, sempre que solicitado, sobre ‘duplicidade no pagamento de faturas’, esclarecendo que a devolução do valor pago indevidamente é feita automaticamente pelo sistema comercial da CEMAR por meio de desconto na fatura subsequente à constatação. Havendo solicitação específica do cliente para que a devolução seja em espécie, prestar esclarecimento de que a devolução em espécie é feita via depósito em conta-corrente.Quando o cliente não possuir conta-corrente, procede com a solicitação para pagamento via ordem de pagamento.

POP 22.062 - Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura As responsabilidades dos Operadores da Central de Atendimento 116: Prestar informações ao cliente, sempre que solicitado, sobre ‘duplicidade no pagamento de faturas’, esclarecendo que a devolução do valor pago indevidamente é feita automaticamente pelo sistema comercial da CEMAR por meio de desconto na fatura subsequente à constatação. Havendo solicitação específica do cliente para o recebimento do valor em espécie, procede com as orientações necessárias e o encaminha a uma agência de atendimento. %

POP 22.062 - Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura As responsabilidades dos Analistas da Área de Suporte da Gerência de Relacionamento com o Cliente: Para os casos de devolução via conta-corrente: Visualiza e trata a OS: DV DUP – Devoluções Diversas; Gera lançamento no SAP; Imprime a ‘ordem de pagamento’ e entrega ao gestor da Área de Arrecadação. Comunica ao cliente sobre a providência adotada; Para os casos de devolução via ordem de pagamento: Visualiza e trata a OS: MS 121 – Conta paga em duplicidade, e analisa a solicitação; Gera lançamento no SAP e a ‘autorização para liberação de crédito no Banco do Brasil’; Preenche e imprime a ‘Ordem de Pagamento’ e a ‘Autorização de Crédito no Banco do Brasil’ e entrega ao gestor da Área de Arrecadação; Comunica o cliente sobre a providência adotada; Para os casos de devolução via crédito em conta na situação AB: Visualiza e despacha a OS: MS 121 - Conta paga em duplicidade para a Área de Cadastro.

POP 22.062 - Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura As responsabilidades do Gestor da Área de Arrecadação: Faz a aprovação do pagamento no SAP; Recebe e assina a ordem de pagamento / autorização crédito no Banco do Brasil e encaminha para a Área Financeira; As responsabilidades do Analista da Área Financeira: Providencia o depósito do valor pago em duplicidade na conta corrente informada pelo cliente, ou o encaminhamento ao Banco do Brasil da ordem de pagamento; As responsabilidades do Analista da Área de Cadastro da Gerência de Gestão Comercial: Visualiza a OS: MS 121 – Conta paga em duplicidade, na situação DE (despachada), e providencia o refaturamento da fatura indicada para inclusão do ‘crédito’ referente ao pagamento em duplicidade;

Definições e Referências Conta Contábil Local onde serão lançados os valores de cobrança e/ou devolução aos clientes, para realização do encontro de Contas Contábeis da Companhia. Ordem de Pagamento Qualquer documento escritural em que uma pessoa autoriza outra a receber pagamento de uma terceira. Nesse contexto, as ordens de pagamento mais comuns são o próprio papel moeda e o cheque. 3. SAP É um software de Gestão Empresarial, cujo significado da sigla é uma abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, no idioma alemão, que quer dizer, em português Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados Referências: Resolução ANEEL nº 414/2010 de 09 de Setembro de 2010 (Art. 112). - NP. 22. 022 - Devolução por duplicidade no pagamento de fatura.

Descrição das Atividades O Pagamento em Duplicidade ocorre quando o cliente efetua o pagamento de uma mesma fatura duas vezes, ou seja, em duplicidade. O Sistema Comercial da CEMAR – CS, já esta parametrizado para constatar automaticamente a ocorrência de pagamentos em duplicidade. Assim, constatada a duplicidade no pagamento de faturas, a devolução do valor pago indevidamente é efetuada ao consumidor, por meio de desconto na fatura subsequente à constatação. Nos casos em que o valor a compensar seja superior ao valor da fatura, o crédito remanescente é compensado nos ciclos de faturamento subsequentes. O serviço de devolução em espécie por duplicidade no pagamento de fatura só deve ser registrado se já existir no sistema comercial CS, nos Débitos / Créditos, lançamento ‘DUPLIC.DE RECEBIMENTO’ na situação LF (lançamento futuro) e solicitação específica por parte do cliente.

