Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Diante a Era Tecnológica.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
um desafio contemporâneo
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Funções e Atribuições do Diretor
Escolhendo o nosso Futuro
REDE DE ENSINO ESTADUAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
RESPONSABILIDADES ATUAIS DO DIRETOR E COORDENADOR NA DINÂMICA ESCOLAR
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Construindo a cultura educacional inclusiva
PEI – Programa Educacional Individualizado
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Docência universitária: repensando a aula
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Para começo de conversa O que vocês entendem por Educação Inclusiva na EJA?
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI “ESCOLA INCLUSIVA – UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO” CURSO “CUIDAR E EDUCAR: PAPEL DE QUEM?”

PAUTA: Apresentação; Dinâmica do barbante; Escola Inclusiva; Vídeo: Inclui; Um olhar para a família; Avaliação.

ESCOLA INCLUSIVA Movimento da Escola: Exigência de educar todos os alunos na mesma escola. Reforma do conjunto do Sistema Educacional. Compromisso: garantir qualidade para todos e realizar as transformações necessárias.

CONDIÇÕES PARA INCLUSÃO

1-Transformação do Currículo Aberto a diversidade. Todos devem aprender quem são os outros e que deve ter sensibilidade para respeitar as diferenças.

2- Modificação da Cultura e da Organização: Valores. Normas. Modelos de Aprendizagem. Atitudes. Relações interpessoais. Expectativas Mútuas. Participação de Pais.

3- Compromisso com a Mudança: Deve partir de sua própria cultura. É possível nas condições reais da escola. Mudanças duradouras Gera tensão.

Que entendemos por escolas inclusivas? Aquela na qual o ensino e a aprendizagem, as atividades e o bem-estar de todos os educandos são considerados igualmente importantes. Todos são reconhecidos em sua individualidade e apoiados na sua aprendizagem. É necessário que o princípio da inclusão permeie todos os âmbitos da vida escolar.

Condições que favoreçam a inclusão escolar Utilizar as práticas e os conhecimentos usuais como pontos de partida para o aperfeiçoamento educacional. Contemplar as diferenças como oportunidades de aprendizagem e não como problemas a solucionar. Analisar os obstáculos que se antepõem à participação dos alunos.

Cultura Escolar Inclusiva Inclui os vínculos estabelecidos na instituição escolar, as normas que afetam a comunidade escolar, os processos de ensino e aprendizagem, os sistemas de comunicação e o tipo de colaboração entre os membros da escola e o grupo da sala de aula.

Quando os membros de uma escola conseguem avançar na direção de práticas mais inclusivas, esses progressos costumam ter uma influência geral na maneira como são percebidos e na forma de valorização do trabalho.

Parceria com a família Expectativas X Realidade; Sentimentos conflitantes; Dinâmica familiar; Parceria com a família real e não a ideal;