A POLÍTICA E A ÉTICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Considerações sobre grupos vulneráveis e temáticas especiais
Prof. Denis Coitinho Silveira (URI/CEBRAP)
Educação Permanente como estratégia de gestão
Caminhos para Análise de Políticas de Saúde. Ruben Araujo Mattos
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Ciência, Risco e Participação: Modelos Institucionais
Intervenção Social nos
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Pedagogia da Pesquisa-Ação
Michel Foucault ( ).
Sumário: Desafios e horizontes da Filosofia: 1- A Filosofia e os Outros Saberes: 1.1- Realidade e Verdade – A plurivocidade da verdade. 2 Anos de Filosofia:
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Teoria da Contingência
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Ética e Bioética. Indicadores de qualidade em Terapia Intensiva
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, O QUE A TV TEM COM ISSO?
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Sou o que sou pelo que nós somos
Escola Comum e Inclusão
UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Perspectivação Económico-Ética da Educação
A ética utilitarista de Stuart Mill
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
O que é ensinar história?
Bruno Latour Jamais Fomos Modernos Ensaio de Antropologia Simétrica
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
OS SABERES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Lucineide Barros Medeiros (UESPI;ISEAF)
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Reunião com as Associações Profissionais de Professores e Associações ou Sociedades Científicas Caparide, 13 de Dezembro de 2007.
João Arriscado Nunes CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS – LABORATÓRIO ASSOCIADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Universidade Federal de Uberlândia
Propaganda de Medicamentos- Aspectos Éticos Edvaldo Dias Carvalho Junior Universidade de Brasília UniCEUB.
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS Laboratório associado BIOSENSE: iniciativas colaborativas para aproximar as ciências da vida e as ciências sociais.
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
João Arriscado Nunes CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS – LABORATÓRIO ASSOCIADO
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Conceitos e tendências
Espaço Cultural de cruzamento de várias disciplinas artísticas ( teatro, artes plásticas, fotografia, entre outros). Teatro Trabalhos site-specific sobre.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
Ética.
A Política Nacional de Humanização
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
SOCIEDADE CIVIL, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

A POLÍTICA E A ÉTICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO João Arriscado Nunes CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS – LABORATÓRIO ASSOCIADO FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA jan@ces.uc.pt

De que falamos quando falamos de conhecimento? Conhecimento e indagação (J. Dewey) A diversidade de modos de conhecimento Conhecimentos objetivados e conhecimentos incorporados A especificidade do conhecimento científico e técnico

De que falamos quando falamos de construção de conhecimento? Construir é elaborar algo que não existia antes a partir de elementos heterogéneos, e que é mais do que a soma desses elementos (P. Taylor) Uma construção pode ser sólida ou frágil, robusta ou vulnerável Um enunciado ou objeto de conhecimento pode ser bem ou mal construído, em função dos critérios a partir do qual é avaliado, mas é sempre construído (B. Latour)

De que falamos quando falamos de política na construção do conhecimento? Quem produz conhecimento, como, para quem, para quê? Conhecimento, verdade e regimes de verdade (M. Foucault) A curiosidade, a utilidade e a valorização económica como critérios de avaliação do conhecimento científico

De que falamos quando falamos de política na construção do conhecimento? Todo o conhecimento é situado, toda a perspectiva é parcial, ou porque não é possível um “olhar de parte alguma” (D. Haraway) Os dispositivos e as disposições na construção de conhecimento A construção do conhecimento como política ontológica (A. Mol) Monocultura ou ecologias de saberes (B. S. Santos)?

De que falamos quando falamos de ética na construção de conhecimento? A ética como indagação sobre a moral e como abordagem normativa (J. Dewey) A ética como domínio especializado (p. ex., bioética) A ética como “trabalho sobre si” (M. Foucault) A ética como vocabulário: a subsunção no “ético” do político, do moral, do social, do económico ou do cultural

Os novos “planaltos éticos” são “planaltos políticos”... “horizontes de problemas éticos colocados pela intersecção de várias tecnologias, as suas formatações institucionais, e os seus desenvolvimentos através de mercados e outros mecanismos” (M. J. Fischer, 2003)

As especificidades da construção do conhecimento em saúde Pesquisa sobre/com/dirigida a sujeitos humanos O sofrimento humano (experiências, causas, condições, prevenção, mitigação, eliminação) A indissociabilidade do conhecimento e das suas implicações normativas

A pesquisa em saúde como modelo para a pesquisa com sujeitos humanos O princípio do “no harm” O consentimento informado As abordagens “evidence-based” como padrão de construção de conhecimento rigoroso

As respostas institucionais aos problemas políticos/éticos da construção de conhecimento - Comissões de ética - Institutional Review Boards (IRBs) A tendencial redução dos problemas políticos a problemas éticos

As lições da Antropologia Médica A construção de conhecimento como escuta e registo colaborativo de experiências e trajectórias de vulnerabilidade e de sofrimento A exigência de visibilidade e o trabalho da subjectividade na confluência de processos e de acções (J. Biehl, 2005, 2007) A pesquisa e a solidariedade pragmática (P. Farmer, 2005, 2010)

12