Descrição das Atividades d) Somente o titular da fatura de energia elétrica pode solicitar o serviço de devolução por duplicidade no pagamento de fatura, sendo obrigatória a apresentação da seguinte documentação: Pessoa Física: RG ou outro documento com foto; CPF; Cartão da conta bancária, quando for o caso; Pessoa Jurídica: Contrato (ou Estatuto) Social; Registro de CNPJ; CPF e RG do Sócio solicitante; Procuração; Cartão bancário da empresa ou do sócio solicitante, conforme o caso.

Descrição das Atividades e) O serviço deve ser registrado considerando a forma da devolução do valor pago em duplicidade, conforme segue: Via crédito em fatura em aberto: registra o serviço através da OS: MS 121 - Conta paga em duplicidade; Via depósito em conta-corrente: registra o serviço através da OS: DV DUP – Devoluções Diversas. O titular da conta-corrente deve ser obrigatoriamente o titular da conta de energia elétrica. Via ordem de pagamento: registra o serviço através da OS: MS 121 - Conta paga em duplicidade. Esta opção só deve ser utilizada após confirmação junto ao cliente e ficar constatado que ele de fato não possui conta-corrente. f) Para os casos de devolução via depósito em conta-corrente ou via ordem de pagamento, é obrigatória a anexação da documentação apresentada à ordem de serviço (OS) correspondente.

Descrição das Atividades Antes de registrar o serviço, deve ser observada a relação entre a data em que o serviço está sendo solicitado e a data de leitura do próximo faturamento. Caso a diferença entre as datas seja inferior ou igual a 3 (três) dias, informar ao cliente que a devolução será realizada na forma de ‘crédito’ na conta que está em processo de faturamento, e registrar apenas a OS de informação IF: 89 – Informação sobre duplicidade de pagamento. Para todos os casos em que, após prestar as informações ao cliente, e certificado com o mesmo que não haja mais a necessidade da abertura do serviço para recebimento do valor em espécie, registrar apenas a OS de informação IF: 89 – Informação sobre duplicidade de pagamento. As datas de pagamento, praticados pela CEMAR são: 8, 11, 17, 23 e 30 de cada mês e a CEMAR tem até 5 (cinco) dias úteis para tratar a solicitação.Sendo assim vejamos este exemplo: Cliente solicitou serviço dia 09/02/2011; A CEMAR tem até o dia 16/02/2011 para concluir este serviço; Assim, considerando relação data fim para tratamento da solicitação (16/02/2011) x data de pagamento CEMAR mais próxima, o pagamento do valor será feito dia 17/02/2011.

Procedimento no Sistema Comercial CS Identificar se o sistema comercial CS já detectou a duplicidade de pagamento Acesse o Sistema Comercial CS na página principal do atendimento, e digite o código da unidade consumidora para a qual está sendo solicitada a Devolução de Pagamento. Clicar na opção Quadro Resumo.

Procedimento no Sistema Comercial CS Identificar se o sistema comercial CS já detectou a duplicidade de pagamento b) Na tela seguinte, verificar no quadro “Débitos/Créditos” se o valor e a referência da conta reclamada estão como crédito para devolução.

Procedimento no Sistema Comercial CS Identificar se o sistema comercial CS já detectou a duplicidade de pagamento c) Para ver o detalhe da devolução, basta selecionar o campo do quadro ‘Débito / Crédito’ e clicar no botão ‘zoom’:

Procedimento no Sistema Comercial CS Identificar se o sistema comercial CS já detectou a duplicidade de pagamento Nota 01: Caso não conste nenhum lançamento no campo ‘Débito / Crédito’ referente à ‘Duplic. de Recebimento’, significa que não foi detectado nenhum pagamento em duplicidade, neste caso, o cliente terá que apresentar obrigatoriamente os dois comprovantes de pagamento referente a mesma fatura. Para estes casos, é necessário digitalizar os dois comprovantes e gerar a solicitação via OS: MS 121 - Conta paga em duplicidade.

