ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Tático Profa. Marta Valentim Marília 2008
Advertisements

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Sistema de Informação Gerencial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
ad – direção para, tendência para;
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Processo Administrativo
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Logística Interna.
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Apresentação da disciplina
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Eficiência, Eficácia e Produtividade
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Conceitos e Perfil do Profissional
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
1.Introdução à Administração
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Controladoria Aula 6 Profª Karine R. de Souza ..
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Funções Administrativas
Planejamento e projetos sociais:
Organização Empresarial
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
COMUNICAÇÃO GERENCIAL
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Lavratti.com Slide 1/6 Teoria Geral da Administração Administração Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa.
Teoria Geral da Administração
Planejamento Estratégico
Planejamento Operacional da Produção
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
Capítulo 1 A administração hoje.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização Quadro Ambiental Planejamento Estratégico dos Sistemas de Informações Fatores Críticos.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Processos Administrativos Aula 1
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
Planejamento e Estratégia
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
TGA Profº Wagner Tadeu Aula 1. EMENTA Conceituação básica sobre organização e Administração; A evolução do conhecimento administrativo: teoria Neoclássica,
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL Competências

Competências 1. Mapear e propor melhorias nos processos da organização, buscando otimizar os recursos disponíveis; 2. Projetar uma estrutura organizacional que permite o desenvolvimento e crescimento de uma organização empresarial - verticalizada e horizontalizada; vantagens e desvantagens de cada uma; 3. Planejamento Empresarial (Estratégico, Tático e Operacional); níveis de uso das informações - determinar as ações táticas e operacionais necessárias para a realização do planejamento estratégico que permita o desenvolvimento da organização; 4. Sistemas de informação: conceitos e fundamentos - teoria geral dos sistemas; implementar um processo de sistema de informação empresarial, que vise otimizar o fluxo das informações disponíveis na organização; abordagem dos Recursos Humanos, Financeiros, Tecnológicos e Materiais;

7. Tipos, Conceitos e Aplicações de Organogramas e Fluxogramas; 5. Analisar a competitividade da empresa projetando o ciclo de vida dos produtos da organização; Análise de portfólio, desenvolvimento de produto e matriz de produto; 6. Software Visio; 7. Tipos, Conceitos e Aplicações de Organogramas e Fluxogramas; 8. Ferramenta da qualidade 5W’s e 2H’s; 9. Indicadores de desempenhos; 10. Análise das 5 forças de Porter; 11. Vantagem competitiva das empresas; 12. Matriz BCG; 13. Teoria da cauda longa.

Formas de Avaliação discussão em grupo/estudos de casos; avaliações individuais com e sem consultas; reconstrução; resultado da construção de competências. ** bônus: assiduidade artigos

Bibliografia CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007. FARIAS, A. Nogueira de., O & M - Estrutura de Sistemas. 7ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2006. TORRES, Norberto A. Competitividade empresarial com a tecnologia de informação. São Paulo: Makron Books, 1995. CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993. BIO, Sérgio Rodrigues. Sistemas de Informação um enfoque gerencial. São Paulo Atlas, 1985.

Informações Importantes Aulas: QUARTAS Horários: 19 horas – 22 horas Intervalos: 20h40 faltas: a) justificativas - verificar manual do aluno; b) reprovação por falta não tem direito à pendência; c) toda justificativa é feita junto a secretaria acadêmica.

e-mail: profjomarto@yahoo.com.br Contatos Profª Josileni e-mail: profjomarto@yahoo.com.br * resultados das avaliações (competências vistas), faltas, arquivos e informativos.

Níveis Administrativos Classificam-se em Estratégico, Tático e Operacional. Estratégico: alta administração - determina os objetivos de longo prazo; Tático: média administração - coordena e decide que produtos ou serviços serão produzidos; Operacional: supervisão - coordena a execução das tarefas de todo o pessoal operacional.

Habilidades do Gestor Classificam-se em 03: Habilidade Técnica Habilidade Humana Habilidade Conceitual Habilidade Técnica: são conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas;

Habilidade Humana: capacidade de comunicar-se, habilidade para trabalhar bem com pessoas, tanto individualmente como em grupo; compreender suas atitudes, motivações. Habilidade Conceitual: compreender a organização global e o comportamento das pessoas dentro dela; o gestor deve se preocupar com os objetivos da organização como um todo e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo.

Eficiência x Eficácia Objetivos são resultados esperados, ou fins que as organizações ou sistemas procuram atingir por meio do emprego dos recursos. Um sistema ou organização que consegue realizar seus objetivos é EFICAZ. Entre duas organizações ou sistemas, ou entre dois momentos do mesmo sistema ou organização, é mais EFICIENTE o sistema ou organização que realiza o mesmo objetivo com uma menor quantidade de recursos.

Eficácia é a capacidade de realizar objetivos Eficácia é a capacidade de realizar objetivos. Ela se apresenta quando as metas foram alcançadas, ou seja, fazer as coisas certas. Eficiência é a capacidade de utilizar produtivamente os recursos. É uma parte vital da administração - fazer as coisas da maneira correta. Desta forma, a EFICIÊNCIA se refere aos MEIOS, enquanto a EFICÁCIA aos FINS.