Procedimento no Sistema Comercial CS Identificar se o sistema comercial CS já detectou a duplicidade de pagamento d) É importante observar a situação do lançamento, é essa informação que determina o registro ou não do serviço: Situação LF – Lançamento Futuro: significa que a duplicidade do pagamento já foi detectada e esta aguardando o próximo faturamento para ser devolvido automaticamente. Neste caso, a solicitação da devolução pode ser registrada normalmente (OS: DV DUP ou MS 121); Situação TE – Tratado no espelho: significa que a duplicidade do pagamento já foi detectada e será devolvido automaticamente via crédito na fatura que já está em processo de faturamento. Neste caso, a solicitação de devolução não deve ser registrada. Informar o cliente que a devolução será feita na fatura de energia. Situação TR – Tratado: não solicitar a devolução, pois o valor já foi creditado em alguma fatura, e esta fatura ainda não foi paga. Deve apenas ser identificado em qual fatura ocorreu à devolução e informar ao cliente.

Procedimento no Sistema Comercial CS Identificar se o sistema comercial CS já detectou a duplicidade de pagamento d) É importante observar a situação do lançamento, é essa informação que determina o registro ou não do serviço: Situação AR – Arrecadado: não solicitar a devolução, pois o valor o valor já foi devolvido em alguma fatura, e que já foi paga. Deve ser verificado apenas em qual fatura foi feito a devolução e informado aos ao cliente. Situação RC: significa que já existe uma solicitação de devolução registrada através da OS: DV DUP, neste caso, apenas verificar o andamento da solicitação.

Registro da solicitação para devolução via crédito em fatura AB ou via ordem de pagamento (OS: MS 121). a) O sistema mostrará automaticamente o número de protocolo que deve ser informado ao cliente em todas as solicitações feitas pelo consumidor e depois clique em ‘OK’.

Registro da solicitação para devolução via crédito em fatura AB ou via ordem de pagamento (OS: MS 121). b) Acesse o Sistema Comercial - CS, Gestão de Serviço, aplicação ‘F5GATDT0 - Módulo de Pesquisa’ e informe a Unidade Consumidora através do código da UC. Em seguida, clique no botão ‘Serviços’.

Registro da solicitação para devolução via crédito em fatura AB ou via ordem de pagamento (OS: MS 121). c) Na Aba ‘Serviços Gerais’, clique no botão ‘Miscelânea’.

Registro da solicitação para devolução via crédito em fatura AB ou via ordem de pagamento (OS: MS 121). d) Inclua os dados do cliente que solicita a MS 121, atualizando o ponto de referência e clique em ‘Ok’.

Registro da solicitação para devolução via crédito em fatura AB ou via ordem de pagamento (OS: MS 121). Em seguida, informa os dados abaixo e clique em ‘Confirma’: Tipo de Serviço: MS 121 - Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura por conta Paga em Duplicidade; Prestador de Serviço: EG 999 0004 01; Obs. Atendente: Para devolução via crédito em fatura AB: informar valor e fatura paga em duplicidade bem como a fatura na qual o cliente deseja receber o crédito, além dos dados do solicitante. Não é necessário anexar documentação. Para devolução via ordem de pagamento: informar valor e fatura paga em duplicidade, dados do solicitante. Neste caso, é obrigatória a anexação da documentação apresentada a OS.

Registro da solicitação para devolução via crédito em fatura AB ou via ordem de pagamento (OS: MS 121). Em seguida, informa os dados abaixo e clique em ‘Confirma’: Tipo de Serviço: MS 121 - Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura por conta Paga em Duplicidade; Prestador de Serviço: EG 999 0004 01; Obs. Atendente:

Registro da solicitação para devolução via crédito em fatura AB ou via ordem de pagamento (OS: MS 121). f) O serviço será direcionado para a área responsável e após a escolha da área clique em ‘confirma’.

Registro da solicitação para devolução via depósito em conta-corrente (OS: DV DUP). Acesse o sistema comercial CS, Gestão de Serviço, aplicação ‘F5GATDT0 – Módulo de Pesquisa’ e informe a Unidade Consumidora através do código de UC. Em seguida, clique no botão ‘Serviços’.

Registro da solicitação para devolução via depósito em conta-corrente (OS: DV DUP). 2. Na Aba ‘Outros’, clicar no botão ‘Devolução de Duplicidade’:

Registro da solicitação para devolução via depósito em conta-corrente (OS: DV DUP). 3. Na tela seguinte, incluir os dados do cliente que solicitou a devolução de pagamento, atualizando o ponto de referência e clicar em ‘Ok’.

Registro da solicitação para devolução via depósito em conta-corrente (OS: DV DUP). 4. Em seguida, no campo dos ‘Dados da Devolução’ marcar o quadro ao lado da indicação de ‘Duplicidade de recebimento’, informar os dados abaixo e clicar em ‘Confirma’.

Registro da solicitação para devolução via depósito em conta-corrente (OS: DV DUP). Devolução: preencher este campo com a data em que será realizada a devolução, considerando a seguinte regra: Exemplo: Cliente solicitou serviço dia 09/02/2011 A CEMAR tem até 5 (cinco) dias úteis para tratar a solicitação, ou seja, neste exemplo a CEMAR tem até o dia 16/02/2011 para concluir este serviço; As datas de pagamento, praticados pela CEMAR são: 8, 11, 17, 23 e 30 de cada mês. Assim, considerando relação data fim para tratamento da solicitação (16/02/2011) x data de pagamento CEMAR mais próxima, o pagamento do valor será feito dia 17/02/2011. Nota 02: Nos casos em que o dia de pagamento adotado pela CEMAR cair num sábado, domingo ou feriado, o pagamento é realizado no primeiro dia útil subsequente.

Registro da solicitação para devolução via depósito em conta-corrente (OS: DV DUP). Grau de Relacionamento: será sempre ‘TITULAR’, ‘SOCIO’ ou ‘PROCURADOR” quando se tratar de pessoa jurídica, conforme o caso. CPF/CNPJ: informa o número do CPF do titular ou CNPJ da empresa; Banco: aciona a lista de valores e seleciona o banco; Agência: informa a agência; Conta corrente: informa o número da conta-corrente sem o dígito (o dígito deve ser informado no quadro seguinte)

Registro da solicitação para devolução via depósito em conta-corrente (OS: DV DUP). 5. Depois clicar no botão ‘confirma’ para direcionar para área responsável por tratar o serviço.

Anexar documentos a OS a) Acesse o Sistema Comercial - UECOM, Gestão de Serviço, aplicação ‘F5GATDT0 - Módulo de Pesquisa’ e informe a Unidade Consumidora através do código da UC. Logo depois, clique no botão ‘SS’.

Anexar documentos a OS b) Em seguida localize a ordem de serviço e clique no aplicativo ‘anexa arquivos a uma SS/OS’ na funcionalidade da ‘SS’. Nota 03: Antes de anexa transforme o documento para o formato PDF.

Anexar documentos a OS c) O sistema mostrará a tela a seguir, clique ‘Tipo de Arquivo’ para anexa a documentação.

Anexar documentos a OS d) Utilizando a barra de rolagem procure o tipo de arquivo ‘PDF’ e clique em ‘OK’.

Anexar documentos a OS e) Clique em ‘Arquivo’ e sistema abrirá a pasta meus ‘documentos’ procure a documentação a ser anexada.

Anexar documentos a OS Depois de localizada a documentação clique no aplicativo ‘Anexar Arquivo’. No campo ‘Novos arquivos para item’ o sistema mostrará a tela abaixo. Este procedimento pode ser adotado tanto para a OS: DV DUP, quanto para a OS: MS 121.

0800 286 0196 MUITO OBRIGADO (A)! Atendimento ao cliente Gerência de Parceiros, Segurança e Meio Ambiente. Área Executiva de Relacionamento com Parceiros. Home: www.cemar116.com.br/falaparceiro E-mail: fala.parceiro@cemar-ma.com.br Atendimento ao cliente 0800 286 0196 www.cemar-ma.com.br